4.3.1. Descrição
Ensino com pesquisa é um procedimento que requer a
orientação direta do professor, no processo de elaboração da pesquisa. É muito
mais do que determinar que os "alunos façam pesquisas",
caracterizadas pela busca em bibliografia escrita ou virtual das informações
pretendidas e pela transcrição ou impressão gráfica dos achados. É uma
atividade de ensino que demanda tempo e dedicação dos envolvidos, na produção
de conhecimentos.
Esse procedimento de ensino também pode ser conhecido por
método da descoberta, que, da mesma forma requer uma atitude reflexiva por
parte do aluno e a assistência contínua do professor.
De um modo ou de outro, ele pode ser utilizado com
vantagens na EaD, quando o professor orienta o trabalho de pesquisa individual
ou de pequenos grupos por meio de correio eletrônico (e-mail). Ao final do
processo, os trabalhos produzidos podem ser apresentados em ferramenta
específica (tarefa) ou enviados pela lista de discussão a todos os alunos.
Segundo determinação do professor, em função dos objetivos de ensino, a
discussão das pesquisas pode ser geral, com todos os relatórios discutidos
simultaneamente, ou particular, quando cada pesquisa é analisada por todo o
grupo de alunos.
4.3.2. Objetivos de ensino
O ensino com pesquisa propicia ao professor e aos alunos
uma oportunidade de:
a) Buscar e coletar as informações necessárias à
realização do estudo.
a) Treinar a capacidade de observação, investigação e
reflexão.
b) Trabalhar com fontes diversificadas de informação, como
revistas, livros, fotos, filmes, letras de música.
c) Transitar por diversos ambientes educativos, como
biblioteca, videoteca, hemeroteca, sites na Internet, entre outros.
d) Selecionar as informações pertinentes, organizá-las e
empregá-las na elaboração do estudo.
e) Trabalhar, de forma cooperativa, com os outros
componentes do grupo de pesquisa, quando esse trabalho se realizar em
subgrupos.
f) Desenvolver ou aperfeiçoar o sentimento de
autoconfiança, em relação às habilidades cognitivas.
g) Registrar suas conclusões, redigindo um relatório
científico.
h) Preparar uma apresentação oral, síntese do relatório da
pesquisa.
i) Comunicar, com clareza, os resultados obtidos.
O ensino com pesquisa, embora demande tempo e dedicação do
professor, é uma situação de aprendizagem na qual o aluno realiza
transformações de ordem conceitual (coleta, seleciona, organiza, relaciona e
registra informações), procedimental (observação, manuseio de fontes e
documentos diversos, utilização de diferentes ambientes educativos, registro e
expressão oral) e atitudinal (cooperação, autoconfiança).
4.3.3. Atribuições do professor
Para trabalhar dessa maneira, no processo
ensino-aprendizagem, o professor precisa:
a) Esclarecer a seus alunos a forma de realização da
pesquisa - bibliográfica ou de campo -, enfatizando que se trata de
oportunidade de produção de novos conhecimentos.
b) Orientar com clareza a escolha do tema e os objetivos
da investigação.
c) Quando a classe for numerosa, formar subgrupos,
delegando a cada um deles um aspecto da investigação, como um desdobramento do
problema da pesquisa.
d) Descrever um plano de pesquisa e exemplificar as ações
a serem realizadas.
e) Orientar passo a passo o processo de investigação e a
elaboração do relatório.
f) Agendar a apresentação dos relatórios dos subgrupos.
g) Coordenar as apresentações, estimulando a participação
dos alunos e a solução de dúvidas e eventuais divergências.
h) Estimular o registro das conclusões dos subgrupos, como
passos no processo de
construção do novo conhecimento.
i) Coordenar a avaliação do processo e dos produtos
obtidos, da participação individual e do desempenho coletivo. Propor ainda aos
alunos a avaliação do desempenho do procedimentos.
j) Registrar as informações coletadas na observação
direta, nos relatórios, na apresentação final, de cada aluno e dos grupos, no
processo de avaliação continuada.
4.3.4. Papel do aluno
O aluno, envolvido nesse procedimento, precisa assumir
formalmente suas responsabilidades no processo de produção de conhecimento.
Para tanto, deve:
a) Identificar as características e etapas da elaboração
de uma pesquisa.
b) Participar ativamente na definição do tema a ser
investigado.
c) Buscar as informações necessárias à investigação,
selecionando, organizando e utilizando o material disponível.
d) Formular hipóteses, compará-las e socializá-las com os
demais componentes do subgrupo.
e) Buscar orientação do professor no decorrer da
realização do trabalho.
f) Elaborar o relatório final, em cooperação com os
participantes de seu grupo.
g) Preparar a apresentação, com o grupo, usando a síntese
das idéias principais.
h) Apresentar seu relatório à classe, esclarecendo dúvidas
e dispondo-se à discussão.
i) Assistir à apresentação dos demais relatórios de
pesquisa da classe, perguntando sempre que necessário.
j) Registrar os aspectos relevantes das pesquisas
apresentadas.
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