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10 de janeiro de 2022

História De Israel – Teologia 31.361 (2º Parte Livro 3) CAPÍTULO 14 JOSEFO, NÃO TENDO MAIS ESPERANÇA DE SALVAR JOTAPATE, QUER RETIRAR-SE; MAS O DESESPERO DOS HABITANTES O FAZ FICAR. FURIOSOS ATAQUES DOS SITIADOS.

História De Israel – Teologia 31.361

(2º Parte Livro 3)

 

CAPÍTULO 14

JOSEFO, NÃO TENDO MAIS ESPERANÇA DE SALVAR JOTAPATE, QUER RETIRAR-SE; MAS O DESESPERO DOS HABITANTES O FAZ FICAR. FURIOSOS ATAQUES DOS SITIADOS.

 

253. Josefo, vendo que não havia mais esperança de salvação para a cidade, nem para os que a ocupavam — pois se continuassem obstinadamente a defendê-la, dentro de poucos dias estariam reduzidos aos extremos — reuniu em conselho os oficiais e os principais da cidade para tratar dos meios de se salvarem. O povo soube-o e veio em massa rogar-lhe que não o abandonasse, que toda a sua confiança estava nele, que somente ele podia salvá-lo, pois tendo-o à sua frente combateriam com alegria ate o último respiro; se tinham de perecer, que tivessem pelo menos a consolação de morrer todos aos seus pés. Disseram-lhe que não era uma ação digna dele querer fugir dos inimigos, abandonando os amigos; era como abandonar durante a tempestade o navio, de que se tivera o comando em tempo de calma; seria, daquele modo, fazer naufragar a cidade que ninguém mais tinha coragem de defender, depois de terem perdido aquele em quem punham toda esperança de salvação. Josefo, para persuadi-los de que só pensavam neles, disse-lhes que era mais para o bem deles do que seu, que ele queria se retirar, porque sua presença ser-lhes-ia inútil, se eles não fossem aprisionados; e se o fossem, de nada lhes serviria morrer com ele. Se se ausentasse, ele poderia reunir grandes tropas na Galiléia e obrigar os romanos a abandonar o cerco; o desejo de se apoderar da cidade os fazia dobrar os esforços, e eles desanimariam quando soubessem que não mais poderiam fazê-lo.

Não somente o povo não se convenceu com estas razões, mas insistiu ainda mais. Os moços e os velhos, as mulheres e as crianças, banhados em lágrimas, lançaram-se-lhe aos pés e abraçando-lhe os joelhos, com soluços e gemidos rogaram-no que ficasse para correr o mesmo risco que eles. Eu não saberia imaginar o que os levava a rogar de tal modo; talvez porque desejavam também salvar-se; mas penso que talvez eles imaginavam que enquanto eu ficasse com eles, preservá-los-ia de tão grande perigo. Josefo já estava comovido pelo extremo amor de todo aquele povo por ele; considerando que, se ficasse voluntariamente, não se poderia duvidar ter ele consentido em seus pedidos e rogos, mas se ao contrário, depois de se ter recusado eles o obrigassem a ficar, ele seria quase como um prisioneiro; resolveu então fazer o que lhe pediam. Pondo sua força principal no desespero em que os via e que os tornava capazes de tudo empreender, ele disse-lhes que chegara o momento de combater mais corajosamente do que nunca, pois não lhes restava nenhuma esperança de salvação; e que nada era mais glorioso do que preferir a honra à vida, morrendo com as armas na mão, depois de ter praticado atos de valor, tão extraordinários que a posteridade jamais havia de esquecê-los.

Assim falou e procurou passar das palavras aos fatos. Deu um assalto com os mais corajosos dos seus soldados e repeliu a guarda romana, atacou as trincheiras, chegou até o acampamento, derrubou as peles debaixo das quais os soldados se agasalhavam e incendiou-lhes os trabalhos.

No dia seguinte e em outros dois fez a mesma coisa; continuou ainda por vários dias e noites, a agir com semelhante energia, sem que tão extraordinários esforços pudessem esgotá-los.

Vespasiano, vendo os prejuízos que os romanos recebiam desses ataques porque tinham vergonha de fugir diante dos judeus, e mesmo quando vencessem não os poderiam perseguir, por causa do peso de suas armas — o que fazia com que eles tivessem sempre grande vantagem, nos assaltos — antes de entrar na cidade, proibiu aos seus soldados combater com aqueles desesperados, que só procuravam a morte, porque nada é mais temível que o desespero e o verdadeiro meio de lhes enfraquecer a impetuosidade é impedir que o fomentem, como o fogo se apaga quando não se lhe dá material para consumir; além de que os romanos não faziam a guerra por necessidade, mas somente para aumentar seu império, e para obter vitórias uniam a prudência ao valor. Dessa forma, esse sábio general contentou-se em lhes atirar continuamente flechas, dardos e pedras, por meio dos árabes, dos sírios, dos fundibulários e das máquinas. Os judeus, embora muito oprimidos e atribulados, em vez de se espantarem e de recuarem, avançavam com incrível coragem, para travar combate com os romanos e nenhuma luta poderia ser mais obstinada do que aquela.

 

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