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14 de janeiro de 2022

Livro De Apocalipse - Teologia 35.33 A Terceira Divisão do Livro de “Apocalipse” Coincide Com Outras Profecias da Bíblia

Livro De Apocalipse - Teologia 35.33

 

A Terceira Divisão do Livro de “Apocalipse” Coincide Com Outras Profecias da Bíblia

Nós anteriormente vimos que a imagem humana nos escritos de Daniel simboliza o tempo do reinado gentílico. A partir dessa imagem, nós reconhecemos Babilônia, Medo-Pérsia, Grécia, e Roma, representadas pela cabeça de ouro, o peito de prata, o ventre de bronze, e as pernas de ferro. Mas nós sabemos pela história que esses já passaram adiante; somente os pés da imagem – parte de ferro, parte de barro – ainda tem que ser revelados pela história humana. Esse dez dedos representam simbolicamente a futura confederação do Império Romano revivido que está para se levantar. Mas na plenitude dos tempos, uma pedra do céu (a qual pedra, como nós vimos, aponta para o Senhor Jesus) os quebrará em pedaços e irá, ela mesma, encher toda a terra. Da mesma forma, em Apocalipse nos é dito sobre dez chifres (13:1) que são dez reis (17:12), representando os últimos poderes dos gentios. Mas “pelejarão eles contra o Cordeiro, e o Cordeiro os vencerá, pois é o Senhor dos senhores e o Rei dos reis.” (17:14). Que concordância encontramos aqui com Daniel!

Na visão das bestas em Daniel 7, é registrado que um pequeno chifre veio dentre os dez chifres, e esse pequeno chifre “Proferirá palavras contra o Altíssimo, magoará os santos do Altíssimo [os judeus] e cuidará em mudar os tempos e a lei; e os santos lhe serão entregues nas mãos, por um tempo, dois tempos e metade de um tempo.” (v. 25). Na leitura de Apocalipse, nós tomamos conhecimento de uma besta (o pequeno chifre mencionado por Daniel) que é maior do que os dez chifres (17:12,13) e que fala blasfêmias (13:5) e faz guerra contra os Judeus (v. 7). Ele fala blasfêmias contra Deus (v. 6) e tem autoridade por quarenta e dois meses (v. 5). Mais uma vez nós vemos a perfeita harmonia.

Daniel 9 nos fala de setenta setes, dos quais sessenta e nove setes já passaram mas o septuagésimo sete ainda está para vir. Assim que vier o último sete, o Anticristo fará um pacto com os filhos de Israel; mas depois de três anos e meio ele quebrará o pacto e erguerá a imagem-ídolo, que é a “abominação da desolação”. Os dois últimos capítulos de Daniel repetem a menção do erguimento dessa abominação (11:31 e 12:11). Como nós já temos visto, o próprio Senhor Jesus se referiu a esse assunto também, e também o fez Paulo. E quando nós vamos ao Apocalipse, nós descobrimos a mesma coisa: é registrado como a segunda besta atiça as pessoas a fazerem a imagem da primeira besta e a adorá-la (13:14,15,4,8).

Daniel 9 observa como o Anticristo quebrará seu pacto na metade do último sete, que deixa sobrando outros três anos e meio. Isso coincide com os três anos e meio aludidos em Apocalipse capítulo 7 e mencionados diretamente em Apocalipse capítulo 12, período durante o qual o Anticristo estará no poder.

O tempo do Anticristo são, ao todo, quarenta e dois meses, (Ap 13:5), que são três anos e meio. Durante esse período, a crueldade podre da besta e a idolatria relacionada a ela serão exuberantes sobre a terra. É nessa época que Jerusalém será pisoteada novamente, e os dois homens vestidos de pano de saco levarão testemunho, e os santos perseguidos fugirão para o deserto para estarem sob a proteção de Deus, e também os gentios terão domínio na terra. Tudo isso acontecerá em três anos e meio. Em um curto período de tempo depois, o Messias reinará.

Nós temos, assim, visto como as profecias encontradas no livro de Apocalipse concordam com as profecias de Daniel encontradas no Velho Testamento. Agora, porém, vejamos como elas concordam com as profecias do Senhor Jesus.

De acordo com o registro de Mateus da palavras de Jesus, os sinais do fim são (1) falsos cristos (24:5; conf. também v. 24); (2) guerras (v.6,7); (3) fome (v. 7); (4) pestes (v. 7; conf. também Lc 21:11); (5) mártires (v. 9); e (6) sinais no sol, lua e estrelas (v.29). Comparando o que o registro de Mateus das palavras Jesus diz com os seis selos mencionados em Apocalipse, nós podemos prontamente ver as similaridades. Até mesmo a ordem deles é a mesma. Além disso, Jesus no livro de Mateus fala da “abominação da desolação... no lugar santo” (v. 15), mas o livro de Apocalipse também o faz (13:14,15). Em Mateus, o nosso Senhor avisa os judeus que, assim que eles virem o ídolo ser erguido, eles devem fugir; Apocalipse também descreve como eles fogem (12:6). Mateus registra que Jesus diz que por causa dos eleitos, aquele dia seria abreviado (24:22); Apocalipse declara: “o diabo... sabendo que ele seu tempo é curto...”(12:12). Jesus, no registro de Mateus, declara como os falsos cristos e os falsos profetas mostrarão grandes sinais e maravilhas para, se possível, desviar até os eleitos (24:24); e uma declaração similar é dada em Apocalipse: “ele enganou aqueles que habitam na terra por meio de seus sinais” (13:14). Em Mateus, Jesus conta como o povo procurará por um Cristo terreno (24:26); Apocalipse mostra como eles seguirão uma besta terrena (13:3). Finalmente, Mateus indica como o Senhor virá dos céus; e Apocalipse descreve como o Senhor com Seu exército virá dos céus com glória e poder (19:11-16).

Nós devemos também perceber a harmonia entre o Apocalipse e a profecia de Paulo aos Tessalonicenses. Paulo menciona a revelação do homem do pecado, o filho da perdição; Apocalipse fala do aparecimento do Anticristo (13:1). Paulo fala que o homem do pecado se oporá a Deus; Apocalipse registra como ele blasfema a Deus (13:6). Paula prediz como aquele homem do pecado exaltará a si mesmo como Deus para ser louvado; Apocalipse descreve como ele tem a sua imagem para receber veneração (13:14,15). Paulo descreve que a sua vinda é de acordo com a obra de Satanás; Apocalipse narra como ele recebe poder do dragão (ou seja, de Satanás) (12:9; 13:4). Paulo prediz que ele fará sinais e maravilhas de mentira; Apocalipse observa que “seu ferimento mortal [será] curado” (13:3; conf. também v.14). Paulo conclui que ele será destruído pela glória da vinda do Senhor Jesus; Apocalipse apresenta ele como sendo preso na vinda do Senhor e então sendo “lançado vivo no lago de fogo que arde com enxofre” (19:20).

Não podemos agora ver como as profecias do Apocalipse correspondem tão intimamente com todas as outras profecias tanto do Velho como do Novo Testamento? Quão verdadeiramente una é a palavra de do Senhor! Assim como as profecias citadas acima do Novo Testamento, e da mesma forma que o Velho Testamento aguarda seu cumprimento nos dias vindouros, também as palavras correspondentes em Apocalipse esperam suas futuras realizações.

 

 

Que o Santo Espirito do Senhor, ilumine o nosso entendimento

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