História De Israel – Teologia 31.382
CAPÍTULO 34
TITO DERROTA UM GRANDE NÚMERO DE JUDEUS E EM SEGUIDA APODERA-SE DE TARIQUÉIA.
282. Estas palavras de Tito inspiraram aos seus soldados tal entusiasmo e desejo de combater, que pareciam ter algo de divino; eles viram com tristeza Trajano chegar com quatrocentos soldados de cavalaria, porque consideravam uma diminuição de glória, a parte que eles tivessem na vitória. Vespasiano mandou também nesse mesmo tempo Antônio Silom, com dois mil arqueiros ocupar a montanha em frente da cidade, a fim de impedir, como fizeram, que aqueles que deviam montar guarda nas muralhas, se apresentassem para defendê-las. Tito, para parecer mais forte, colocou seus soldados em batalha, sobre uma linha que compreendia também uma grande frente, como a dos inimigos, impeliu por primeiro seu cavalo para rompê-la e todos seguiram-no com grandes gritos. Os judeus, embora assustados com tal ousadia e tanta ordem, opuseram alguma resistência; mas, não podendo por mais tempo resistir à cavalaria, foram calcados sob as patas dos cavalos; muitos morreram ali mesmo e outros fugiram em desordem para a cidade. Os romanos perseguiram-nos com ardor, mataram os da retaguarda, anteciparam-se aos outros, pela rapidez de seus cavalos e feriram a muitos e obrigaram os que já estavam perto das trincheiras a voltar para o campo; lá mataram-nos quando, em tanta desordem, eles caíam uns sobre os outros. Dessa grande multidão só se salvaram os que puderam voltar à cidade.
Ocorreu então uma grande divergência entre os habitantes e os estrangeiros; os primeiros, que se tinham contra vontade imiscuído nessa guerra, tinham por isso muito maior aversão, depois de tão infeliz resultado; estes, cujo número era muito grande, continuavam a obrigá-los a isso. Assim, surgiu uma grande dis-sensão, como era fácil de se imaginar pelos gritos, que eles estavam prestes a combater entre si mesmos. Como Tito estava perto das muralhas, pôde ouvi-los facilmente e para aproveitar a ocasião disse aos seus com um tom de voz que poderia animá-los ainda mais: "Por que vos demorais, companheiros, em con-quistar a vitória que Deus colocou em vossas mãos? Não ouvis os gritos dos que a fuga salvou da vossa vingança? A cidade é nossa, contanto que a ataquemos com rapidez e coragem. Não poderíamos, de outro modo, nada fazer de grande. Mas não perdendo um só momento, nossos inimigos não terão a oportunidade de se reunir, nem nossos amigos, tempo de nos vir ajudar. Assim acrescentaremos à vitória que acabamos de conquistar com tão poucos homens sobre um número tão grande, a honra de termos sozinhos nos apoderado da cidade".
Depois de ter assim falado, montou a cavalo e seguido pelos seus, atacou do lado do lago e foi o primeiro a entrar na cidade. Tão extraordinária ousadia espantou de tal modo os que estavam de guarda daquele lado, que fugiram; Jesus, com os dele, fugiu para o campo; outros correram para o lago e caíram nas mãos dos romanos; outros eram mortos, quando queriam subir às barcas; outros ainda, quando tentavam a nado alcançar os que estavam mais afastados. A matança era, ao mesmo tempo, muito grande, na cidade, não sem resistência dos estrangeiros, que não tinham podido fugir com Jesus; mas os habitantes da cidade não se defendiam, porque, não tendo aprovado a guerra, esperavam que os romanos os perdoassem.
Tito, depois de ter dizimado os revoltosos, ordenou que poupassem o povo; os que se haviam salvado no lago, vendo a cidade tomada, afastavam-se quanto mais possível. Pode-se imaginar a alegria de Vespasiano ante este glorioso resultado, por seu filho, que, se podia dizer, tinha terminado uma grande parte daquela guerra. Ele ordenou imediatamente que vigiassem toda a cidade e seus arredores, a fim de que ninguém pudesse escapar; foi no dia seguinte ao lago e ordenou que se fizessem barcos para perseguir os que ali se haviam refugiado. Como havia na cidade grande abundância de material para isso e muitos operá-rios, em poucos dias eles os fizeram em grande número.
Que o Santo Espirito do Senhor, ilumine
o nosso entendimento
Não perca tempo, Indique esta maravilhosa
Leitura
Custo:O Leitor não paga Nada,
Você APENAS DIVULGA
E COMPARTILHA
.
0 Comentários :
Postar um comentário
Deus abençoe seu Comentario