1.
Analise os ângulos (origem, conseqüências, extensão):
verifique principalmente quais são as origens de problema. Faça
questionamentos: a EBD está perdendo o rumo (objetivos)? Há falha no ensino? O
que acontecerá se nada for feito? Quantas pessoas são afetadas?
2.
Evidencie soluções: quais são as possíveis soluções? O
que irá, provavelmente, ocorrer se a (s) solução (ões) forem implementadas?
Qual o envolvimento, nas soluções prováveis, de professores, alunos, líderes e
oficiais dirigentes?
3.
Teste opções: não implemente uma solução imediata sem
retorno. As vezes a solução aumenta ou cria outro problema. Faça um teste.
Verifique as reações ou resultados.
4.
Modifique as alternativas: se o que você testou não foi
suficiente, modifique a solução, peça aconselhamento, busque alternativas. Nem
sempre acertamos na primeira vez, especialmente nos problemas mais complexos.
è
PROCEDIMENTOS PADRÕES A SEREM ADOTADOS EM CASOS DE :
Há vários procedimentos que
poderiam ser definidos como “padrões” para situações comuns na EBD. Adiante, os
principais problemas e sua seqüência de possíveis soluções:
Pecado ou distorção
doutrinária: aconselhamento, afastamento, arrependimento e reconciliação.
De qualquer forma, o acompanhamento pastoral é imprescindível.
Divergências: método da
interação (conciliação, arbitragem). Não utilize imposição. De preferência,
utilize a arbitragem do pastor.
Desleixo ministerial:
pesquisa das causas (entrevista), aconselhamento, afastamento (provisório),
observação, readmissão ou afastamento (permanente), acompanhamento pastoral.
Críticas: análise da fonte
e conteúdo. Se a fonte é fraca, a crítica não deve ter importância. Se o
conteúdo é verídico, deve-se agir imediatamente. Caso contrário, simplesmente
esqueça!
è
ESTRATÉGIAS PARA O LÍDER DA EBD NA BUSCA DE SOLUÇÕES:
Independentemente das soluções
padrões ou não, você deverá adotar algumas estratégias para que todos os
ângulos do problema possam ser analisados. Faça o seguinte:
1)
Visitação á (s) pessoa (s) envolvida (s) no (s)
problema (s).
2)
Comunicação (restrita, reservada) quando o problema
envolver uma única pessoa ou tiver uma extensão restrita.
3)
Comunicação (aberta e pública) quando o problema
envolver a igreja ou for muito grave.
4)
Conciliação: nem sempre a solução será a ideal, mas a
administrável, real nas circunstâncias e limitações existentes.
ESTUDO DE CASO 1:
Alzira era uma excelente
professora de EBD. Amada pelos alunos, querida pelos líderes. Fiel. Dizimista.
"Perfeita". Solteira. Uma dia enamorou-se com um rapaz simpático.
Ficou grávida dele (antes do casamento). Sua classe era de jovens de 14 a 17 anos. O que fazer?
1.
Afastá-la imediatamente, para não dar
"escândalo".
2.
Ocultar o problema, fingindo que nada aconteceu, que é
"normal".
3.
Dar todo o apoio espiritual, mas explicando que sua atitude
exige que seja afastada, temporariamente, da classe.
ESTUDO DE CASO 2:
Você tem uma EBD pequena. Um
líder da igreja propõe que você pare de coordenar a EBD, e utilize seu tempo
disponível para atividades mais "proveitosas", como: coordenar o
grupo de jovens, visitar os doentes, etc. Você:
1.
Repudia imediatamente a idéia!
2.
Leva ao pastor esta "crise" e pede uma
solução para ele.
3.
Verifica a possibilidade de utilizar pessoas da própria
EBD para as atividades sugeridas.
4.
Não faz nada, considerando aquele líder
"fraco".
ESTUDO DE CASO 3:
Um professor começa a ensinar
seus alunos de modo "liberal". Apesar do ensino não ser
contrariamente á Bíblia, usa métodos "novos" e "estranhos"
para fazê-lo. Alguns pais de alunos reclamam do professor para você. Qual sua atitude:
1.
Leva o assunto ao conselho de professores.
2.
Participa da classe e analisa os novos métodos, se de
fato são úteis ou não.
3.
Chama imediatamente a atenção do professor, e pede que
pare com tais métodos.
4.
Envia uma nota de esclarecimento aos pais dos alunos,
apoiando o professor.
ESTUDO DE CASO 4:
Surge um novo "líder"
na EBD. Tem várias idéias "novas" na cabeça e começa querer tomar
lugar na liderança. Sugere mudanças "radicais". Explica que várias
coisas estão erradas. Que fazer?
ESTUDO DE CASO 5:
Você está cansado. Está 5 anos a
frente da coordenação da EBD. Ninguém lhe cumprimentou pelo trabalho realizado.
Ao contrário, existe uma certa "cobrança" de melhores resultados, por
parte dos pais dos alunos e dos demais líderes. Você:
- Deixa o assunto com o pastor e dá um prazo para sair do cargo.
- Deixa tudo como está, levando o ministério em frente, do jeito que está.
- Leva o assunto para o conselho de professores e solicita ajuda.
- Prepara uma reunião de esclarecimento e apoio com a igreja.
Explique suas decisões.
Alguns exemplos de ocorrências e
suas possíveis soluções:
Que o Santo Espirito do Senhor, ilumine o nosso entendimento
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