Livro De Apocalipse - Teologia
35.33
A Terceira Divisão do Livro de “Apocalipse” Coincide Com Outras
Profecias da Bíblia
Nós anteriormente vimos que a imagem humana nos escritos de Daniel
simboliza o tempo do reinado gentílico. A partir dessa imagem, nós reconhecemos
Babilônia, Medo-Pérsia, Grécia, e Roma, representadas pela cabeça de ouro, o
peito de prata, o ventre de bronze, e as pernas de ferro. Mas nós sabemos pela
história que esses já passaram adiante; somente os pés da imagem – parte de
ferro, parte de barro – ainda tem que ser revelados pela história humana. Esse
dez dedos representam simbolicamente a futura confederação do Império Romano
revivido que está para se levantar. Mas na plenitude dos tempos, uma pedra do
céu (a qual pedra, como nós vimos, aponta para o Senhor Jesus) os quebrará em
pedaços e irá, ela mesma, encher toda a terra. Da mesma forma, em Apocalipse
nos é dito sobre dez chifres (13:1) que são dez reis (17:12), representando os
últimos poderes dos gentios. Mas “pelejarão eles contra o Cordeiro, e o
Cordeiro os vencerá, pois é o Senhor dos senhores e o Rei dos reis.” (17:14).
Que concordância encontramos aqui com Daniel!
Na visão das bestas em Daniel 7, é registrado que um pequeno
chifre veio dentre os dez chifres, e esse pequeno chifre “Proferirá palavras
contra o Altíssimo, magoará os santos do Altíssimo [os judeus] e cuidará em
mudar os tempos e a lei; e os santos lhe serão entregues nas mãos, por um
tempo, dois tempos e metade de um tempo.” (v. 25). Na leitura de Apocalipse,
nós tomamos conhecimento de uma besta (o pequeno chifre mencionado por Daniel)
que é maior do que os dez chifres (17:12,13) e que fala blasfêmias (13:5) e faz
guerra contra os Judeus (v. 7). Ele fala blasfêmias contra Deus (v. 6) e tem
autoridade por quarenta e dois meses (v. 5). Mais uma vez nós vemos a perfeita
harmonia.
Daniel 9 nos fala de setenta setes, dos quais sessenta e nove
setes já passaram mas o septuagésimo sete ainda está para vir. Assim que vier o
último sete, o Anticristo fará um pacto com os filhos de Israel; mas depois de
três anos e meio ele quebrará o pacto e erguerá a imagem-ídolo, que é a
“abominação da desolação”. Os dois últimos capítulos de Daniel repetem a menção
do erguimento dessa abominação (11:31 e 12:11). Como nós já temos visto, o
próprio Senhor Jesus se referiu a esse assunto também, e também o fez Paulo. E
quando nós vamos ao Apocalipse, nós descobrimos a mesma coisa: é registrado
como a segunda besta atiça as pessoas a fazerem a imagem da primeira besta e a
adorá-la (13:14,15,4,8).
Daniel 9 observa como o Anticristo quebrará seu pacto na metade do
último sete, que deixa sobrando outros três anos e meio. Isso coincide com os
três anos e meio aludidos em Apocalipse capítulo 7 e mencionados diretamente em
Apocalipse capítulo 12, período durante o qual o Anticristo estará no poder.
O tempo do Anticristo são, ao todo, quarenta e dois meses, (Ap
13:5), que são três anos e meio. Durante esse período, a crueldade podre da
besta e a idolatria relacionada a ela serão exuberantes sobre a terra. É nessa
época que Jerusalém será pisoteada novamente, e os dois homens vestidos de pano
de saco levarão testemunho, e os santos perseguidos fugirão para o deserto para
estarem sob a proteção de Deus, e também os gentios terão domínio na terra.
Tudo isso acontecerá em três anos e meio. Em um curto período de tempo depois,
o Messias reinará.
Nós temos, assim, visto como as profecias encontradas no livro de
Apocalipse concordam com as profecias de Daniel encontradas no Velho
Testamento. Agora, porém, vejamos como elas concordam com as profecias do
Senhor Jesus.
De acordo com o registro de Mateus da palavras de Jesus, os sinais
do fim são (1) falsos cristos (24:5; conf. também v. 24); (2) guerras (v.6,7);
(3) fome (v. 7); (4) pestes (v. 7; conf. também Lc 21:11); (5) mártires (v. 9);
e (6) sinais no sol, lua e estrelas (v.29). Comparando o que o registro de
Mateus das palavras Jesus diz com os seis selos mencionados em Apocalipse, nós
podemos prontamente ver as similaridades. Até mesmo a ordem deles é a mesma.
Além disso, Jesus no livro de Mateus fala da “abominação da desolação... no
lugar santo” (v. 15), mas o livro de Apocalipse também o faz (13:14,15). Em
Mateus, o nosso Senhor avisa os judeus que, assim que eles virem o ídolo ser
erguido, eles devem fugir; Apocalipse também descreve como eles fogem (12:6).
Mateus registra que Jesus diz que por causa dos eleitos, aquele dia seria
abreviado (24:22); Apocalipse declara: “o diabo... sabendo que ele seu tempo é
curto...”(12:12). Jesus, no registro de Mateus, declara como os falsos cristos
e os falsos profetas mostrarão grandes sinais e maravilhas para, se possível,
desviar até os eleitos (24:24); e uma declaração similar é dada em Apocalipse:
“ele enganou aqueles que habitam na terra por meio de seus sinais” (13:14). Em
Mateus, Jesus conta como o povo procurará por um Cristo terreno (24:26);
Apocalipse mostra como eles seguirão uma besta terrena (13:3). Finalmente,
Mateus indica como o Senhor virá dos céus; e Apocalipse descreve como o Senhor
com Seu exército virá dos céus com glória e poder (19:11-16).
Nós devemos também perceber a harmonia entre o Apocalipse e a
profecia de Paulo aos Tessalonicenses. Paulo menciona a revelação do homem do
pecado, o filho da perdição; Apocalipse fala do aparecimento do Anticristo
(13:1). Paulo fala que o homem do pecado se oporá a Deus; Apocalipse registra
como ele blasfema a Deus (13:6). Paula prediz como aquele homem do pecado
exaltará a si mesmo como Deus para ser louvado; Apocalipse descreve como ele
tem a sua imagem para receber veneração (13:14,15). Paulo descreve que a sua
vinda é de acordo com a obra de Satanás; Apocalipse narra como ele recebe poder
do dragão (ou seja, de Satanás) (12:9; 13:4). Paulo prediz que ele fará sinais
e maravilhas de mentira; Apocalipse observa que “seu ferimento mortal [será]
curado” (13:3; conf. também v.14). Paulo conclui que ele será destruído pela
glória da vinda do Senhor Jesus; Apocalipse apresenta ele como sendo preso na
vinda do Senhor e então sendo “lançado vivo no lago de fogo que arde com
enxofre” (19:20).
Não podemos agora ver como as profecias do Apocalipse correspondem
tão intimamente com todas as outras profecias tanto do Velho como do Novo
Testamento? Quão verdadeiramente una é a palavra de do Senhor! Assim como as
profecias citadas acima do Novo Testamento, e da mesma forma que o Velho
Testamento aguarda seu cumprimento nos dias vindouros, também as palavras
correspondentes em Apocalipse esperam suas futuras realizações.
Que o Santo Espirito do Senhor, ilumine
o nosso entendimento
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Leitura
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