Livro De Apocalipse - Teologia 35.11
Três Principais Divisões do Livro de Apocalipse
Part 3:
Não importa
o quão corrupto um pecador pode ser, se ele deseja crer no Senhor Jesus como
Salvador, ele será instantaneamente salvo. Uma vez salvo e regenerado, ele deve
procurar desenvolver essa nova vida nele e servir ao Senhor fielmente a fim de
que possa obter a recompensa. Ele é salvo por meio da obra de Cristo, ele é
recompensado pelas suas próprias obras. Ele é salvo por meio da fé; ele é
recompensado pelas obras. Deus quer salvar um pecador indigno, mas Ele não
recompensa um crente indigno. Antes que alguém conheça ao Senhor, se ele quer
reconhecer a si mesmo como pecador, e se ele vir ao Senhor Jesus e crer na Sua
morte substitutiva na cruz, ele será salvo e a benção eterna será garantida
para ele. Mas, de acordo com as Escrituras, depois de ter sido salvo ele será
colocado por Deus na carreira da vida para que ele possa trilhá-la. Se ele
vencer, será recompensado. Se ele for derrotado, não será recompensado. No
entanto ele não perderá a vida eterna por causa da sua derrota. Pois a salvação
é eterna. Aqui nós encontramos o mais equilibrado ensinamento, a perfeita
verdade. Infelizmente, algumas pessoas conhecem apenas a salvação. Eles se
contentam com meramente terem sido salvos e não se importam com a recompensa.
Quão triste é que as
pessoas tenham misturado salvação com recompensa. Eles julgam que a salvação é
mais difícil, exigindo seus supremos esforços de autodisciplina para atingi-la.
Mas esse não é o ensinamento da Bíblia. As Escrituras consideram a salvação
como aquilo que é mais fácil de alcançar; pois o Senhor Jesus, por Sua própria
iniciativa, já cumpriu tudo por nós. Mas as escrituras consideram a recompensa
como aquilo que é um tanto difícil de obter porque depende das obras que, por
nossa própria iniciativa, cumprimos através de Cristo.
Vamos ilustrar essa
questão dessa forma. Suponhamos que um homem rico abre uma escola gratuita.
Todos os que a freqüentam são livres de todas as despesas já que esse homem
rico paga por todas elas. Mas aqueles que alcançam excelência em aprender
recebem uma recompensa especial. Da mesma forma, a salvação pode ser comparada com entrar nessa
escola gratuita. Todos os que querem vir ao Senhor Jesus são salvos porque Ele
mesmo pagou o custo da salvação. É muito fácil tornar-se um estudante nessa
escola gratuita, já que não custa nada. Simplesmente vir já é suficiente. Da
mesma maneira, então, a salvação é o mais fácil. Ninguém precisa fazer nada, a
não ser crer. Mas para aquele que já é contado entre os estudantes, obter
recompensa não é tão fácil; ele deve trabalhar duro. Similarmente, não é tão
fácil para um crente ganhar as recompensas divinas; ele deve ter boas obras.
Que nenhum
leitor pense que é o suficiente ser salvo e deixe de buscar a recompensa da
mesma forma. Para qualquer pessoa verdadeiramente nascida de novo, o Senhor a
está chamando para perseguir a excelência espiritual – para obter recompensa. E
deveria ser para ele uma coisa natural persegui-la e obtê-la. Ainda que não
para seu próprio benefício, mas para ganhar o coração e a alegria de Deus. Pois
qualquer que é recompensado pelo Senhor tem alegrado o Seu coração. Assim como
um pecador deve ser salvo, também um crente deve ser recompensado. A recompensa para um crente é tão importante
como a salvação para um pecador. Se um santo fracassa em alcançar a recompensa,
não significa que ele sacrificou o seu lucro, mas apenas indica que a sua vida
não é santa, seu labor não é fiel e que ele não tem manifestado o Senhor Jesus
durante os seus dias de peregrino.
Ensinamentos recentes têm oscilado entre dois extremos. Alguns
julgam a salvação como sendo algo tão difícil que demande muito das pessoas.
Dessa forma, eles anulam a morte substitutiva e a obra da redenção do nosso
Senhor Jesus. Tal ensinamento põe toda a responsabilidade no homem e ignora
aquilo que a Bíblia diz sobre nós sermos salvos pela graça através da fé.
Alguns outros pensam que, já que tudo é de graça, então todos os que crêem no
Senhor Jesus serão não apenas salvos mas também recompensados com glória e
reinarão no futuro com o Senhor Jesus. E assim eles lançam toda a
responsabilidade sobre Deus e negligenciam o que é observado nas Escrituras:
que alguns crentes – apesar de serem salvos – sofrerão perda, todavia pelo
fogo. (1 Cor. 3.15).
