Escatologia - Teologia 17.87
9.2- O DIA DO SENHOR
A doutrina da grande
tribulação tem sido
discutida em vários
ramos da escatologia
bíblica, seja por
milenistas ou amilenistas.
Nas Escrituras encontramos não poucas passagens falando de
um período de tempo em que
Deus traria juízo sobre Israel e os gentios; este período é
chamado de grande tribulação.
Para
entendermos melhor este ensino é necessário identificar este período não só no
Novo Testamento, mas também, e principalmente, no Velho
Testamento,
já que um dos propósitos é trazer os judeus a uma conversão
definitiva.
São fartas a passagens que mencionam o dia do Senhor como
também outros nomes dados ao mesmo acontecimento, onde a principal idéia é de
juízo contra o Israel impenitente.
Vejamos alguns nomes dados à grande tribulação no Velho Testamento:
Isaías
13:9 Eis que o dia do SENHOR vem, horrendo, com furor e ira ardente,
para pôr a terra em assolação e destruir os pecadores dela.
Ezequiel
13:5 Não subistes às brechas, nem reparastes a fenda da casa de Israel, para
estardes na peleja no dia do SENHOR.
Joel
2:1 Tocai a buzina em Sião e clamai em alta voz no monte da minha santidade;
perturbem-se todos os moradores da terra, porque o dia do
SENHOR vem, ele está perto.
Isaías 10:3 Mas que fareis vós outros no dia da
visitação e da assolação que há de vir de longe? A quem recorrereis para
obter socorro e onde deixareis a vossa
glória,(...)?
Jeremias 46:10 Porque
este dia é o dia do Senhor JEOVÁ dos Exércitos, dia de vingança para se
vingar dos seus adversários; e a espada devorará, e fartar-se-á, e embriagar-se-á com o sangue
deles; porque o Senhor JEOVÁ dos Exércitos tem um sacrifício na terra do Norte,
junto ao rio Eufrates.
Isaías 13:13 Pelo que farei estremecer os céus; e a terra
se moverá do seu lugar, por causa do furor do SENHOR dos Exércitos e por causa
do dia da sua ardente ira.
Isaías 17:11 No dia em que as plantares, as cercarás e,
pela manhã, farás que a tua semente brote; mas a colheita voará no dia da
tribulação e das dores insofríveis.
Ezequiel
7:7 vem a tua sentença, ó habitante da terra. Vem o tempo; chegado é o dia
da turbação, e não da alegria, sobre os montes.
O dia do Senhor não se trata literalmente do espaço de
vinte e quatro horas, mas sim de um período, como em Gn 2:4; Is 22:5 e Hb 3:8.
Este período será entre as vindas de
Jesus, ou seja, o arrebatamento e seu retorno em glória.
“Dia” no hebraico,
yôm, significa: luz do dia, dia, tempo momento, ano. Como vemos seu significado
é abrangente, pode significar “luz do dia” como em Gn 8:22: “Enquanto durar a terra, não
deixará de haver sementeira e ceifa, frio e calor, verão e inverno, dia e
noite.”; período de vinte quatro horas como em Gn 39:10: “Falando ela a José todos os
dias, e não lhe dando ele ouvidos, para se deitar com ela e estar com ela,”; em
Gn 2:17 yôm refere-se a um momento:
“mas da árvore do conhecimento do bem e do mal não comerás; porque, no dia em
que dela comeres, certamente morrerás.”; sua forma plural, yãmîm, aparece em Ex13:10, significando ano:
“Portanto, guardarás esta ordenança no determinado tempo, de ano em ano.” Finalmente yôm
com referencia
a
espaço de tempo, encontramos em Gn 2:3 “E abençoou Deus o dia sétimo e o
santificou; porque nele descansou de toda a obra que, como Criador, fizera.”
É acordo entre
a maioria dos
teólogos que este
sétimo dia não trata
de um dia
literal, mas de
um período que
vai desde a
criação até a
vinda de Cristo.
(Adaptação do dic.Vine).
No
novo Testamento também temos referências ao “dia do Senhor”
1 Ts 5:2 Pois vós mesmos estais inteirados com
precisão de que o Dia do Senhor vem como ladrão de noite.
2 Ts 2:2 A que não
vos demovais da vossa mente, com facilidade, nem vos perturbeis, quer por
espírito, quer por palavra, quer por epístola, como se procedesse de nós, supondo tenha chegado
o Dia do Senhor.
2 Pedro 3:10 Virá,
entretanto, como ladrão, o Dia do Senhor, no qual os céus passarão com
estrepitoso estrondo, e os elementos se desfarão abrasados; também a terra e as obras que
nela existem serão atingidas.
Não devemos confundir
com o “dia de Cristo”, como está expresso em Filipenses 1:6; 1:10; 2:16, com o
dia do Senhor, este dia refere-se não ao tempo
de juízo, e nunca está ligado a isso, mas sim, a recompensa que os
crentes em Jesus receberão, e isto é claramente declarado por Paulo em
Filipenses 2:16, onde lemos: “preservando
a palavra da vida, para que, no Dia de Cristo, eu me glorie de que não corri em
vão, nem me esforcei inutilmente”.
Tanto o Velho como o
Novo Testamento apresenta o dia do Senhor como tempo de juízo, dia cruel, com
ira e ardente furor (Is 13:9); dia da vingança (Is 34:8); dia nublado (Ez 30:3) grande é o Dia
(...) e mui terrível! (Jl 2:11); dia de trevas e não de luz (Am 5:18); dia da
ira (Sf 2:2). No Novo testamento as
referencias ao dia do Senhor
têm uma ligação
mais próxima ao
advento de Cristo,
ou seja, os
escritores neotestamentários usavam
este termo como
referencia à volta de Jesus e não diretamente à grande tribulação, ainda
que um estivesse ligado ao outro.
A certeza deste
“dia” ser de
juízo derruba de
uma vez por
todos os argumentos
pós-tribulacionistas, que acreditam
que a igreja
passará por este
período, como também os amilenistas que não aceitam a existência do “dia
do Senhor” como um período de extrema tribulação sobre os judeus e
gentios. Este período é real e futuro.
A conclusão
em que chegamos
é que a
grande tribulação será
um período de
juízo e sofrimento
nunca experimentado pela
humanidade. Numa passagem de dupla referencia em Mateus,
Jesus nos revela a severidade deste tempo “porque nesse tempo haverá grande
tribulação, como desde o princípio do
mundo até agora não tem havido e nem haverá jamais” (Mt 24:21).
Que o Santo Espirito do Senhor, ilumine
o nosso entendimento
Não perca tempo, Indique esta maravilhosa
Leitura
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