Livro De Apocalipse - Teologia 35.07
As Interpretações do Apocalipse
A interpretação do livro de Apocalipse é um ponto de contenda
entre os comentaristas. De maneira geral, há três diferentes escolas de
interpretação; que são (1) os Preteristas, (2) os Interpretadores Históricos, e
(3) os Futuristas. Os Preteristas sustentam que toda, ou pelo menos grande
parte da profecia já se cumpriu com luta entre a Igreja e Roma, tendo a vitória
da Igreja como resultado final. Tal interpretação é muito abstrata e é objetada
por comentaristas ortodoxos.
Os Interpretadores
Históricos defendem que a profecia abrange toda a história da Igreja, mostrando
como as malignas forças do mundo lutam contra a Igreja. Essa interpretação foi
muito popular durante os tempos da Reforma e ainda era fortemente defendida no
século dezenove. Especialmente com o surgimento de Napoleão, essa visão foi
reconhecida como a interpretação final. Dentre os Protestantes, pessoas que têm
essa visão consideram o Papa e a Igreja Romana como sendo o anticristo e a
Besta. O próprio Martinho Lutero tomou essa visão. Mas os comentaristas da
Igreja Católica tomaram a visão oposta e reconheceram o Protestantismo como o
Anticristo. Eles até mesmo declararam ter encontrado o número 666 no nome de
Martinho Lutero. Muitos do povo de Deus no final do século dezoito e no começo
do século dezenove criam que Napoleão cumpria o personagem mencionado em
Apocalipse 13. E muitos dos números no livro foram tomados arbitrariamente como
um período fixo de profecia; por exemplo, o numero de três anos e meio foi
considerado uma representação da tribulação na sua própria história corrente.
Os Futuristas mantém a
idéia de que a maior parte da profecia ainda está para se cumprir no futuro. A
partir do capítulo 4, nem mesmo uma letra foi cumprida. Os capítulos 2 e 3
falam da Igreja. Só depois que o período da Igreja for cumprido é que qualquer
coisa depois do capítulo 4 pode ser cumprida. Os capítulos 6-19 referem-se a
eventos que acontecerão no tempo das últimas sete das setenta semanas de
Daniel. E as últimas sete semanas de Daniel não podem começar sem que a
história da Igreja esteja completada. Essa interpretação é a mais satisfatória,
pois é a que mais coincide com as profecias encontradas em outras passagens da
Bíblia. No entanto, nós não temos a intenção de contender por uma opinião! De
fato, que possa o Senhor sempre nos afastar disso. O que desejamos é a Sua
verdade. Que o seu Espírito nos guie para dentro de todas as verdades e nos
habilite a entender a palavra de Deus.
É inevitável que haja
muita discussão sobre a interpretação do Apocalipse entre essas três escolas.
Mas o nosso alvo, como já deixamos claro, é saber o que Deus quer que saibamos,
e não contender em defesa de qualquer escola humana ou opinião. Portanto, nós
não vamos apresentar todos os argumentos, nem contra nem a favor. Embora eles
pudessem ser bem-vindos por algumas pessoas, não seriam edificantes.
Umas poucas palavras,
entretanto, precisam ser ditas para demonstrar que existe falibilidade tanto na
interpretação dos Preteristas quanto na dos Históricos. Os Preteristas mantêm a
idéia dos Professores Racionalistas. Ninguém, na Igreja dos primeiros séculos,
acreditou nisso. Pois isso limitou os horizontes de João a ver somente a
perseguição dos Cristãos por Roma. Isso reduz a profecia a um simples valor
alegórico, e meramente prediz a derrota dos romanos. Os Interpretadores
Históricos, por outro lado, adormecem o mais solene aviso da Bíblia Sagrada
direcionado às pessoas do final dessa era, com a finalidade de que não possamos
conhecer o que a ira de Deus será. Sejamos, pois, esclarecidos a respeito do
que a Bíblia realmente ensina.
Eu não vou argumentar
qual é a interpretação certa e qual é a errada. É claro que deve haver uma
verdadeira interpretação que esteja de acordo com todas as profecias do Velho e
do Novo Testamento e que nos seja de proveito espiritual. Onde podemos
encontrar essa verdadeira interpretação? Qualquer resposta está no livro
Que o Santo Espirito do Senhor, ilumine
o nosso entendimento
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Leitura
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