
Homilética - Teologia 33.04
A RELAÇÃO ENTRE A
HOMILÉTICA E OUTRAS DISCIPLINAS
Como disciplina teológica,
a homilética pertence à teologia prática. As disciplinas que mais se aproximam
da homilética são a hermenêutica e a exegese.
Enquanto a hermenêutica é
a ciência, arte e técnica de interpretar corretamente a Palavra de Deus, e a
exegese a ciência, arte e técnica de expor as idéias bíblicas, a homilética é a
ciência, arte e técnica de comunicar o evangelho. A hermenêutica interpreta um
texto bíblico à luz de seu contexto; a exegese expõe um texto bíblico à luz da
teologia bíblica; e a homilética comunica um texto bíblico à luz da pregação
bíblica.
A homilética depende
amplamente da hermenêutica e da exegese. Homilética sem hermenêutica bíblica é
trombeta de som incerto (1 Co 14.8) e homilética sem exegese bíblica é a mera
comunicação de uma mensagem humanista e morta.
A homilética deve valer-se
dos recursos da retórica (assim como da eloqüência), utilizar os meios e
métodos da comunicação moderna e aplicar a avançada estilística. Não se pode
ignorar o perigo de substituir a pregação do evangelho pelas disciplinas
seculares e de adaptar a pregação do evangelho às demandas do secularismo. A
relação entre a homilética e as ciências modernas é de caráter secundário e
horizontal; pois as Escrituras Sagradas são a fonte primária, a revelação
vertical, o fundamento básico de toda a homilética evangélica.
Por isso, o apóstolo Paulo
escreveu aos coríntios: (Eu, irmãos, quando fui ter con- vosco, anunciando-vos
o testemunho de Deus, não o fiz com ostentação de lingua-gem, ou de sabedoria.
Porque decidi nada saber entre vós, senão a Jesus Cristo, e este crucificado. E
foi em fraqueza, temor e grande tremor que eu estive entre vós. A minha palavra
e a minha pregação não consistiram em linguagem persuasiva de sabedoria, mas em
demonstração do Espírito e de poder, para que a vossa fé não se apoiasse em
sabedoria humana; e sim, no poder de Deus) (1 Co 2.1-5).
Que o Santo Espirito do Senhor, ilumine
o nosso entendimento
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