Livro De Apocalipse - Teologia 35.06
A Época em que o Livro de Apocalipse foi
Escrito
Part B:
Novamente, ao discutir
o oitavo rei mencionado no capítulo dezessete do livro de Apocalipse, Vitorinus
nos diz em seu comentário que p sexto era Domiciano, em cujo reinado foi
escrito o Apocalipse.
No quarto século,
Jerome testifica que quando João escreveu o Apocalipse ele estava na ilha de
Patmos durante o décimo quarto ano de César Domiciano (95 DC) – sendo ele o
segundo dos césares que perseguiram os Cristãos, sendo Nero o primeiro.
Durante os primeiros
três séculos e meio, no entanto, nenhum escritor parece sugerir outra data.
Mas, na última metade
do século quatro, essa harmonia foi quebrada por Epifânius de Salamis; cujo testemunho,
no entanto, é absolutamente inválido contra os que foram citados, sem contar
que é totalmente inverossímil em si mesmo. Ora, Epifânius foi um dos mais
descuidados e inacurados escritores da antiguidade. Sua notável declaração é
esta: que João retornou do exílio – aos noventa anos de idade – durante o
reinado de Cláudio. Agora, Cláudio foi assassinado em 54 DC; no entanto, se
João estivesse com noventa anos naquele tempo, ele deveria ter trinta e três
anos a mais que o Senhor, e ele também deveria estar com sessenta e três anos
quando foi chamado para ser um dos apóstolos do Senhor! É claro, então que a
data de Cláudio pode ser sumariamente dispensada.
Então, o balanço das
evidências externas está sobremaneira a favor da Data Domiciana. Há muitas outras
testemunhas que nós não mencionamos, que poderiam dar suporte ainda maior a
essa visão.
Assim como as
evidências externas são abundantes, também as internas são igualmente fortes na
mesma direção. Quando falamos em evidência interna, nos referimos às evidências
no texto, que provam que o Apocalipse foi escrito no tempo de Domiciano. Eis as
evidências:
(1) O estado em que se
encontravam as igrejas da Ásia, como descrito nas sete cartas de Apocalipse
capítulos 2 e 3, requereria um desenvolvimento de vinte ou trinta anos além da
condição que estava nos tempos de Paulo, e não dos meros cinco ou seis que
seriam permitidos pela data Nerônica.
(2) Pelo menos um mártir já havia sido feito
em Pérgamo; e João, escrevendo às sete igrejas da Ásia, fala dele mesmo como
tendo se tornado seu companheiro na tribulação pelo seu exílio em Patmos pela
palavra de Deus e pelo testemunho de Jesus Cristo. Entretanto, os crentes em
Esmirna estavam para experimentar uma provação da sua fé, até mesmo de morte. É
evidente que uma perseguição estava acontecendo na Ásia Menor naquele tempo. E
essa deve ter sido a perseguição de Domiciano, desde que a de Nero não parece
ter se estendido muito além das vizinhanças imediatas de Roma; e nem parece ter
a perseguição nerônica resultado em exílio, mas simplesmente em punição
capital.
(3) Os Balaãmitas (ver
Apoc. 2.14) haviam encontrado tempo de se estabelecer em pérgamo.
(4) A Jezabel não
havia apenas subido a um lugar de influência em Tiatira, mas também já havia
sido dado a ela tempo de se arrepender (de acordo com Apoc. 2.20, 21).
A Data Domiciana de
Devido ao fato que o
livro de Apocalipse descreve a si mesmo como sendo definitivamente um livro de
profecias (ver 1.3; 22.7, 18, 19), certos mestres Racionalistas têm atentado em
determinar a data da escrita aos tempos de Nero, podendo dessa maneira aplicar
mais estreitamente todas as profecias do livro ao Império Romano de Nero e aos
Cristãos daquele tempo. Mas nós hoje claramente sabemos que essa profecia tem
de ter sido escrita muito depois dos tempos de Nero. E para o nosso presente
dia essa porção de conclusão da palavra de Deus ainda permanece como um escrito
profético a respeito de eventos futuros. Não é nem história alegórica nem
profecia já cumprida.
Tendo demonstrado que
esse livro foi escrito nos tempos de Domiciano, o esquema desses professores
Racionalistas para excluir esse apavorante livro – o qual serve como uma das
mais agudas das espadas do Espírito de Deus – foi derrotado.
Que o Santo Espirito do Senhor, ilumine
o nosso entendimento
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