Estamos em Manutenção # We are in Maintenance Bem Vindos a Este Espaço # Welcome to This Space

16 de janeiro de 2022

Livros Históricos - Teologia 36.06 1.4. O relato da sua morte em 24.29,30 (a) Eventos que aconteceram posteriormente à morte de Josué, como a conquista de Hebrom por Calebe

Livros Históricos - Teologia 36.06


1.4. O relato da sua morte em 24.29,30  

(a) Eventos que aconteceram posteriormente à morte de Josué, como a conquista de Hebrom por Calebe: Josué ordenou que o lugar fosse dado a Calebe, segundo 15.13,14, mas segundo Juízes 1.10 e 20 a tribo de Judá conquistou Hebrom dos cananeus e assim a família de Calebe tomou posse do lugar, no período após   Josué. Parece que a linguagem de Josué 15.13,14 reflita um autor que olha para trás para registrar quando foi cumprida a ordem de Josué. A migração da tribo de Dã para Lesem bem ao norte de Canaã   é   mencionada em 19.47, mas o acontecimento deu-se no período de juízes e  é registrado em Juízes 17 e 18. 

(b) A  expressão   "até   o dia de hoje" usada repetidamente no livro claramente indica um autor de uma        época  bem diferente do período do homem Josué. A frase  é encontrada em 4.9; 6.25; 7.26; 8.28; 9.27; 10.27; 13.13; 14.14; 15.63 e 16.10. 

(c) A  menção em 10.13 da antiga fonte, "O Livro dos Justos" (ou literalmente "de Jasar"), parece apontar para trás da perspectiva de um autor, ou editor, que teria vivido bem depois de Josué. O Livro dos Justos existia no período  do Rei Davi (2Samuel 1.18), e parece uma composição   feita pela ordem do rei quando Israel tornou-se um povo com governo central. Se fosse assim, teria sido citado pelo autor de Josué como indicação de fonte autorizada à qual o autor apelou. Se o Livro dos Justos não estivesse escrito no período de Davi, ainda estava em desenvolvimento, capaz de sofrer um acréscimo na época do rei. 

(d) Uma fonte usada pelo autor final do livro de Josué  é mencionada em 

24.26. É o relato da renovação   da aliança com a terceira geração após a saída do Egito, relato escrito por Josué   mesmo e citado em 24.2-25. 

As evidências internas do texto inspirado apontam para a seguinte conclusão. Teria havido um autor das fontes básicas do livro, autor (ou autores) que era testemunha ocular dos eventos que descreveu. Este autor poderia ter sido o próprio Josué   ou um sacerdote ou outro designado por Josué. O impulso atrás do esforço deveria ser atribuído à liderança de Josué, embora remonte ao exemplo e à ordem de Moisés. Também teria havido um outro autor, ou editor, de uma época posterior a Josué, no período do reino de Davi ou depois, que teria completado e atualizado o livro, levando-o à sua forma atual. 

 

Que o Santo Espirito do Senhor, ilumine o nosso entendimento

Não perca tempo, Indique esta maravilhosa Leitura

Custo:O Leitor não paga Nada, 

Você APENAS DIVULGA

E COMPARTILHA

.

0 Comentários :

Postar um comentário

Deus abençoe seu Comentario