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17 de janeiro de 2022

Livros Históricos - Teologia 36.16 III. Decadência Espiritual, Moral e Social de Israel (17.1-21.25) A. Idolatria (17.1-18.31)

Livros Históricos - Teologia 36.16

 

III. Decadência Espiritual, Moral e Social de Israel (17.1-21.25) 

A. Idolatria (17.1-18.31) 

1. Exemplo de Idolatria Individual (17.1-13)  2. Exemplo de Idolatria Tribal (18.1-31)  B. Devassidão (19.1-30)  1. Um Exemplo de Devassidão Pessoal (19.1-9) 

2. Um Exemplo de Devassidão Tribal (19.10-30) 

C. Lutas tribais (20.1-21.25) 

O nome é   extraído dos juízes, cujos feitios são registrados pelo livro. O livro  é fragmentado e não cronológico na sua disposição. Os eventos registrados são mais locais e tribais do que nacionais. Todavia, são de grande valor para mostrar a condição e caráter do povo. 

A palavra hebraica traduzida por "Juízes" significa "os que julgam ou governam" (líderes), "libertadores", ou "salvadores". O livro recebeu o nome de Juízes por causa do caráter do trabalho dos seus heróis, pessoas levantadas por Deus para salvar as tribos de Israel dos seus (2.16). Essas pessoas, além da sua função   em alguns casos de julgar o povo (4.4-5), executavam o julgamento de Deus sobre os opressores de Israel (11.27). De modo geral os juízes  eram líderes e libertadores (3.9-10). W.S. LaSor diz da palavra: "É   relacionada às palavras fenícia e ugarítica que ajudam a esclarecer o seu sentido". Os romanos referiam-se aos governantes de Cártago como sufes ou sufetes... Lívio comparava-os ao cônsul romano... A história ugarítica de Anate contém o seguinte dístico: 'nosso   rei é   Alian Baal'. 'Nosso juiz, não há outro acima dele' (51, nº. 43 sg). 

Os juízes (treze deles são   mencionados neste livro) vieram de várias tribos e funcionavam como chefes militares e magistrados civis. Muitos se limitavam à sua própria tribo quanto à esfera de influência, ao passo que alguns serviam a toda a nação   de Israel. 

Os juízes surgiam quando as ocasiões   requeriam e foram homens das tribos sobre os quais Deus colocou o fardo de um Israel apóstata e oprimido. Exerciam funções judiciais e orientavam os exércitos de Israel contra o inimigo. Portanto, eles ditavam as normas à nação   e sustentavam a causa de Jeová. O nome, libertador ou Salvador, usado na maioria dos manuscritos antigos, descreveu seu caráter e funções   mais detalhadamente. Mas, devido ao fato de indivíduos e clãs terem diferenças   de opinião naqueles tempos turbulentos, diferenças essas que poderiam trazer conseqüências desastrosas, eles aprenderam a entregar tais diferenças àqueles líderes vitoriosos, fato esse que, mais tarde, fez com que fossem chamados juízes. 

 

 

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