Homilética - Teologia 33.33

AS TRÊS FORMAS PRINCIPAIS DE SERMÃO
Tradicionalmente, as obras homiléticas diferenciam três tipos de sermão: o sermão temático (também chamado de sermão de tópico), cujos argumentos resultam do tema, independentemente do texto; o sermão textual, cujos argumentos principais são tirados do texto bíblico; e o sermão expositivo, cujos argumentos giram em torno da exposição exegética completa do trecho bíblico em pauta.
Atualmente, esta
classificação está sendo questionada por ser artificial (ociosa), confusa,
inútil, teórica e restritiva, pois qualquer mensagem bíblica é: temática, por
ter um tema principal; textual, porque se baseia em um ou alguns textos
bíblicos; e também expositiva, visto que expõe as idéias da Palavra de Deus.
"Cada sermão, pelo seu texto, pelo seu tema, pela sua tese e pela sua
argumentação, torna-se uma peça original, única, específica, que não comporta
classificação genérica em particular. É verdadeira perda de tempo o que se tem
feito nesse sentido". PMS, p. 43.
Reconhecemos que existem
várias maneiras de se classificarem os sermões. Poderíamos agrupar as mensagens
conforme seu conteúdo ou assunto principal, sua estrutura, seu método
psicológico (indutivo, expositivo) ou ainda sua categoria eclesiástica
(evangelísticas, exortativas, doutrinárias, de avivamento, devocionais,
inspirativas, consoladoras, nupciais, natalícias, cívicas, fúnebres, festivas
etc.).
O sermão temático (tópico)
É aquele cuja divisão é
extraída do tema. Em outras palavras, divide-se o tema, não o texto de onde o
tema é tirado.
Vantagens do sermão
temático:
1. É o de divisão mais
fácil. De fato, é o mais simples. É mais fácil dividir um tema do que um texto,
visto que este é mais complexo.
2. É o de lógica mais
fácil. O sermão temático é o que mais se presta à observação da ordem e da
harmonia das partes.
3. Conserva melhor a
unidade. A proporção entre o primeiro e o último ponto e a relação de harmonia
entre estes e o tema constituem o segredo de sua unidade. Assim, é mais fácil
ser mantido até o fim.
4. Presta-se melhor à
discussão de temas morais, evangelísticos e ocasionais.
5. Adapta-se melhor à arte
da oratória.
Que o Santo Espirito do Senhor, ilumine
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