História Da Igreja - Teologia
30.92
CÂNON IV
‐ É apropriado que, por
todos os meios, um bispo seja indicado por todos os bispos da província; mas
isto sendo difícil, seja por conta de necessidade urgente ou por causa de distância,
três no mínimo deverão se reunir e os votos dos (bispos) ausentes serão também
dados e comunicados por escrito, para então se realizar a ordenação. Mas em
cada província a ratificação do que foi feito deverá ser submetida ao
Metropolita.
Nota
sobre o Cânon IV: Antes de tudo, temos de definir algumas palavras:
a. A
palavra grega "katastasin", usada no cânon, significa
"eleição".
b. A
palavra grega "keirotonian", usada pelo cânon apostólico, significa
consagração e imposição das mãos.
Assim sendo, o Concílio de Nicéia
definiu que três bispos, no mínimo, deveriam se reunir e eleger o(s)
candidato(s), mas com autorização dos bispos ausentes
ou sua aprovação à eleição realizada,
expressando‐se os ausentes por escrito. Além disso, o(s) candidato(s) seriam
submetidos à ratificação do metropolita da província que então, com dois ou
três bispos, procederiam a imposição das mãos e a consagração do seu escolhido.
Esse procedimento estava de acordo com
o cânon apostólico.
Foi o caso de Meletius,
provavelmente, o motivo desse cânon. Ele tinha nomeado bispos sem a
participação de outros da província e sem a aprovação do metropolita de
Alexandria, tendo esse fato ocasionado um cisma.
Outro ponto importante decorre deste
cânon. Os gregos diziam que ele retirava do povo o direito de votar. Na
verdade, anteriormente os gregos tinham tido amargas experiências com a
intervenção do poder dos príncipes e poderosos sobre as eleições, em detrimento
da Igreja. A Igreja Romana somente retirou
essa participação do povo na eleição
dos bispos no século XI. Mas, padeceu, por isso mesmo, muitas e maléficas
injunções dos reis e poderosos, e delas se
livrou com muito tempo e esforço.
A Igreja Romana entendeu atender à
regra do Concílio, determinando apenas duas coisas: que eram necessários três
bispos no mínimo para a consagração e
que competia ao metropolita a
confirmação.
Quem foi excomungado por algum bispo
não deve ser restituído por outro, a não ser que a excomunhão tenha resultado
de pusilanimidade ou contenda ou alguma outra razão semelhante. Para que esse
assunto seja resolvido convenientemente, deverá haver dois sínodos por ano em
cada província ‐ um na Quaresma e o outro no outono.
Que o Santo Espirito do Senhor, ilumine
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