Estamos em Manutenção # We are in Maintenance Bem Vindos a Este Espaço # Welcome to This Space

19 de janeiro de 2022

Livros Históricos - Teologia 36.27 Capítulo 3 O Livro de Rute 3.1. Autoria do Livro Esboço do Livro I. As Adversidades de Noemi

Livros Históricos - Teologia 36.27

 

Capítulo 3 

 

O Livro de Rute 

 

3.1. Autoria do Livro 

 

Esboço   do Livro 

I. As Adversidades de Noemi (1.1-5)  II. Noemi e Rute (1.6-22)  A. Noemi Resolve Sair de Moabe (1.6-13)  B. O Amor Inabalável de Rute (1.14-18)  C. Noemi e Rute Vão a Belém (1.19-22)  III. Rute Conhece Boaz na Seara (2.1-23) 

A. A Providência Divina na Decisão de Rute (2.1-3)  B. A Provisão Divina na Decisão de Rute (2.4-16)  C. Rute Informa a Noemi (2.17-23) 

IV. Rute e Boaz na Eira (3.1-18) 

A. Rute Recebe Instruções   de Noemi sobre Boaz (3.1-5) 

B. Rute Pede a Boaz para Ser Seu Remidor (3.6-9)  C. Rute Recebe Resposta Favorável de Boaz (3.10-18)  V. Boaz Casa com Rute (4.1-13) 

A. Boaz e o Contrato de Parente-Remidor (4.1-12)  B. Casamento e Nascimento de um Filho (4.13)  VI. O Contentamento de Noemi (4.14-17)  VII. A Genealogia de Perez a Davi (4.18-22) 

Historicamente, o livro de Rute descreve eventos na vida de uma família israelita durante o tempo dos Juízes (1.1; (1375 -1050 a.C.). Geograficamente, o contexto  é a terra de Moabe, a leste do mar Morto. O restante do livro transcorre em Belém de Judá e sua vizinhança. Liturgicamente, o livro  é um dos cinco rolos da terceira divisão da Bíblia Hebraica, conhecida como Os Hagiógrafos (lit. "Escritos Sagrados"). Cada um desses rolos era lido publicamente numa das festas judaicas anuais. Visto que a comovente história de Rute ocorreu na estação   da colheita, era costume ler este livro na Festa da Colheita (Pentecostes). Considerando que a lista dos descendentes de Rute não vai além do rei Davi (4.21,22), o livro foi provavelmente escrito durante o reinado de Davi). 

Os estudiosos discordam quanto à data do livro, porém o seu cenário histórico é evidente. Os episódios relatados no livro de Rute se passam durante o período de Juízes, sendo parte daqueles eventos que ocorrem entre a morte de Josué e a ascensão da influência de Samuel (provavelmente 1150 e 1100 a.C.). A tradição   rabínica assegura que Samuel escreveu o livro na segunda metade do séc. XI a.C.. Apesar do pensamento crítico mais recente sugerir uma data pós-exílica bem mais tardia

(cerca de 500 a.C.), há evidências na linguagem da obra bem como referencias a costumes peculiares próprios   do séc. XII a.C. que recomendam a aceitação   da data mais antiga. É razoável supor que Samuel, testemunhou o declínio do reinado de Saul e foi divinamente instruído para ungir Davi como escolhido de Deus para o trono, tivesse redigido o livro. Uma história tão comovente como essa certamente já teria sido passada adiante oralmente entre o povo de Israel, e a genealogia que a conclui indicaria uma conexão com os patriarcas, oferecendo assim uma resposta a todos aqueles que, em Israel, indagassem pelo passado familiar do seu rei. 

 

Que o Santo Espirito do Senhor, ilumine o nosso entendimento

Não perca tempo, Indique esta maravilhosa Leitura

Custo:O Leitor não paga Nada, 

Você APENAS DIVULGA

E COMPARTILHA

.

0 Comentários :

Postar um comentário

Deus abençoe seu Comentario