História Da Igreja - Teologia
30.101
CÂNON XIII
‐ Com relação aos
agonizantes, a antiga lei canônica ainda é mantida, a saber: se alguém estava
na hora da morte não poderá ser privado do último e do extremamente
indispensável Viático. Mas, se alguém se recupera, tendo recebido a comunhão quando
estava desenganado, deverá ser‐lhe concedido permanecer em comunhão apenas nas
preces. Mas, em geral, no caso em que alguém se ache moribundo e, seja como
for, peça para receber a Eucaristia, fica a critério do bispo concedê‐la.
Nota
sobre o Cânon XIII: Segundo comenta Van Espen, não se pode negar que a
primitiva Igreja usou o nome de "Viático" não somente para denominar
a Eucaristia que era dada aos agonizantes, mas também para denominar a
reconciliação e imposição da penitência, e, em geral, tudo o que
pudesse conduzir alguém a uma boa
morte. Isso é demonstrado por Aubespine (lib.1, obs.cap.II).
Embora tivesse tal significado, o
sentido mais comum da palavra se referia simplesmente à Eucaristia, pois que,
não se pode negar, os fiéis dos primeiros tempos da
Igreja olhavam a
Eucaristia como um
complemento da perfeição
cristã, e como
o último selo
da esperança e
da salvação. Foi
por razões precipitadas que
depois do batismo e da confirmação, a Eucaristia foi dada até mesmo aos meninos
em início de vida.
No final da vida, a Eucaristia
acompanhava a reconciliação e a extrema‐unção, de forma que apropriada e
literalmente era denominada "o último Viático".
Ainda mais, era considerada
especialmente necessária aos penitentes porque por ela podiam voltar à paz da
Igreja, pois que a paz perfeita era concedida por
essa perfeita comunhão com a
Eucaristia. Citam‐se, a respeito, várias instâncias e várias versões antigas
deste cânon.
Balsamon e Zonaras também entendem o
cânon assim como citado, e assim está evidente nos comentaristas, como o
egípcio José, que em
sua Paráfrase Arábe deu ao cânon este título: "Com
relação aos excomungados e aqueles que tenham cometido algum pecado mortal, mas
desejam que lhes seja dada a Eucaristia."
Se alguns dos catecúmenos caíram em apostasia,
deverão ser somente "ouvintes" por três anos; depois poderão orar com
os catecúmenos.
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