História Da Igreja - Teologia
30.105
CÂNON XVII
‐ O sagrado e grande
Sínodo julga que doravante, após este decreto, quem quer que esteja registrado
no Clero e pratique a cobiça e o desejo irrefreável do lucro, esquecido da
Divina Escritura que diz: "Não dê seu dinheiro sob usura", e
emprestando dinheiro exigindo 50% de juros, ou quem quer
que pratique usura, seja se o faz
como transação secreta ou de outro modo, exigindo o total e mais uma parte,
seja usando outra persuasão qualquer para ganhar lucro imoral, deve ser deposto
do Clero e seu nome retirado do registro.
Nota
sobre o Cânon XVII: Se levarmos em consideração o ambiente em que foi redigido
este cânon, veremos que proíbe aos clérigos quaisquer tipos de usura, seja de
um percentual sobre o empréstimo, seja de obtenção de um lucro qualquer, sob
quaisquer circunstâncias. Embora o cânon se refira a
apenas dois casos de usura, ele
pretende abranger todo o ganho adquirido com empréstimos feitos pelos clérigos.
A Igreja tinha em mente a regra de perfeição de Jesus quando ensinou que:
"Dá a quem te pede e não voltes as costas a quem quer pedir
emprestado" (Mt 5,42), para que ajudássemos a quem necessitasse sem
receber nada em troca.
Essa regra de perfeição deveria nortear o procedimento dos
clérigos. Ao bom moço que queria ser perfeito ele exigiu que renunciasse a todos
os seus bens (Lc 10,17‐22).
O Sexto Concílio de Cartago não
expressou o verdadeiro sentido deste decreto. Em sua tradução não generalizou a
proibição da usura ao Clero, em qualquer
caso, de qualquer modo, mas penalizou
os clérigos "que eram flagrados, após este decreto, recebendo usura",
não mencionando outras formas de obtenção
de lucro imoral.
Os diáconos devem permanecer dentro
de suas atribuições. Não devem administrar a Eucaristia a presbíteros, nem
tomá‐la antes deles, nem sentar‐se entre
os presbíteros. Pois que tudo isso é
contrário ao cânon e à correta ordem.
Que o Santo Espirito do Senhor, ilumine
o nosso entendimento
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