
Homilética - Teologia 33.15
A necessidade da exegese
ilustrada
(Veja o gráfico na edição
impressa)
Assim, a nossa pregação
torna-se bíblica quando nos submetemos à autoridade do texto, ouvimos e
obedecemos a seus princípios e ordens, analisamos criteriosamente suas
palavras, seus costumes e seus personagens, interrogamos seu contexto
histórico, cultural e bíblico, esclarecemos as dúvidas que surgem na primeira leitura
e apropriamo-nos de seu conteúdo pela fé.
O ponto de partida da
exegese é o texto. Seu alvo é uma exposição bíblica compreensível para os
ouvintes. A finalidade da exegese é dispor os elementos a serem expostos de
maneira clara, lógica, seqüencial, progressiva e estética, de sorte a formar um
conjunto convincente. PMS, p. 41. O alvo da exegese é duplo: compreensão por
parte do pregador e compreensão por parte do ouvinte.
BÍBLIA ------------------»
PREGADOR --------------------» OUVINTES
Na pregação do evangelho,
expomos a idéia principal, o cerne de um texto bíblico. É praticamente
impossível apresentar cientificamente todos os pormenores e detalhes de um
texto bíblico. Não podemos sobrecarregar nossos ouvintes nem fazer da mensagem
bíblica um discurso puramente acadêmico. O importante é limitar-se ao
significativo e essencial num texto bíblico. A exegese científica é um trabalho
indicado para os comentários, para os cursos de mestrado e para os professores
de seminários evangélicos. A exegese do pregador é uma tarefa limitada ao
essencial do texto, à compreensão popular da igreja e objetiva uma mensagem de
aproximadamente 30 minutos. Nessa exegese limitada, é legítimo pesquisar os
termos principais com mais atenção, deixando de lado expressões secundárias.
Contudo, uma simples
exposição mecânica ou técnica do texto bíblico não produz automaticamente os
resultados desejados pela congregação. É preciso fazer a exegese sob a
orientação divina, num espírito de submissão, obediência e oração. A exegese
bíblica é uma atividade espiritual que exercemos na presença de nosso Senhor
Jesus Cristo.
Então, como fazer a
exegese de um texto bíblico? Os dez passos didáticos expostos a seguir o
ajudarão a exercer e desenvolver a arte da exegese bíblica:
1. Leia o texto em voz
alta e em espírito de oração várias vezes (o grande pregador Dr. Campbell
Morgan costumava ler pelo menos 50 vezes a passagem que ia expor), comparando-o
com versões bíblicas diferentes para obter uma maior compreensão de seu
conteúdo.
2. Reproduza o texto com
suas próprias palavras, sem olhar na Bíblia, para verificar se realmente
entendeu o conteúdo (Bezzel memorizava todos os textos sobre os quais pregava).
3. Observe o contexto
imediato e o remoto (veja pp. 38ss.).
4. Verifique a forma
literária do texto (história, milagre, parábola, ensino, advertência, promessa,
profecia, testemunho, oração, introdução etc.) e tente estruturá-lo (e. g., Ef
1.1-2; 15-23; Lc 4.38-39).
5. Determine o significado
exato de cada palavra básica, com sua origem e seu uso pelo autor e no restante
do testemunho bíblico (e. g., Rm 3.21-31; 5.1).
6. Anote peculiaridades do
texto (palavras que se repetem, contrastes, seqüências, conclusões, perguntas,
teses) e faça uma comparação sinótica, caso o texto pertença aos evangelhos (veja
pp. 35-36).
7. Pesquise as
circunstâncias históricas e culturais (época, país, povo, costumes, tradição;
e. g., Ap 19.15).
8. Elabore as mensagens de
cada versículo ou termo principal por meio de versículos paralelos (em palavras
e assuntos), de seu núcleo, de sua relação com a história da salvação, de
perguntas didáticas (quem, o que, por que etc.) e de comentários bíblicos,
léxicos, dicionários e manuais bíblicos (e. g., Mt 12.38-42).
9. Estruture o texto
conforme seu conteúdo principal e organizador e suas seções secundárias (e. g.,
Lc 19.1-10).
10. Resuma o trabalho
exegético feito até este ponto com a frase: O assunto mais importante deste
texto é...
Você deve memorizar estes
dez passos didáticos e aplicá-los na preparação de qualquer estudo bíblico ou
mensagem da Palavra de Deus. Você não pode dispensar-se dessas etapas. Sua
negligência seria como a de um mecânico ignorante que conserta um carro sem
usar suas ferramentas!
Exemplo 1: Mateus 9.9-13
1. Após ter lido o texto
várias vezes e comparado suas palavras com versões bíblicas diferentes, resuma
a impressão geral do trecho.
2. Qual o contexto dessa
passagem?
a. contexto
imediato de Mateus 9
b. contexto
do evangelho de Mateus (os capítulos anteriores e posteriores)
c. contexto
remoto do livro inteiro (a estrutura do evangelho de Mateus)
3. Como esse texto poderia
ser estruturado?
4. Faça uma comparação
textual com várias versões bíblicas, anotando as diferenças.
5. Faça uma comparação
sinótica desse texto para descobrir a cronologia dos acontecimentos, o material
peculiar e os trechos omissos de cada um dos evangelistas.
a. o material peculiar de
Mateus
b. o de Marcos
c. o de Lucas
d. o material omisso de
Mateus
e. o de Marcos
f. o de Lucas
g. a cronologia sinótica
h. resumo em uma só versão
6. Explique os costumes
alfandegários romanos.
