Fundamentalismo - Teologia 24.06
Escutemos o Schaeffer tem a dizer sobre isso:
" ...Quais eram estas
pressuposições? A básica era que na realidade existem coisas tais como
absolutos. Aceitavam a possibilidade de um absoluto na área do Ser (ou conhecimento)
e na área da Moral. Por isso, porque aceitavam a possibilidades de absolutos,
ainda que pudessem discordar no que estes fossem, poderiam contudo argumentar
entre si na base clássica da antítese . Assim, se algo era verdade, o contrário
era falso. Na moralidade, se algo era verdade, o contrário era errado. Este é o
primeiro passo na lógica clássica: Se A é certo, então não-A é falso. Se você
entende até que ponto isso não tem mais influência, você entenderá a nossa
situação atual... A mudança foi tremenda. Há trinta ou mais anos atrás, você
poderia dizer coisas como Isto
é verdade ou Isto
é certo e estaria sintonizado com todos."
* Não que todos concordassem com o que
você achava ser a verdade, mais que era possível se chegar a verdade, e o que
você dizia, tinha chance de ser verdade. Porém, depois da criação da filosofia
existencialista, a sociedade moderna, perdeu a esperança na existência de uma
verdade que é sempre verdade em todas as circunstâncias. Se tentar dizer que
você tem a verdade, ela entende que você conhece algo que funciona naquele
momento para você somente, e isso autentica sua existência, mas que não serve
pra todo mundo. Analisando esta situação Schaeffer diz a seguir:
" A tragédia da nossa situação hoje
é que homens e mulheres estão sendo fundamentalmente afetados por esta nova
maneira de encarar a verdade e, contudo, nunca sequer analisaram o desvio
ocorrido. Os jovens nos lares cristãos são educados dentro da velha estrutura
da verdade e depois são submetidos à estrutura moderna. Com o tempo ficam
confusos porque não conseguem compreender as alternativas que lhe estão sendo
apresentadas. A confusão se transforma em perplexidade e em pouco tempo estão
completamente subjugados [pelo relativismo pragmático]. Isto infelizmente é a verdade
não só para os jovens, mas também para muitos pastores, educadores cristãos e
mesmo missionários. Assim, esta mudança no conceito de como chegamos ao
conhecimento da verdade é o problema mais crucial, conforme entendo, que o
Cristianismo enfrenta atualmente". (Do livro: "O Deus que
Intervém", Pg. 13,14).
* Francis Schaeffer tem razão ao dizer
que esta é a questão mais importante que o Cristianismo enfrenta atualmente,
pois sem esta filosofia existencialista, os teólogos liberais modernos não
teriam como implantar suas teologias liberais que destroem os fundamentos do
Cristianismo sem serem imediatamente identificados como hereges. Mas como o
conceito de verdade ficou relativizado, tudo depende do contexto
socil-cultural-humanístico, eles podem deformar e descaracterizar o
cristianismo impunemente sem serem identificados como verdadeiros destruidores
da sã doutrina e do verdadeiro Cristianismo.
Que o Santo Espirito do Senhor, ilumine o nosso entendimento
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