
Homilética - Teologia 33.16
INSTRUÇÕES PRÁTICAS PARA A
EXEGESE
Os preparativos
fundamentais. Antes de iniciar o trabalho detalhado de exegese, o aluno precisa
familiarizar-se com o texto escolhido. É impossível conhecer alguém sem gastar
tempo e mostrar interesse pela pessoa. As boas relações não surgem da noite
para o dia, mas desenvolvem-se à medida que as partes interessam-se uma pela
outra, comunicam-se, passeiam juntas, dialogam. Para nos familiarizarmos com
qualquer texto bíblico, precisamos relacionar-nos com a passagem escolhida,
gastar tempo, meditar, prestar atenção nas palavras, orar. Familiarizar-se com
um texto bíblico é um processo lento, demorado, mas gratificante. Charles
Haddon Spurgeon, o rei dos pregadores ingleses do século XIX, disse a seus
estudantes que, se não conseguissem pregar pelo menos 50 vezes sobre o mesmo
texto, isso indicaria que ainda não haviam compreendido tal passagem em sua
plenitude.
Observemos os seguintes
passos metodológicos a serem seguidos para nos familiarizarmos com um texto
bíblico específico:
Obtenha uma sólida
impressão inicial do texto.
a. Leia o texto escolhido em voz alta diversas
vezes.
b. Leia versões bíblicas diferentes (EIBB,
ARA, ARC, BLH).
c. Memorize o conteúdo principal ou até todos
os versículos.
2. Esclareça o contexto.
a. Anote o que precede o texto.
b. Observe o que segue o texto.
c. Verifique qual o tema predominante dos
contextos imediato e remoto.
É importante distinguir o
contexto imediato (dentro do mesmo capítulo) do contexto remoto (dentro de
alguns capítulos ou até do livro inteiro).
A palavra contexto deriva
dos termos com e texto. No contexto, consideramos tudo o que vem com o texto,
ou seja, frases anteriores e posteriores, versículos anteriores e posteriores,
capítulos anteriores e posteriores. H. W. Robinson define o contexto como o
arcabouço mais amplo no qual uma passagem ocorre. Pode ser tão estreito como um
parágrafo ou capítulo, mas em última análise inclui o argumento maior do livro.
PB, p. 51.
Nossas perguntas quanto ao
contexto são estas:
1. Como a passagem se
relaciona com o material a seu redor e com o contexto remoto?
2. Como a passagem se relaciona
com o restante do livro?
3. Como a passagem se
relaciona com a Bíblia como um todo?
4. Como a passagem se
relaciona com a cultura, o momento histórico e o pensamento teológico da época
em que foi escrita?
* Veja o gráfico na edição
impressa
O contexto do capítulo 3
(da mesma carta) fala da excelência do ministério da nova aliança. Devemos
apenas sublinhar a palavra ministério cada vez que aparece em 2 Coríntios 3 e 4
para perceber que este é o cerne do assunto exposto por Paulo.
Exemplo 2: Lucas 15.11ss.
No contexto, descobrimos
que Lucas relata três parábolas que se referem a coisas perdidas: a ovelha
perdida, a dracma perdida e o filho perdido. Só falta esclarecer teologicamente
o termo perdido e relacioná-lo aos publicanos e pecadores de Lucas 15.1 para
obter o núcleo organizador de Lucas 15: o amor de Jesus pelos pecadores
perdidos.
Em textos sinópticos,
deve-se fazer uma comparação resumida, observando o material peculiar e os
trechos omissos de cada evangelista, elaborando uma cronologia dos acontecimentos.
Para isso, pode-se usar a obra Harmonia dos Evangelhos, de S. L. Watson e W. E.
Allen. A finalidade de uma sinopse ou harmonia dos evangelhos é a organização
da matéria dos quatro evangelhos canônicos em colunas paralelas, de modo a
facilitar sua comparação nos trechos em que tratam do mesmo assunto e o realce
da matéria peculiar a cada um deles, bem como as diferenças de estilo dos
autores. Procura-se também dispor em ordem cronológica a narrativa, para que
seja conexa e contínua no maior grau possível à história da vida de Jesus. W.
E. Allen, prefácio à segunda edição de S. L. Watson e W. E. Allen, Harmonia dos
Evangelhos (Rio de Janeiro: JUERP, 1979).
Exemplo: Jesus prediz que Pedro o
negará
Marcos
14.27-31 27 Então lhes disse Jesus:
Todos vós vos escandalizareis, porque está escrito: Ferirei o pastor, e as
ovelhas ficarão dispersas. 28 Mas,
depois da minha ressurreição, irei adiante de vós para a Galiléia. 29 Disse-lhe Pedro: Ainda que todos se
escandalizem, eu jamais! 30
Respondeu-lhe Jesus: Em verdade te digo que hoje, nesta noite, antes que duas
vezes cante o galo, tu me negarás três vezes.
31 Mas ele insistia com mais veemência: Ainda que me seja neces-sário
morrer contigo, de nenhum modo te negarei. Assim disse- ram todos.
|
Mateus
26.31-35 31 Então Jesus lhes disse:
Esta noite todos vós vos escandaliza-reis comigo; porque está escrito:
Ferirei o pastor, e as ovelhas do rebanho ficarão disper-sas. 32 Mas, depois da minha ressurreição, irei
adiante de vós para a Galiléia. 33
Disse-lhe Pedro: Ainda que venhas a ser um tropeço para todos, nunca o serás
para mim. 34 Replicou-lhe Jesus: Em
verdade te digo que, nesta mesma noite, antes que o galo cante, tu me negarás
três vezes. 35 Disse-lhe Pedro: Ainda
que me seja necessário morrer contigo, de nenhum modo te negarei. E todos os
discípulos disseram o mesmo.
|
Lucas
22.31-34 31 Simão, Simão, eis que
Satanás vos reclamou para vos peneirar como trigo. 32 Eu, porém, roguei por ti, para que
a tua fé não desfaleça; tu, pois, quando te converteres, fortalece os teus
irmãos. 33 Ele, porém, respondeu:
Senhor, estou pronto a ir contigo, tanto para a prisão, como para a
morte. 34 Mas Jesus lhe disse:
Afirmo-te, Pedro, que hoje três vezes negarás que me conheces, antes que o
galo cante.
|
João
13.36-38 36 Perguntou-lhe Si-mão
Pedro: Senhor, para onde vais? Res- pondeu Jesus: Para onde vou, não me podes
seguir agora; mais tarde, porém, me seguirás. 37 Replicou-lhe Pedro: Senhor, por
que não posso seguir-te agora? Por ti darei a própria vida. 38 Respondeu Jesus: Darás a tua vida por
mim? Em verdade, em verdade te digo que jamais cantará o galo antes que me
negues três vezes.
|
Que o Santo Espirito do Senhor, ilumine
o nosso entendimento
Não perca tempo, Indique esta maravilhosa Leitura
Custo:O Leitor não paga Nada,
Você APENAS DIVULGA
E COMPARTILHA
.
0 Comentários :
Postar um comentário
Deus abençoe seu Comentario