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18 de janeiro de 2022

Livros Históricos - Teologia 36.21 2.6. A sua autoria e data A autoria de Juízes é incerta. O próprio livro indica os seguintes limites cronológicos de sua composição:

Livros Históricos - Teologia 36.21

 

2.6. A sua autoria e data  

A autoria de Juízes é incerta. O          próprio  livro indica os seguintes limites cronológicos   de sua composição: 

(a) Foi escrito depois da remoção   da arca, de Siló,   nos tempos de Eli e de Samuel (Jz 18.31; 20.27; 1Sm 4.3-11). 

(b) As            referências freqüentes   do livro ao período dos juízes, com a declaração: "Naqueles dias, não havia rei em Israel" (Jz 17.6; 18.1; 19.1; 21.25), sugere que o livro foi escrito no tempo da monarquia. 

(c) Jerusalém ainda estava em poder dos jebuseus (Jz 1.21; 2Sm 5.7). Esses três indícios indicam que o livro foi concluído nalgum tempo depois do início do reinado do rei Saul (c. 1050 a.C.), mas antes do rei Davi capturar Jerusalém   (c. 1000 a.C.). 

O Talmude judaico associa a origem deste livro a Samuel, o que é bem possível. Uma coisa  é certa: o livro descreve e avalia o período dos juízes  do ponto de vista do concerto (Jz 2.1-5). Moisés tinha profetizado que a opressão viria da parte das nações estrangeiras sobre os israelitas como maldição   da parte de Deus, se eles abandonassem o concerto (Dt 28.25, 33, 48). O livro de Juízes ressalta a realidade histórica dessa profecia. Semelhante a Josué   há elementos anteriores e posteriores do livro. 

2.6.1. Anteriores 

(a) O cântico de Débora (cap. 5). 

(b) Os Jebuseus em Jerusalém (1.21, cf. 2Sm 5.6-9). 

(c) Sidom ainda  é a cidade principal da Fenícia.   Tiro tornou-se cidade principal no século doze a.C. 

(d) Os cananeus estavam ainda em Gezer (1.29). 

2.6.2. Posteriores 

(a) Siló tinha sido destruída (18.31) cerca de 1100 a.C.; 1Sm 4.12; 7.2; Jr 7.14; 1Rs 14.4). 

(b) Implicação   de uma data durante o período da monarquia (17.6; 18.1; 21.25).  (c) Implicação   de uma data depois do início das invasões   assírias (18.30; 2Rs 15.17-22).  2.6.3.  Segundo alguns a sua composição   teria seguido o seguinte desenvolvimento  (a) Tradições   orais, do século décimo segundo ao século décimo antes de Cristo.  (b) Tradições   escritas, do século décimo segundo ao nono século antes de Cristo.  (c) Forma final, cerca do sexto século antes de Cristo. 

 

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