7. Qual era a relação
entre judeus em geral e os publicanos e pecadores?
8. Qual era a atitude de
João Batista frente aos publicanos e pecadores?
9. Como Jesus Se
relacionava com os publicanos e os pecadores?
10. Quem eram os fariseus
(origem, atitudes, crenças, posição)?
11. Por que os fariseus
opuseram-se a Jesus (v. 11)?
12. Fale sobre Cafarnaum
(lugar, origem, significado, tamanho, importância).
13. Quem era Mateus (ou
Levi; ligações familiares, profissão, religião, características, menção nos
evangelhos)?
14. No versículo 9, qual o
significado do verbo ver, empregado por Jesus, em relação à vocação de Mateus?
Será que os autores dos demais evangelhos usam esse verbo em outras
circunstâncias?
15. Quais as conseqüências
implícitas do ato de seguir a Jesus?
a. conforme Lc 5.28
b. conforme Mt 19.21
c. conforme Lc 19.1-10
16. Segundo os versículos
10 e 11, quais os motivos de Mateus ao convidar Jesus à sua própria casa?
17. Por que os judeus
consideravam os publicanos e pecadores indivíduos de segunda classe?
18. O que significa a
frase: ... come o vosso Mestre com os publicanos e pecadores?
19. Como Jesus descreve
Sua missão nos versículos 12 e 13, e qual seu significado?
20. Por que Jesus citou
Oséias 6.6?
21. Quais as diferenças
entre Oséias 6.6 e sua citação feita por Jesus?
22. Em que e por que
revela-se na ação de Jesus a misericórdia divina?
23. Quais as implicações
do fato de chamar os pecadores?
24. Será que os fortes e
justos não precisam da misericórdia divina? (Consulte alguns comentários.)
25. Qual a origem, o
significado e o uso do termo bíblico misericórdia? (Consulte o NDB, o NDITNT e
o NTI.)
Exemplo 2: Mateus 8.1-4
Use as dez regras
didáticas expostas anteriormente para elaborar esta exegese.
1. Em espírito de oração, leia o texto em voz
alta diversas vezes. Em seguida, anote o primeiro impacto que a passagem causou
em você.
2. Agora, repita o texto com suas próprias
palavras, sem olhar na Bíblia, para verificar se realmente compreendeu seu
conteúdo.
3. Observe os contextos imediato e remoto.
4. Verifique a forma literária do texto e
tente estruturá-lo.
5. Determine o significado exato de cada
palavra básica, assim como sua origem e seu uso na Bíblia.
6. Anote as peculiaridades do texto (palavras
que se repetem, contrastes, seqüências, conclusões, perguntas, teses) e faça
uma comparação sinóptica com Marcos 1.40-45 e com Lucas 5.12-16.
7. Pesquise as circunstâncias históricas e
culturais (época, país, povo, costumes, tradições) desse texto.
a. O que era a lepra na época
neotestamentária?
b. Qual a função do sacerdote com respeito à
lepra?
c. Qual a responsabilidade do sacerdote num
caso de cura da lepra?
d. Que povo presenciou o milagre da cura de um
leproso?
8. Desenvolva o significado de cada versículo
ou tema principal.
v. 1: "seguiram"
a. O que significa o verbo "seguir"
no Novo Testamento?
b. O que significa o verbo "seguir"
aqui?
v. 2: "eis"
a. Como o Novo Testamento emprega esse termo?
b. Qual seu significado aqui?
v. 2: "adorou-o"
a. Qual o significado do verbo
"adorar" na Bíblia?
b. Como se deve adorar? (Consulte dicionários
e comentários bíblicos, a chave bíblica e a BVN.)
c. Que atitude é expressa na adoração?
v. 2: "se quiseres"
a. O que o leproso quis dizer com essa frase?
v. 2: "purificar-me"
a. Qual o significado da purificação na
Bíblia?
b. Qual a importância da purificação na lei de
Moisés?
c. Por que o leproso desejava ser purificado?
v. 3: "tocou-lhe"
a. Que atitude de Jesus é expressa por esse
verbo?
b. Qual o significado desse verbo para o
leproso?
v. 3: "quero"
a. O que Jesus quer?
b. Qual é a vontade de Jesus?
v. 3: "imediatamente"
a. Qual o significado dessa palavra?
b. Quantas vezes aparece no evangelho de
Mateus?
v. 4: "não digas a ninguém"
a. Por que Jesus fez essa proibição?
b. Isso acontece em outras ocasiões no Novo
Testamento?
v. 4: "fazer a oferta"
a. Por que esta oferta é necessária?
b. Qual sua finalidade?
c. Será que o Novo Testamento também relata
esse costume em outras partes?
9. Estruture o texto
conforme seu conteúdo principal e organizador e de acordo com as seções
secundárias.
a. O leproso pede ajuda:
_ ele se prostra diante de Jesus
_ ele confia na vontade e no poder de Jesus
b. Jesus concede a cura:
_ Ele toca o leproso
_ Ele cura o leproso
_ Ele envia o leproso ao sacerdote
10. Resuma o trabalho
exegético desenvolvido até aqui com a seguinte frase: O assunto principal desta
passagem é... (ou esse texto fala sobre... )
Que o Santo Espirito do Senhor, ilumine
o nosso entendimento
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