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27 de abril de 2017

História Da Igreja - Teologia 30.03 - Imperador Octavius Augustus.

História Da Igreja - Teologia 30.03
 

Imperador Octavius Augustus.

O maior problema, porém, que permaneceu sem solução definitiva, foi o da sucessão no poder. Nunca existiu uma ordem sucessória bem definida, nem dinástica nem eletiva. Depois de Augustus, se revezaram no poder diversos membros de sua família. A história salientou as misérias pessoais e a instabilidade
da maior parte dos imperadores da Dinastia Julius‐Claudio como Caius Julius Caesar Germanicus, Calígula, imperador de 37 a 41 d.C., e Nero, de 54 a 68 d.C. É
provável  que  tenha  havido  exagero,  pois  as  fontes  históricas  que  chegaram  aos  tempos  modernos  são  de  autores  que  se  opuseram  de  frente  a  tais imperadores. Mas se a corrupção e a desordem reinavam nos palácios romanos, o império, solidamente organizado, parecia em nada se ressentir. O sistema econômico funcionava com eficácia, registrava‐se uma paz relativa em quase todas as províncias e além das fronteiras não existiam inimigos capazes de enfrentar o poderio de Roma. Na Europa, Ásia e África, as cidades, bases administrativas do império, cresciam e se tornavam cada vez mais cultas e prósperas. As diferenças culturais e sociais entre as cidades e as zonas rurais que as cercavam eram enormes, mas nunca houve uma tentativa de diminuí‐las.
Ao primitivo panteão romano juntaram‐se centenas de deuses e, na religião como no vestuário e em outras manifestações culturais, difundiram‐se modismos Egípcios e Sírios. A partir de suas origens obscuras na Judéia, o cristianismo foi‐se aos poucos propagando por todo o império, principalmente entre as classes baixas dos núcleos urbanos. Em alguns momentos, o rígido Monoteísmo de Judeus e cristãos se chocou com as conveniências políticas, ao opor‐se  à divinização, mais ritual que efetiva, do imperador. Registraram‐se então perseguições, apesar da ampla tolerância religiosa de uma sociedade que não acreditava verdadeiramente em nada. O império romano só começou a ser rígido e intolerante em matéria religiosa depois que adotou o cristianismo como religião oficial, já no século IV. O século II, conhecido como o Século dos Antoninus, foi considerado pela historiografia tradicional como aquele em que o Império Romano chegou a seu apogeu. De fato, a população, o comércio e o poder do império se encontravam em seu ponto máximo, mas começavam a perceber‐se sinais de que o sistema estava à beira do esgotamento. A última grande conquista territorial foi a Dácia e na época de Trajanus (98‐117 d.C.) teve
início um breve domínio sobre a Mesopotâmia e a Armênia. Depois dessa época, o império não teve mais forças para anexar novos territórios.
A da causa da decadência de Roma. Apesar da paz interna e da criação de um grande mercado comercial, a partir do século II não se registrou nenhum desenvolvimento econômico e provavelmente também nenhum crescimento populacional. A Itália continuava a registrar uma queda em sua densidade demográfica, com a emigração de seus habitantes para Roma ou para as longínquas províncias do Oriente e do Ocidente. A agricultura e a indústria se tornavam mais prósperas quanto mais se afastavam da capital. No fim do século II, começou a registrar‐se a decadência. Havia um número cada vez menor
de homens para integrar os exércitos, a ausência de guerras de conquista deixou desprovido o mercado de escravos e o sistema econômico, baseado no trabalho da mão‐de‐obra escrava, começou a experimentar crises em conseqüência de sua falta, já que os agricultores e artesãos livres haviam quase desaparecido da região ocidental do império. Nas fronteiras, os povos bárbaros exerciam uma pressão crescente, na tentativa de penetrar nos territórios do império. Mas se terminaram por consegui‐lo, isso não se deveu a sua força e sim à extrema debilidade de Roma. O século III viu acentuar‐se o aspecto Militar
dos Imperadores, que acabou por eclipsar todos os demais. Registraram‐se diversos períodos de anarquia militar, no transcurso dos quais vários imperadores lutaram entre si devido à divisão do poder e dos territórios. As fronteiras orientais, com a Péseia, e as do norte, com os povos germânicos, tinham sua segurança ameaçada. Bretanha, Dácia e parte da Germânia foram abandonadas ante a impossibilidade das autoridades romanas de garantir sua defesa. Cresceu o banditismo no interior, enquanto as cidades, empobrecidas, começavam a fortificar‐se, devido à necessidade de defender‐se de uma zona rural
que já não lhes pertencia. O intercâmbio de mercadorias decaiu e as rotas terrestres e marítimas ficaram abandonadas. Um acelerado declínio da população ocorreu a partir do ano 252 d.C., em conseqüência da peste que grassou em Roma. Os imperadores Aurelianus, regente de 270 a 275 d.C., e Diocletianus, de
284 a 305 d.C., conseguiram apenas conter a crise. Com grande energia, o último tentou reorganizar o império, dividindo‐o em duas partes, cada uma das
quais foi governada por um Augusto, que associou seu governo a um Caesar (César), destinado a ser o seu sucessor. Mas o sistema da Tetrarquia não deu resultados. Com a abdicação de Diocletianus, teve início uma nova guerra civil. Constantino I favoreceu o cristianismo, que gradativamente passou a ser adotado como religião oficial. O desgaste do mundo romano era tal que a antiga divisão administrativa se transformou em divisão política a partir de Theodosius, imperador de 379 a 395 d.C. O último a exercer sua autoridade sobre todo o império. Este adotou a Ortodoxia Católica como religião oficial, obrigatória para todos os súditos, pelo edito de 380 d.C. Theodosius I conseguiu preservar a integridade imperial tanto ante a ameaça dos bárbaros quanto contra as usurpações. No entanto, sancionou a futura separação entre o Oriente e o Ocidente do império ao entregar o governo de Roma a seu filho Honorius, e o de Constantinopla, no Oriente, ao primogênito, Arcadius. A parte oriental conservou uma maior vitalidade demográfica e econômica, enquanto
que o império ocidental, no qual diversos povos bárbaros efetuavam incursões, umas vezes como atacantes outras como aliados, se decompôs com rapidez.
O rei godo Alarico saqueou Roma no ano 410 d.C. As forças imperiais, somadas às dos aliados bárbaros, conseguiram, entretanto uma última vitória ao derrotar Átila nos Campos Catalaúnicos, em 451 d.C. O último imperador do Ocidente foi Romulus Augustus, deposto por Odoacrus no ano 476d.C., data que mais tarde viria a ser vista como a do fim da antigüidade. O império oriental prolongou sua existência, com diversas vicissitudes, durante um milênio, até a conquista de Constantinopla pelos Turcos, em 1453.


 AS DINASTIAS E OS IMPERADORES DE ROMA





 DINASTIA DOS JULIUS E CLAUDIUS (27 a.C. a 68 d.C.)







 DINASTIA DOS FLAVIUS E ANTONINUS (68 a 193 d.C.)






DINASTIA DOS SEVERUS (193 a 235 d.C.)



IMPERADORES MILITARES E USURPADORES (235 a 284 d.C.)




TETRARQUIA (284 a 307 d.C.)


CASA DE CONSTANTINUS I O GRANDE 
(307 a 392 d.C.)




 
CASA DE THEODOSIUS I E FIM DO IMPÉRIO (392 a 476 d.C.)



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