Fundamentalismo - Teologia 24.30
5. CONCEITO DE DEUS PARA OS TEÓLOGOS LIBERAIS.
*** Aqueles que enveredam por esse
caminho [da 5ª resposta - Deus não existe; mas o vocábulo é útil se
redefinirmos o seu significado] tendem por reter a palavra Deus, bem como termo
divindade e transcendência, apesar de lhes darem novas significações. essa
posição contém muitas formas diversas de expressão, mas todas essas formas
encerram certas características em comum: 1. "Deus" não significa um
Ser Pessoal distinto do universo, que já estivesse ali "antes" do
universo ser criado. 2. "Deus" é identificado de alguma maneira com o
universo como um todo, ou com uma parte ou aspecto do mesmo (i.e, o espírito ou
consciência do homem, o aspecto "pessoal" do universo).
*** Defesa dos Teólogos Liberais [Não
fundamentalistas]: "Alguns desses escritores afiançariam que não estão se
estão desviando
da compreensão cristã histórica de Deus, mas que estão meramente reinterpretando as
idéias tradicionais em uma forma que é mais inteligível e aceitável na
atualidade". * É a velha conversa de CONTEXTUALIZAÇÃO CULTURAL que vemos
hoje: " temos de adaptar o evangelho as filosofias e culturas atuais para
que o homem moderno possa aceitá-lo".Todavia, o evangelho produzido por
esta adaptação, quase sempre é "outro" evangelho.
*** OS GRANDES TEÓLOGOS LIBERAIS e/ou
NEO-ORTODOXOS, historicamente, com sua CONTEXTUALIZAÇÃO FILOSÓFICA-CULTURAL
exerceram e exercem grande força destrutiva contra a sã doutrina ou
fundamentalismo histórico cristão. BATIST MONDIM [Teólogo e escritor
apologético católico Romano], cita alguns destes grandes teólogos liberais da
ala protestante, começando por Barth, mas por julgar que todos beberam da fonte
existencialista e liberal de Kierkegaard, eu começo a lista com Kierkegaard.
Mondim, antes de citá-los faz uma breve análise sobre sua hermineutica e
teologia. diz MONDIN:
" ...a teologia protestante, que
também ousou valer-se dos
instrumentos hermeneuticos que lhe eram oferecidos pelo pensamento filosófico moderno
, fazendo isto teve de empobrecer
e falsificar gravemente a Palavra de Deus, e os seus resultados foram
julgados não menos desastrosos
do que os da teologia católica." - Para Mondin, e ele esta certo nisto, a
teologia liberal protestante é tão destrutiva a Palavra de Deus, quanto a
teologia liberal católica.
HEGEL (1770-1831 -
Filósofo alemão que segundo Francis Schaeffer abriu a porta para o desespero,
no sentido filosófico e mudou o mundo [filosofia, artes, música, Cultura Geral
e teologia]. Schaefer imagina a situação em que HEGEL abandonou as verdades absolutas em
favor de uma sintese
relativista: " Tenho uma nova idéia. De agoira em diante
pensemos da seguinte maneira: em vez de causa e efeito, pensemos numa tese e em oposição a
ela, uma Antítese.
E a resposta quanto à relação entre as duas não está num movimento horizontal
de causa e efeito, porém é sempre uma
sintese." ... Ele pensava ser práticavel chegar à síntese pela
razão. Isto ficou provado ser impossível e, assim o próximo homem [Kierlegaard,
seguindo HEGEL]... colocou-se abaixo da linha do desespero.
KIERKEGAARD (1813-1855 - Teólogo Dinamarquês )- [Ele foi o pai do EXISTENCIALISMO
SECULAR e RELIGIOSO, que abandonou verdades objetivas e absolutas por uma
sintese não racional alcançada por um salto de fé. Segundo Schaeffer: "...
ele separou de maneira absoluta o racional e lógico da fé. O racional e a fé
não têm nenhuma relação entre si.] "Para KierKegaard, as verdades proposicionais
não são suficientes; não basta concordar com uma série de formulações
religiosas. Kierkegaard cria que as asseverações teológicas da fé eram
paradoxais. Assim, o crente deve manter "verdades" opostas em tensão. Sua
harmonização ocorre por um ato existencialista gerado após ansiedade, tensão e
crise, em que a mente dá um salto de Fé". (F. SCHAEFFER, "O Deus que
intervém" Pg. 25) e ( R.V. SCHNUCKER - Enc.Hist.-Teo da Ig.Cr. -Pg.13). *
Da fonte apóstata de Kiekgaard beberam os teólogos liberais, neo-ortodoxos.
BARTH (1886-1968
-Suiça) - Ele foi o pai da NEO-ORTODOXIA [ou Teologia Dialética, ou ainda,
Teologia de Crise], movimento reacionário ao movimento liberal histórico do
Séc. XIX [que só cria no que fosse racionalmente explicável], e que acabou se
tornando uma forma diferente de liberalismo, pois desviava-se dos fundamentos
cristãos históricos, através de sua hermineutica baseada na filosofia dialética
de HEGEL e Kierkgaard numa tentativa de harmonizar os paradoxos cristãos
através de uma crise existencialista. De fato, "Bath rejeitava a fé cristã
como uma série de verdades proposicionais... seu método teológico dialético
propões a verdade como uma serie de paradoxos. Isto produziu conceitos tais
como: "o Deus soberano transcendente absoluto, em contraste com a
humanidade dominada pelo pecado"; " A Bíblia é a Palavra de Deus na
medida em que Deus
permite que ela seja a sua Palavra", ou que "A Bíblia contém a
Palavra de Deus, mas não é a Palavra de Deus", isto implica que a Bíblia
não é necessariamente a Palavra de Deus, pode vir a tornar-se, isto é um tipo
de rejeição da "sola scriptura".. Os neo-ortodoxos tentaram ser o
meio termo, nem queriam ser o que se chamava na época de liberal, nem queriam
ser convervadores, todavia não conseguiram a neutralidade, pois um erro puxa
outro, tentando contextualizar a fé bíblica com a filosofia dialética
existencialista afastaram-se dos fundamentos da fé bíblica.
Francis Schaeffer declara: "Karl
Barth foi a porta de entrada da teologia na linha do desespero.
...Mas assim como
Kieregaard abriu com o seu salto a porta para o existencialismo em geral, assim
Karl Barth abriu a porta para o salto existencial na teologia. Como nas outras
disciplinas, o problema básico é a mudança na epistemologia [método de se
chegar a verdade]. ... O fato unificador da nova teologia é a sua metodologia
errada. O seu conceito de verdade está errado e por causo disso aquilo que
parece correto, na verdade, seguidamente significa algo inteiramente diferente
daquilo que o cristianismo histórico quer dizer com a mesma frase. É ingênuo
discutir questões teológicas como questões teológicas antes de considerarmos o
que a verdade significa para a pessoa que está fazendo as afirmações
teológicas". Os teólogos neo-ortodoxos e neo-liberais que vieram após
Barth "... Eles podem não concordar nos detalhes, mas a sua luta é a
mesma: a luta do homem moderno que desistiu de encontrar um campo unificado de
conhecimento. No que se refere aos teólogos, eles separaram a verdade religiosa
do contato com a ciência por um lado e a história por outro. Seu novo sistema
não se encontra aberto a verificação. Deve somente ser crido. ("O Deus que
intervém" Pg. 68,71,72)
Que o Santo Espirito do Senhor, ilumine o nosso entendimento
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