No entanto, há um ensinamento mais equilibrado aqui. Antes que um
crente seja salvo, o Senhor Ele mesmo carrega a sua responsabilidade; depois
que o pecador crê, ele deve carregar a responsabilidade por si próprio. A obra
da salvação é totalmente operada pelo Senhor por ele, então crer já é o
suficiente. Mas essa questão da recompensa depende apenas das obras do crente,
e, portanto crer somente não é adequado. Assim como um pecador não pode ser
salvo por boas obras, um santo não pode ser recompensado por apenas crer. A
salvação é baseada na fé; a recompensa é julgada pelas obras. Sem a fé, não há
salvação; sem obras, não há recompensa. Se estudarmos cuidadosamente o Novo
Testamento, nós perceberemos o quão claramente Deus separa a salvação da
recompensa. A salvação é para os pecadores, mas a recompensa é para os
santos.(GT) Ambas são dadas divinamente: pecadores devem ser salvos e santos
devem ser recompensados. Deixar passar qualquer uma delas causaria grande
perda. Não misturemos, então, salvação e recompensa.
O que é salvação? É não perecer, mas ter vida eterna. Isso é o que
todos nós conhecemos. No entanto, isso não determina nossas posições na glória,
já que isso é determinado pelas recompensas. O que é recompensa? Pelas
Escrituras podemos ver que recompensa é
reinar com Cristo durante o reino milenar. Todo o crente tem a vida eterna; mas
nem todo crente será recompensado com o
direito de reinar com Cristo. O reino
dos céus no Evangelho de Mateus aponta para a parte celestial do reino milenar – ou seja, aponta para o nosso
reinado com Cristo. Todo o leitor cuidadoso do Evangelho pode ver a diferença
entre vida eterna e o reino dos céus. Para ter vida eterna é requerido apenas
fé, mas para ganhar o reino dos céus demanda violência a si mesmo (ver Mat.
11.12). Assim como ser salvo é ter vida eterna, ser recompensado é entrar no
reino dos céus.
Apressemo-nos em direção a esse alvo. Que Deus nos habilite para
abandonarmos tudo por amor dEle, a fim de que recebamos o Seu galardão. Ser
salvo é algo presente e instantâneo, porque está escrito na palavra de Deus que
aquele que crê tem a vida eterna (veja o Evangelho de João). A recompensa é
algo no futuro, pois a Escritura diz que quando o Senhor vier, “então cada
homem receberá o seu louvor de Deus” (I Cor. 4.5). Salvação é agora, galardão é
depois. Não misturemos os dois, porque há uma grande diferença entre os
princípios que governam salvação e recompensa. A salvação mostra a graça de
Deus porque Ele não nos recompensa de acordo com nossos pecados, antes salva
todos nós que cremos no Senhor Jesus. A recompensa expressa a justiça de Deus
porque Ele recompensa os santos de acordo com as suas boas obras. Qualquer que
o servir fielmente receberá recompensa.
Nunca esqueçamos
de que o nosso Deus não é apenas gracioso, nem apenas justo; o Seu caráter
revela tanto graça quanto justiça. Salvar pecadores é o Seu ato de graça;
recompensar os santos é o Seu ato de justiça. Nós anteriormente observamos que
o livro de Apocalipse expressa a justiça de Deus. Saber a diferença entre
salvação e recompensa é essencial para o entendimento desse livro. Senão seria
difícil explicar o justo tratamento de Deus com os santos que é delineado
nestas páginas.
Através de João,
Deus deu a palavra da vida eterna. No seu Evangelho, ele mostra o caminho para
a vida eterna. Nas suas epístolas, ele descreve as manifestações da vida
eterna. Mas no livro de Apocalipse, ele revela o julgamento dos salvos. E por
essa razão o último livro da Bíblia toca muito pouco na questão da salvação dos
que crêem e toca muito fortemente na questão da sua recompensa. Suas
páginas falam de justiça, e o galardão é
um ato de justiça de Deus. Ao lermos os capítulos 2 e 3 nós não vemos a questão
da salvação, mas vemos a vida cristã, as obras dos crentes e a sua vitória. Tal
conhecimento nos ajudará a entender o
sentido não apenas desses dois capítulos, mas também de todo o livro.
Que o Santo Espirito do Senhor, ilumine
o nosso entendimento
Não perca tempo, Indique esta maravilhosa
Leitura
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