4.6.1. Descrição
O estudo dirigido, como o nome indica, é um procedimento
de ensino por meio do qual o aluno executa um trabalho proposto e orientado
pelo professor, de preferência, em sala de aula. Apoiado na leitura de um
texto, artigo ou capítulo de livro e em um roteiro de estudos previamente
elaborado pelo professor, o aluno trabalha ativamente, realizando leitura e
interpretação do texto, análise e comparações, sínteses e avaliações.
A qualidade dos resultados obtidos nessa forma de ensino
depende em grande medida do roteiro de estudos. Ele pode ser semelhante a um
questionário, com perguntas e respostas diretas, baseado apenas na memorização
de informações. Mas, se elaborado com outros objetivos, pode abranger amplo
conjunto de atividades mentais.
Considerando o interesse em propiciar um contato mais
intenso do aluno com o material, o roteiro de estudo deve incluir atividades
que favoreçam a construção e a reconstrução dos conhecimentos disponíveis,
como:
a) Identificar palavras desconhecidas e buscar seus
significados.
b) Localizar idéias ou conceitos essenciais, indicados
pelo professor.
c) Elaborar esquema ou mapa de conceitos.
d) Formular perguntas ao texto, que poderão ser utilizadas
em discussão posterior.
e) Elaborar outras interpretações ou conclusões diferentes
daquelas apresentadas pelo autor.
f) Redigir justificativa para as posições assumidas pelo
autor. Preparar síntese ou resenha, a ser utilizada em debate posterior,
presencial ou em lista de discussão.
g) Escrever uma carta para o autor, concordando ou discordando
de suas idéias centrais.
Esse procedimento de ensino é muito utilizado em EaD,
desde a época em que ela se fazia exclusivamente por meio de apostilas em
papel, no início do século XX. No entanto, na EaD apoiada na Web, esse
procedimento ainda pode e deve ser utilizado, desde que o roteiro de estudos
proposto pelo professor seja elaborado de modo que abranja um conjunto maior de
habilidades mentais, e não apenas a memorização. E, especialmente nos cursos a
distância, esse procedimento de ensino deverá ser complementado pelo debate,
que se fará em lista de discussão ou pela apresentação de síntese ou resenha,
na forma de tarefa, seguida ou não de discussão. Nesse caso, é fundamental
estabelecer interação entre professor-aluno e aluno-aluno após a conclusão do
estudo dirigido, a fim de avaliar se os objetivos de ensino estão sendo
atingidos por meio desse procedimento.
4.6.2. Objetivos de ensino
Considerando que alguns textos a serem trabalhados no
processo ensino-aprendizagem requerem maior dedicação dos alunos, utilizar o
estudo dirigido pode lhes proporcionar a oportunidade de:
a) Ler, de forma atenta e orientada, os textos e autores
indicados.
b) Desenvolver habilidade de leitura e reflexão, a ser
aplicada em diferentes situações de busca e aquisição de novos conhecimentos.
c) Aperfeiçoar o repertório vocabular, familiarizando-se
com novas palavras e expressões e investigando sinônimos.
d) Aprofundar a compreensão do texto, com base na leitura
de seu contexto: características do autor, época e motivo da publicação, entre
outros.
e) Construir progressivamente um referencial teórico que
subsidie a percepção e a explicação da realidade e, por decorrência, a
elaboração de textos acadêmicos.
O estudo dirigido é um procedimento de ensino que,
empregado com parcimônia e clareza de objetivos, pode proporcionar aos alunos a
oportunidade de atingir objetivos conceituais (aquisição, aprofundamento e
atualização de informações), procedimentais (habilidade de leitura, de
interpretação de textos, de busca de sinônimos e significados, de elaboração de
sínteses, de questões, entre outras) e atitudinais (respeito pelo trabalho,
dedicação, interesse).
4.6.3. Atribuições do professor
Muitas são as tarefas do professor quando pretende
utilizar o estudo dirigido como procedimento de ensino. Entre elas, algumas a
serem realizadas previamente, como:
a) Formular claramente os objetivos de ensino para a
atividade a ser realizada, considerando que o estudo dirigido pode ser
utilizado como procedimento de ensino para promover ampliação de informações,
aprofundamento, atualização, revisão, entre outros. Em função dos objetivos,
organizar-se-ão as demais tarefas.
b) Realizar a seleção adequada do material a ser lido, que
deve ser compatível com os objetivos do estudo dirigido, com as possibilidades
imediatas de compreensão dos alunos e com o tempo disponível para a realização
da leitura.
c) Identificar as fontes bibliográficas para o estudo ou
preparar as cópias do material a ser lido.
d) Organizar o roteiro de estudos a ser utilizado pelos
alunos, definindo as instruções com clareza e determinando as tarefas a serem
executadas.
Outras atribuições do professor serão cumpridas no
decorrer da atividade, como:
a) Orientar os alunos, esclarecendo-os sobre os objetivos
de ensino do estudo dirigido a ser desenvolvido.
b) Indicar as fontes bibliográficas para o estudo ou
fornecer as cópias do material a ser utilizado.
c) Apresentar o roteiro de estudos a ser obedecido.
d) Definir o tempo necessário para a realização da
atividade. Vale lembrar que esse procedimento de ensino deve ser utilizado em
sala de aula, sob a supervisão direta do professor, embora possa ser empregado
também na forma de exercícios domiciliares e em EaD.
e) Atender, na medida das solicitações, às questões
propostas pelos alunos, esclarecendo e orientando. Quando se tratar de questão
decorrente, interromper a atividade e orientar de forma coletiva o conjunto de
alunos.
f) Concluída a atividade individual, promover uma situação
de socialização dos conhecimentos, sob a forma de trabalho em grupo, em duplas
ou debate no grupo-classe.
4.6.4. Papel do aluno
Esse procedimento de ensino tem sido identificado, de modo
geral, como uma situação de aprendizagem que não requer grande esforço intelectual
do aluno. Essa compreensão está diretamente relacionada ao tipo de roteiro de
estudos trabalhado. Quando o roteiro proporciona condições, o aluno trabalha
ativamente, organizando e aprofundando informações, efetivamente se apropriando
de novos conhecimentos. Para tanto, será preciso:
a) Dispor do material indicado e necessário à realização
da atividade: textos, dicionário, roteiro.
b) Compreender com clareza e segurança as recomendações do
roteiro.
c) Trabalhar de forma dedicada, respeitando a proposta e o
trabalho dos colegas, sem movimentos ou ruídos desnecessários.
d) Executar as atividades propostas no tempo determinado,
registrando suas indagações, conclusões, esquemas, questionamentos, entre
outros.
e) Socializar suas anotações, em debate ou lista de
discussão, quando solicitado pelo professor.
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