Utilizar métodos significa usar
um conjunto de meios (procedimentos) para alcançar um fim (objetivo).
A inovação não implica em
abandono dos métodos e formas de administrar a EBD. Os métodos aqui expostos
são genéricos e devem ser adaptados ás circunstâncias locais e aos costumes de
cada EBD. Recomenda-se a adoção dos seguintes métodos de administração da EBD:
1)
PLANEJAMENTO DE AULAS
A dispersão do ensino é a pior
coisa para a qualidade do mesmo. É necessário organizar o programa (currículo)
a ser ensinado.
Antes do início de cada
trimestre, os professores e o coordenador da EBD devem se reunir e definir o
planejamento de aulas e atividades. Por exemplo: em algumas igrejas, toda
última EBD do trimestre é dedicada à consagração e apelo para conversão.
Os seguintes assuntos devem
ser incluídos no planejamento das aulas:
1.1 Ensino da oração (pelo
menos 2 aulas por trimestre): a prática e a disciplina da oração são vitais a
qualquer cristão. Desprezar seu ensino é criar dementes espirituais.
1.2 Prática cristã (santidade
e obediência): os ensinos bíblicos são práticos, em relação à finanças,
sexualidade, família, autoridades, etc. Pelo menos 1 lição a cada mês, devem
ser tratados assuntos atuais, relacionados á vivência do dia-a-dia do aluno.
1.3 Enfoque na defesa da fé
cristã (razão das doutrinas e crenças): muitos alunos têm sido perdidos
porque, ao entrarem na universidade, se deparam com ateus e agnósticos, que
zombam da fé. Se não houver um adequado ensino, estaremos preparando
"acéfalos mentais da fé". A fé é maior que a razão, porém a razão não
nega a fé!
1.4 História bíblica:
variação de ensino entre Velho Testamento e Novo Testamento. Mostrar o contexto
(as condições e costumes da época) e como se relaciona esta "antiga"
história a nós, cristãos do século XXI.
Algumas igrejas utilizam uma
"cartilha trimestral". Antes de adotá-la, verifique a qualidade e a
consistência com os parâmetros acima indicados.
2)
TREINAMENTO E MOTIVAÇÃO DOS PROFESSORES:
De nada adianta um bom
planejamento ou uma ótima "cartilha trimestral", se os professores
não estiverem motivados e treinados! Trataremos deste assunto, mais
especificamente e com detalhes, nas próximas aulas.
3)
INOVAÇÕES:
Novamente, este assunto aqui? É
que a inovação é um método também. Especialmente na EBD, onde as estruturas
arraigadas durante anos fizeram com que muitos tiveram ojerizas ás novidades,
nós precisamos enfatizar que a inovação é uma necessidade, um método dinâmico
para obter uma EBD (lembre-se: Jesus inovou, ao ensinar ao ar livre, fora das
sinagogas, usando parábolas, etc.).
4) ESTRATÉGIAS DE ACORDO COM O
CONTEXTO (SITUAÇÃO):
Obtêm-se bons métodos de trabalho
na EBD com a adoção de estratégias de acordo com o contextos onde está situada
(problemas sociais, questões públicas, econômicas, etc.). Exemplos: se a
maioria dos alunos é analfabeta, seria bom criar uma classe especial de
pré-alfabetização; se no bairro não há opções de lazer, criar uma EBD com
alternativas de recreação, etc.
EXERCÍCIOS
a) Planejar as aulas da EBD no
trimestre:
Datas:
|
Texto – Chave
|
Ênfase
|
01.04.2001 ("Dia da
mentira")
|
||
08.04.2001
|
||
15.04.2001 (Páscoa)
|
||
22.04.2001 (Descobrimento)
|
||
29.04.2001
|
||
06.05.2001
|
||
13.05.2001 (Dia das Mães)
|
||
20.05.2001
|
||
27.05.2001
|
||
03.06.2001
|
||
10.06.2001
|
||
17.06.2001
|
||
24.06.2001 ("São
João")
|
b) Uma EBD está situada em uma
região onde existem as seguintes características:
1.
A maioria dos alunos é de famílias de baixa renda
2.
Existem gangues que recrutam crianças e adolescentes
para suas atividades
Quais as estratégias que você
julga adequado para esta EBD?
( ) Doar brinquedos ás crianças carentes
( ) Fazer a EBD somente de 2 em 2 semanas,
para economizar luz e água
( ) Propiciar atividades extras, de modo a
permitir uma alternativa á delinquência
( ) Incentivar a participação e frequência na
EBD, com prêmios e reconhecimento público dos méritos
( ) Criar um programa de renda alternativa
para os jovens e adolescentes (artesanato, etc.)
( ) Outros.....escreva:
......................................................................................................................................................................................................................................................................................................
c) Avaliação de Métodos na sua
EBD:
1. Sua EBD tem um planejamento
trimestral de aulas?
( )
Sim ( ) Não
2. Existe um programa de
motivação para os professores?
(
)
Sim ( ) Não
d) Defina o contexto da sua EBD:
...................................................................................................................................................
...................................................................................................................................................
...................................................................................................................................................
...................................................................................................................................................
e) Agora, com base no contexto
acima, tente traçar uma estratégia para atingir os objetivos da sua EBD:
................................
Que o Santo Espirito do Senhor, ilumine o nosso entendimento
Não perca tempo, Indique esta maravilhosa Leitura
Custo:O Leitor não paga Nada,
Você APENAS DIVULGA
E COMPARTILHA
0 Comentários :
Postar um comentário
Deus abençoe seu Comentario