4.2.1. Descrição
A dramatização ou "desempenho de papéis" é um
procedimento de ensino que objetiva a representação de uma situação do
cotidiano, fato ou fenômeno social, pelos alunos. Pode ser espontânea ou
planejada e, em geral, apóia-se no desempenho de papéis da realidade. Na
dramatização planejada, os alunos preparam a representação, elaborando os
personagens e discutindo os papéis que vão desempenhar. Na dramatização
espontânea, os alunos participam sem elaboração prévia das situações encenadas.
Esse procedimento de ensino ainda não se aplica à EaD, em
função das ferramentas e modalidades de comunicação disponíveis nos dias
atuais.
4.2.2. Objetivos de ensino
A dramatização é um procedimento de ensino que possibilita
ao professor e aos alunos:
a) Caracterizar e analisar de forma abrangente as
situações do cotidiano.
b) Expressar-se com clareza, expondo idéias, sentimentos e
percepções, em linguagem verbal e não-verbal.
c) Desenvolver a observação e a criatividade.
d) Desenvolver a empatia e a solidariedade, no desempenho
de papéis sociais e profissionais diferentes.
e) Analisar situações de conflito e disputa, trabalhando
com valores.
f) Envolver-se ativamente no processo de construção de
novos conhecimentos.
A dramatização, utilizada como procedimento de ensino,
pode constituir oportunidade de aprendizagem na qual o aluno atinge objetivos
de caráter conceitual (informação, idéias), procedimental (representação de
papéis, relacionamento interpessoal, auto-consciência, expressão de idéias e
posições) e atitudinal (empatia, respeito, sensibilidade, solidariedade).
4.2.3. Atribuições do professor
Usar dramatização em sala de aula requer que o professor
se preocupe em:
a) Preparar os alunos para a atividade a ser realizada,
estimulando a participação daqueles considerados mais tímidos.
b) Selecionar a situação, fato ou fenômeno a ser
trabalhado na dramatização.
c) Orientar a discussão dos subgrupos e a construção dos
papéis, no caso de dramatização planejada.
d) Definir a duração da cena e os objetivos a serem
alcança dos nas situações a serem dramatizadas.
e) Estimular o registro das observações realizadas no
decorrer da dramatização, como personagem ou como platéia.
f) Avaliar a participação e o envolvimento do grupo na
atividade realizada, e de cada aluno, em particular, registrando essas
informações no processo de avaliação continuada.
g) Sistematizar os aspectos principais trabalhados,
resumindo-os com a participação dos alunos.
4.2.4. Papel do aluno
A dramatização requer a participação ativa e dedicada dos
alunos. Orientados adequadamente sobre os objetivos de ensino da atividade,
eles devem:
a) Definir com clareza sua forma de participação.
b) Contribuir na elaboração do personagem e na construção
da situação a ser dramatizada.
c) Envolver-se de modo integral na situação em foco, a fim
de estimular a análise e a
compreensão mais ampla do tema em estudo.
d) Registrar suas idéias, impressões, sensações, de modo
que tenham condições de socializá-las com os demais alunos e com o
professor.
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