Livros Históricos - Teologia 36.
Capítulo 1 
O Livro de Josué  
1.1. O seu lugar no
Cânon  
Esboço   do Livro 
I. Preparação para Entrar e
a Entrada em Canaã (1.1-5.15)  A. Deus
Designa Josué (1.1-9)  B. Preparação para
a Travessia do Jordão (1.10-3.13)  C. A
Travessia do Rio Jordão (3.14-4.25)  D.
Circuncisão, Páscoa e Reunião em Gilgal (5.1-15)  II. A Conquista da Terra Prometida
(6.1-13.7)  A. Conquistas 
1. Vitória em Jericó
(6.1-27)  
2. Derrota em Ai pelo
Pecado de Acã   (7.1-26)  
3. Vitória em Ai
(8.1-29)  
4. Adoração e
Renovação   do Concerto em Siquém
(8.30-35)  B. Conquistas 
C. Conquistas 
1. Seis Cidades de Refúgio
(20.1-9)  
2. Cidades dos Levitas
(21.1-45)  
D. Retorno das Tribos do
Leste (22.1-34)  
IV. Mensagens de Despedida
de Josué   (23.1- 24.28)  
A. Aos Governantes de
Israel (23.1-16)  
B. A Todo Israel; Renovação
do Concerto em Siquém (24.1-28) 
Conclusão (24.29-33)  A. Morte e
Sepultamento de Josué (24.29-31)  B.
Sepultamento dos Ossos de José (24.32) 
C. Morte e Sepultamento de Eleazar (24.33)  
Com este livro começa a
segunda divisão do Antigo Testamento. Segundo o arranjo do cânone judaico,
Josué  é o primeiro livro da divisão
chamada de Os Livros Históricos. Os autores não teriam de ter ocupado o ofício
de profeta, mas de ter tido o dom profético. Um levita ou um sacerdote, por
exemplo, podia ocupar seu ofício não profético mas também ter o dom de profecia
(2Cr  20.14).  Samuel 
era  juiz,  mas 
ocupava  o  ofício 
adicional  de  profeta 
e  oficiava  cerimônias 
sacrificiais,  uma  função sacerdotal. A classificação, então,
focaliza o dom profético do autor e a maneira de abordar o assunto.  
Segundo o cânone cristão,
com base na Septuaginta, Josué  é o
primeiro dos doze livros históricos. Esta maneira de classificar os livros
parece olhar-lhes sob o prisma do tipo literário observado neles, o de
narrativa histórica. Alguns estudiosos modernos preferem  juntar 
Josué   com  o 
Pentateuco  e  assim 
falar  do  Hexateuco. 
Ainda  outros  desses 
dizem  que  os 
livros  de Deuteronômio, Josué,
Juízes, Samuel e Reis formam uma unidade que designam como "A Obra
Histórica Deuteronomista". Por isto, os livros de Gênesis, Êxodo,   Levítico e Números devem ser também
considerados como uma unidade, designada de "Tetrateuco".   Embora 
haja  algum  valor 
em  estudar  tais 
teorias,  parece-nos  melhor 
manter  a  unidade 
do  Pentateuco, agrupando Josué
com os livros que o seguem.  
Na continuação do
Pentateuco encontram-se os livros históricos. No Cânon da Bíblia hebraica, os
seis livros de Josué: Juízes, 1 Samuel, 2 Samuel, 1 Reis e 2 Reis formam um
conjunto que é   denominado genericamente
de Profetas Anteriores. Esse título vem de uma antiga tradição, segundo a qual
esses livros foram compostos por alguns dos profetas de Israel. Quanto ao
qualificativo "anteriores", parecem dever-se ao lugar que lhes foi
reservado no cânon hebraico, para diferenciá-los dos "Profetas posteriores":
Isaías, Jeremias, Ezequiel e os doze Profetas Menores.  
Que o Santo
Espirito do Senhor, ilumine o nosso entendimento
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