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14 de janeiro de 2022

Livro De Apocalipse - Teologia 35.32 A Profecia de Paulo (2 Tessalonicenses 2:1-11)

Livro De Apocalipse - Teologia 35.32

 

A Profecia de Paulo (2 Tessalonicenses 2:1-11)

 

Vamos investigar em outra mensagem profética – desta vez, a de Paulo – e ver como ela concorda com essa profecias que temos discutido. “Irmãos, no que diz respeito à vinda de nosso Senhor Jesus Cristo e à nossa reunião com ele, nós vos exortamos a que não vos demovais da vossa mente, com facilidade, nem vos perturbeis, quer por espírito, quer por palavra, quer por epístola, como se procedesse de nós, supondo tenha chegado o Dia do Senhor. Ninguém, de nenhum modo, vos engane, porque isto não acontecerá sem que primeiro venha a apostasia e seja revelado o homem da iniqüidade, o filho da perdição, o qual se opõe e se levanta contra tudo que se chama Deus ou é objeto de culto, a ponto de assentar-se no santuário de Deus, ostentando-se como se fosse o próprio Deus.” (2 Ts 2:1-4). O que o apóstolo declara na sua declaração profética é aquilo que Daniel queria dizer com “a abominação da desolação” (no velho Testamento a frase “a abominação da desolação” significa um ídolo); e nós precisamos lembrar que a profecia de Jesus, da mesma forma, mencionou este ponto.

A respeito de como o Anticristo que vemos nos escrito de Paulo (ou seja, o “homem da perdição” – “o filho da perdição”) exaltará a si mesmo e resistir ao Senhor, nós já lemos o que Daniel tinha para dizer sobre isso. E aqui está o que Paulo tinha para dizer: “Não vos recordais de que, ainda convosco, eu costumava dizer-vos estas coisas? E, agora, sabeis o que o detém, para que ele seja revelado somente em ocasião própria. Com efeito, o mistério da iniqüidade já opera e aguarda somente que seja afastado aquele que agora o detém; então, será, de fato, revelado o iníquo, a quem o Senhor Jesus matará com o sopro de sua boca e o destruirá pela manifestação de sua vinda.” (v. 5-8). Essa passagem fala do fim do Anticristo. Assim que o Senhor Jesus voltar, o Anticristo será julgado e destruído. Nas suas profecias, Daniel frequentemente mostra como o Senhor vai voltar para reduzir a nada as forças das nações gentílicas. Sua narrativa de como o pequeno chifre será destruído confirma aquilo que é dito aqui por Paulo em 2 Tessalonicenses 2:8: o pequeno chifre será destruído pela aparição do Senhor.

E quando o apóstolo termina sua profecia dizendo: “Ora, o aparecimento do iníquo é segundo a eficácia de Satanás, com todo poder, e sinais, e prodígios da mentira, e com todo engano de injustiça aos que perecem, porque não acolheram o amor da verdade para serem salvos. É por este motivo, pois, que Deus lhes manda a operação do erro, para darem crédito à mentira, a fim de serem julgados todos quantos não deram crédito à verdade; antes, pelo contrário, deleitaram-se com a injustiça.” (v. 9-12). E o que é esta mentira? João nos diz: “quem é o mentiroso senão aquele que nega que Jesus é o Cristo?” (I Jo. 2:22).

Por meio deste breve estudo nós podemos ver como as profecias do Velho Testamento e do Novo são uma e explicam-se mutuamente. Vamos, então, prestar atenção ao aviso de Pedro: “Nenhuma profecia é de particular interpretação” (II Pe 1:20). A profecia na deve ser interpretada independentemente, estritamente pela sua própria passagem; deve ser provada e confirmada pela Bíblia inteira. Só assim nós podemos chegar a um entendimento acurado; de outra forma, nós sofreremos grande perda.

Tendo visto como as profecias de ambos os testamentos encaixam perfeitamente uma na outra nós podemos agora retornar mais especificamente ao livro de Apocalipse e ver como este também concorda com todas as profecias anteriormente mencionadas. Em vista da palavra de Pedro, nós estamos bem certos de uma coisa – de que, a profecia do último livro do Novo testamento deve também coincidir com essas profecias mencionadas acima. Nós não devemos tirar a profecia dada em Apocalipse  do contexto da inteira Bíblia , das qual é uma parte e intenta dar uma especial interpretação. Aparte da primeira e segunda revelações do livro de Apocalipse (cap. 1; e cap. 2 e 3) que falam da igreja, sua terceira divisão (caps. 4 ao 22) coincidem em substancia com todas as profecias que nós examinamos antes de chegar a esse ponto.

Naturalmente, sendo o último livro da Bíblia, o Apocalipse contém coisas que não são encontradas em nenhum outro lugar dos livros precedentes das Escrituras; porém, nesse amplo esboço, ainda não pode ser “interpretado de maneira particular” mas deve ser provado e confirmado por outras Escrituras. De acordo com a chave mencionada no começo de nossa discussão, chave essa que o Espírito Santo tem nos providenciado como uma ajuda para interpretar essa profecia, nos é dado conhecer que todas as palavras da terceira divisão realmente apontam para o tempo futuro e para eventos futuros. Tendo isso como segundo plano, então, examinemos essa terceira divisão do livro para vermos como ela Coincide com as profecias anteriores.

 

 

Que o Santo Espirito do Senhor, ilumine o nosso entendimento

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