Livro De Apocalipse - Teologia
35.32
A Profecia de Paulo (2 Tessalonicenses 2:1-11)
Vamos investigar em outra mensagem profética – desta vez, a de
Paulo – e ver como ela concorda com essa profecias que temos discutido.
“Irmãos, no que diz respeito à vinda de nosso Senhor Jesus Cristo e à nossa
reunião com ele, nós vos exortamos a que não vos demovais da vossa mente, com
facilidade, nem vos perturbeis, quer por espírito, quer por palavra, quer por
epístola, como se procedesse de nós, supondo tenha chegado o Dia do Senhor.
Ninguém, de nenhum modo, vos engane, porque isto não acontecerá sem que
primeiro venha a apostasia e seja revelado o homem da iniqüidade, o filho da
perdição, o qual se opõe e se levanta contra tudo que se chama Deus ou é objeto
de culto, a ponto de assentar-se no santuário de Deus, ostentando-se como se
fosse o próprio Deus.” (2 Ts 2:1-4). O que o apóstolo declara na sua declaração
profética é aquilo que Daniel queria dizer com “a abominação da desolação” (no
velho Testamento a frase “a abominação da desolação” significa um ídolo); e nós
precisamos lembrar que a profecia de Jesus, da mesma forma, mencionou este
ponto.
A respeito de como o Anticristo que vemos nos escrito de Paulo (ou
seja, o “homem da perdição” – “o filho da perdição”) exaltará a si mesmo e
resistir ao Senhor, nós já lemos o que Daniel tinha para dizer sobre isso. E
aqui está o que Paulo tinha para dizer: “Não vos recordais de que, ainda
convosco, eu costumava dizer-vos estas coisas? E, agora, sabeis o que o detém,
para que ele seja revelado somente em ocasião própria. Com efeito, o mistério
da iniqüidade já opera e aguarda somente que seja afastado aquele que agora o
detém; então, será, de fato, revelado o iníquo, a quem o Senhor Jesus matará
com o sopro de sua boca e o destruirá pela manifestação de sua vinda.” (v.
5-8). Essa passagem fala do fim do Anticristo. Assim que o Senhor Jesus voltar,
o Anticristo será julgado e destruído. Nas suas profecias, Daniel
frequentemente mostra como o Senhor vai voltar para reduzir a nada as forças
das nações gentílicas. Sua narrativa de como o pequeno chifre será destruído
confirma aquilo que é dito aqui por Paulo em 2 Tessalonicenses 2:8: o pequeno
chifre será destruído pela aparição do Senhor.
E quando o apóstolo termina sua profecia dizendo: “Ora, o
aparecimento do iníquo é segundo a eficácia de Satanás, com todo poder, e
sinais, e prodígios da mentira, e com todo engano de injustiça aos que perecem,
porque não acolheram o amor da verdade para serem salvos. É por este motivo,
pois, que Deus lhes manda a operação do erro, para darem crédito à mentira, a
fim de serem julgados todos quantos não deram crédito à verdade; antes, pelo
contrário, deleitaram-se com a injustiça.” (v. 9-12). E o que é esta mentira?
João nos diz: “quem é o mentiroso senão aquele que nega que Jesus é o Cristo?”
(I Jo. 2:22).
Por meio deste breve estudo nós podemos ver como as profecias do
Velho Testamento e do Novo são uma e explicam-se mutuamente. Vamos, então,
prestar atenção ao aviso de Pedro: “Nenhuma profecia é de particular
interpretação” (II Pe 1:20). A profecia na deve ser interpretada
independentemente, estritamente pela sua própria passagem; deve ser provada e
confirmada pela Bíblia inteira. Só assim nós podemos chegar a um entendimento
acurado; de outra forma, nós sofreremos grande perda.
Tendo visto como as profecias de ambos os testamentos encaixam
perfeitamente uma na outra nós podemos agora retornar mais especificamente ao
livro de Apocalipse e ver como este também concorda com todas as profecias anteriormente
mencionadas. Em vista da palavra de Pedro, nós estamos bem certos de uma coisa
– de que, a profecia do último livro do Novo testamento deve também coincidir
com essas profecias mencionadas acima. Nós não devemos tirar a profecia dada em
Apocalipse do contexto da inteira Bíblia
, das qual é uma parte e intenta dar uma especial interpretação. Aparte da
primeira e segunda revelações do livro de Apocalipse (cap. 1; e cap. 2 e 3) que
falam da igreja, sua terceira divisão (caps. 4 ao 22) coincidem em substancia
com todas as profecias que nós examinamos antes de chegar a esse ponto.
Naturalmente, sendo o último livro da Bíblia, o Apocalipse contém
coisas que não são encontradas em nenhum outro lugar dos livros precedentes das
Escrituras; porém, nesse amplo esboço, ainda não pode ser “interpretado de
maneira particular” mas deve ser provado e confirmado por outras Escrituras. De
acordo com a chave mencionada no começo de nossa discussão, chave essa que o
Espírito Santo tem nos providenciado como uma ajuda para interpretar essa
profecia, nos é dado conhecer que todas as palavras da terceira divisão
realmente apontam para o tempo futuro e para eventos futuros. Tendo isso como
segundo plano, então, examinemos essa terceira divisão do livro para vermos
como ela Coincide com as profecias anteriores.
Que o Santo Espirito do Senhor, ilumine
o nosso entendimento
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