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27 de agosto de 2013

Didática - Teologia 11.47 - Seminário

Didática - Teologia 11.47


4.8. Seminário 

4.8.1. Descrição

Entre as inúmeras formas de trabalho em grupo, o seminário é das mais freqüentes entre as menções de alunos e de professores, em especial, no ensino superior. No entanto, o procedimento de ensino a que se referem não é propriamente aquele entendido por seminário, mas uma maneira de dividir as responsabilidades de trabalho com os conteúdos de ensino entre os alunos. Nesses casos, um aluno ou grupo de alunos recebe a incumbência de apresentar para a classe, em data previamente determinada, um tema a ser pesquisado ou uma síntese de um capítulo de livro. Na prática, corresponde a uma substituição do trabalho do professor pelo trabalho do aluno, da aula expositiva do professor pela apresentação pouco fundamentada e vacilante do aluno. Com certeza, um método de trabalho em sala de aula que gera más lembranças e pouco ou nenhum conhecimento... 

Seminário, em sentido genérico, designa um evento destinado à socialização de conhecimentos ou de variados aspectos de um mesmo tema, de natureza semelhante a congressos, encontros nacionais e internacionais, e outros. 

Em sentido específico, seminário é um procedimento de ensino que se constrói com base no ensino com pesquisa, realizado em subgrupos, e no debate dos aspectos investigados, de maneira integrada ou complementar, sob a coordenação do professor. Esse procedimento distingue-se daquelas práticas usualmente conhecidas por essa denominação, em primeiro lugar pelo processo de investigação do tema, que é o mesmo para todos os grupos, e realiza-se por meio de pesquisa, em vez de os conhecidos fichamentos e resenhas de capítulos. Em segundo lugar, pela forma de apresentação dos trabalhos, em debate de pontos convergentes, divergentes ou complementares.

Com algumas adaptações, é um procedimento de ensino que pode ser utilizado em EaD, desde que os grupos trabalhem seus temas específicos, por meio de e-mail ou lista de discussão, por um tempo determinado e, na seqüência, participem da discussão do tema proposto para o seminário, utilizando a lista ou o fórum.

4.8.2. Objetivos de ensino 

O seminário possibilita reunir as qualidades de dois outros procedimentos de ensino estudados, o ensino com pesquisa e o debate, refinando-os em seus aspectos favoráveis ao desenvolvimento do aluno. Portanto, o debate realiza-se com maior e melhor fundamento e a pesquisa ganha mais significado no processo de debate e socialização de conhecimentos. 

De modo amplo, é possível afirmar que o seminário propicia a professor e alunos condições para:
a) Investigar em amplitude e profundidade uma questão, buscando entendê-la sob diferentes e renovadas perspectivas.

b) Analisar de maneira crítica e reflexiva os resultados de sua investigação (ou de seu grupo), em confronto com aqueles apresentados pelos outros grupos da classe.

c) Trabalhar cooperativamente, buscando e socializando informações, discutindo e confrontando hipóteses e opiniões.

d) Debater, com fundamento, aspectos diversificados de uma questão ou problema.

e) Participar ativamente, respeitando as contribuições dos diferentes grupos e participantes.

O seminário é uma situação de aprendizagem que possibilita ao aluno realizar transformações de ordem conceitual (coleta, seleciona, organiza, relaciona e registra informações), procedimental (leitura, pesquisa bibliográfica, registro e expressão oral) e atitudinal (cooperação, autoconfiança).

4.8.3. Atribuições do professor

Embora a ação dos alunos seja preponderante nesse procedimento de ensino, muitas são as atribuições reservadas ao professor. Elas podem ser divididas em duas fases principais, que se referem à preparação e à apresentação. Na fase de preparação, o professor precisa:

a) Definir com clareza os objetivos de ensino a serem atingidos.

b) Identificar os conteúdos a serem trabalhados.

c) Selecionar o tema a ser investigado, bem como os subtemas, de acordo com os objetivos e conteúdos de ensino definidos.

d) Selecionar a bibliografia, em diferentes graus de complexidade e aprofundamento, a ser indicada aos alunos.

e) Esclarecer aos alunos a forma de realização do trabalho: a investigação, a apresentação e a avaliação.

f) Orientar o trabalho, construindo com os alunos um roteiro de pesquisa e auxiliando na localização e utilização dos recursos bibliográficos necessários.

g) Elaborar o cronograma de realização da pesquisa e de apresentação e discussão dos resultados.

h) Acompanhar os trabalhos dos subgrupos, observando o desempenho e a participação dos alunos e os produtos elaborados.

Concluída a fase de pesquisa, o professor tem de viabilizar a apresentação dos trabalhos e a realização do debate. Nesse sentido, ele deve:

a) Organizar o ambiente de sala de aula, selecionando ou solicitando a indicação dos debatedores.

b) Coordenar as apresentações, direcionando o processo, questionando, esclarecendo e sintetizando, quando necessário.

c) Garantir o respeito e a solidariedade, a participação e a cooperação.

d) Formular questões amplas e relativas ao tema central, a serem respondidas no debate.

e) Estimular a reflexão crítica e o aprofundamento dos estudos.

f) Observar a participação individual e coletiva de seus alunos, quer estejam no papel de debate dores ou de platéia.

g) Avaliar, com a colaboração dos alunos, o trabalho realizado, verificando os objetivos de ensino e o grau de envolvimento dos participantes, e identificando aspectos positivos e negativos, além de alternativas de superação.

4.8.4. Papel do aluno

Da mesma forma que para o professor, as tarefas do aluno são diversificadas. De início, os alunos devem:

a) Responsabilizar-se pelo sub-tema determinado.

b) Reunir a bibliografia necessária à investigação.

c) Ler e estudar, aprofundando sua compreensão do sub-tema.

d) Organizar e sistematizar as idéias principais do assunto estudado.

e) Preparar-se para a realização do seminário, esclarecendo dúvidas e divergências.

Na fase de apresentação dos trabalhos, os alunos têm de participar ativamente do debate. Para tanto, devem:

 a) Apresentar relatório por escrito do sub-tema estudado, com cópias para cada participante.

b) Expor, de maneira clara e objetiva, as idéias essenciais estudadas.

c) Assistir atentamente à exposição dos colegas.
d) Buscar os esclarecimentos necessários à compreensão dos diferentes enfoques da questão em estudo.

e) Debater os diferentes aspectos do tema e as questões formuladas pelo professor, argumentando e contra-argumentando, buscar respostas e encaminhar conclusões.

f) Participar da avaliação do seminário, contribuindo na identificação de dificuldades e propondo alternativas de solução.

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