4.4.1. Descrição
O ensino por projetos organiza-se com base em um problema
concreto, presente na realidade do aluno, que pede a busca de soluções
práticas. Em parte, é semelhante ao ensino com pesquisa, na fase de coleta e
organização de informações, na consulta a fontes e no trânsito por espaços
educativos. No entanto, o ensino por projetos não finaliza com um relatório de
pesquisa, mas com a elaboração de uma proposta de intervenção na realidade, um
projeto.
Na EaD, tem sido freqüente a utilização de ensino por
projetos. É uma forma de trabalho em Educação que permite, mesmo a distância,
mobilizar habilidades e interesses dos participantes do grupo, envolvendo-os
coletivamente na construção de uma proposta de intervenção na realidade.
4.4.2. Objetivos de ensino
De modo semelhante ao ensino com pesquisa, o ensino por
projetos requer tempo e dedicação do professor e dos alunos e estabelece
condições para:
a) Desenvolver o raciocínio diante de problemas propostos
pela realidade imediata.
b) Selecionar e coletar as informações necessárias ao
entendimento do problema.
c) Observar, investigar, refletir e propor alternativas de
solução.
d) Trabalhar com fontes diversificadas de informação em
diversos ambientes educativos.
e) Relacionar conhecimentos de áreas diferentes, em seus
aspectos teóricos e práticos.
f) Trabalhar, de maneira cooperativa, com seu grupo de
projeto.
g) Desenvolver a autoconfiança e a criatividade, na busca
de soluções originais para o problema em análise.
h) Prever tarefas necessárias, elaborar plano de ação,
delegando e assumindo
responsabilidades.
i) Registrar as conclusões, descrevendo o processo de
intervenção na realidade.
j) Preparar uma apresentação oral, síntese do relatório do
projeto e roteiro de intervenção.
k) Comunicar, com clareza, as ações propostas, discutindo
as e acatando as sugestões pertinentes.
O ensino por projetos requer períodos mínimos de dois a
três meses para sua realização e grande dedicação por parte de professores e
alunos. Constitui uma situação de aprendizagem na qual o aluno atinge objetivos
conceituais (produz novos conhecimentos, diante de uma situação real),
procedimentais (elabora processos de investigação e busca de solução) e
atitudinais (coopera, respeita e valoriza o seu trabalho e o de seus
colegas).
4.4.3. Atribuições do professor
As atribuições do professor ao utilizar o ensino por
projetos são muito semelhantes àquelas enumeradas no ensino com pesquisa.
Como visto, para que a atividade se realize, será
necessário ao professor:
a) Orientar os alunos na escolha do projeto.
b) Quando a classe for numerosa, formar subgrupos,
orientando-os na seleção dos
subprojetos.
c) Elaborar, com os alunos, um plano de trabalho,
enumerando as tarefas a serem cumpridas.
d) Orientar o processo de investigação e a elaboração do
projeto.
e) Auxiliar os alunos na execução do projeto.
f) Agendar a apresentação dos projetos dos subgrupos.
g)Coordenar as apresentações, estimulando a participação
dos alunos com contribuições aos projetos.
h) Coordenar a avaliação do processo e dos projetos
realizados, da participação individual e do desempenho coletivo. Propor ainda
aos alunos a avaliação do desempenho do professor, considerando que sua
orientação direta é fator decisivo para o sucesso do procedimento.
i) Registrar as informações coletadas por observação
direta, no desenvolvimento dos projetos, e pela apresentação final, de cada
aluno e dos grupos, no processo de avaliação continuada.
4.4.4. Papel do aluno
No ensino por projetos, a atividade do aluno é
fundamental. Desse modo, ele deve corresponder às responsabilidades assumidas
nesse processo de produção de conhecimento. Para tanto, precisará:
a) Escolher um projeto pelo qual se interesse
efetivamente.
b) Buscar e fornecer ao grupo as informações necessárias à
investigação, selecionando, organizando e utilizando o material disponível.
c) Discutir com o grupo as tarefas necessárias à
elaboração do projeto, assumindo-as e delegando-as.
d) Buscar orientação do professor no decorrer da
realização do trabalho.
e) Elaborar o plano de intervenção, em cooperação com os participantes
de seu grupo.
f) Preparar a apresentação, com o grupo, na forma de
síntese das idéias principais.
g) Apresentar seu projeto à classe, esclarecendo dúvidas e
acolhendo as contribuições pertinentes.
h) Assistir à apresentação dos demais projetos da classe,
perguntando e colaborando sempre que necessário.
i) Registrar os aspectos relevantes dos projetos
apresentados.
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