4.1.1. Descrição
O
debate é um procedimento de ensino que se apóia em leitura e estudo prévio
sobre o assunto em foco e desenvolve-se no processo de exposição oral das
idéias, pelos participantes do grupo, mediado pela atuação do professor.
Quando
a idéia em debate inclui posições antagônicas, e conhecido o grau de
envolvimento e participação dos alunos, o professor pode dividir a classe em
dois subgrupos, que se responsabilizarão por defender ou por combater a idéia em debate. Decorridos
alguns minutos, as posições podem ser trocadas, dando oportunidade a quem
defendeu de atacar e a quem atacou, de defender.
Na
EaD, o debate pode ocorrer na lista de discussão ou no Fórum, uma ferramenta
construída no ambiente virtual de ensino com essa finalidade. Os participantes
redigem suas opiniões e as enviam para a lista ou para o Fórum, conforme
orientado pelo professor. Da mesma forma que no debate presencial é importante
ouvir atentamente cada manifestação. Neste caso será necessário ler e
compreender a posição dos colegas de curso.
4.1.2. Objetivos de
ensino
a)
Preparar-se previamente para a discussão, fundamentando conceitos e organizando
informações.
b)
Expor idéias, reflexões, vivências, experiências em relação a um assunto
estudado.
c)
Ouvir ou ler o relato de experiências, opiniões, impressões dos demais
participantes do grupo.
d)
Argumentar e defender posições, respeitando opiniões alheias e fazendo
respeitar as suas.
e)
Trocar de papéis, defendendo idéias organizadas pelo grupo a que pertence,
mesmo que não expressem suas convicções pessoais.
f)
Trabalhar com perspectivas diferentes, ampliando a compreensão de um tema ou
assunto.
g)
Respeitar e fazer respeitar regras e limites.
O
debate pode ser uma situação de aprendizagem em que o aluno atinge objetivos de
caráter conceitual (informação, atualização e aquisição de novas idéias ou
argumentos), procedimental (ouvir e expressar idéias e argumentos) e atitudinal
(atenção, respeito, empatia, solidariedade).
4.1.3. Atribuições do
professor
Para
que o debate possa ser utilizado com sucesso, o professor precisa:
a)
Selecionar um tema adequado à realização do procedimento.
b)
Dominar, de forma ampla e profunda, o assunto a ser debatido.
c)
Orientar a preparação prévia dos alunos, fornecendo indicações bibliográficas,
sugerindo leituras e pesquisas.
d)
Enunciar claramente as regras a serem seguidas e os intervalos de tempo a serem
observados.
e)
Dispor as cadeiras de modo que todos os participantes possam ver e ser vistos,
no decorrer do debate.
f)
Estimular a participação de todos os alunos, evitando atitudes monopolizadoras
da palavra, por parte de alguns, e o silêncio de outros.
g)
Promover a mediação atenta, respeitando e fazendo respeitar o tempo de
participação de cada um, e garantindo a atenção e o respeito às opiniões dos
participantes.
h)
Estimular a cooperação, pela análise contínua das contribuições e pelo elogio
aos participantes.
i)
Organizar as contribuições, a fim de construir conclusões, ainda que parciais e
provisórias, para que no encerramento da atividade não permaneçam questões sem
resposta.
j)
Avaliar o procedimento de ensino utilizado, os resultados obtidos e a
participação do grupo no debate. Registrar suas impressões sobre o preparo, o
envolvimento e a participação dos diferentes alunos, compondo, com essas
informações, um relatório de avaliação continuada.
4.1.4. Papel do aluno
O
aluno, da mesma maneira que o professor, é responsável pelo sucesso na
utilização desse procedimento de ensino e, portanto, deve:
a) Preparar-se para o debate, realizando
leitura da bibliografia indicada, além de novas investigações. Suas leituras e
descobertas devem ser anotadas na forma de tópicos, contendo idéias principais
e reduzindo o texto estudado a algumas afirmações ou negações, ou na forma de
um esquema.
b)
Participar ativa e atentamente do processo de discussão, expressando opiniões e
posicionamentos,
e ouvindo os colegas.
c)
Analisar as contribuições dos colegas, incorporando-as às próprias idéias,
quando
possível.
d)
Registrar novas idéias, construídas no decorrer do debate, para consideração ou
esclarecimento
posterior. Registrar as conclusões construídas e as respostas obtidas para suas
questões pessoais.
Que o Santo Espirito do Senhor, ilumine o nosso entendimento
Não perca tempo, Indique esta maravilhosa Leitura
Custo:O Leitor não paga Nada,
Você APENAS DIVULGA
E COMPARTILHA
0 Comentários :
Postar um comentário
Deus abençoe seu Comentario