Fundamentalismo - Teologia 24.07
RESULTADOS DA TEOLOGIA EXISTENCIALISTA E DE SEU RELATIVISMO
PRAGMÁTICO
DESESPERO Quanto a Possibilidade de se
Encontrar Verdades Absolutas.
* O homem moderno, teve seu nascimento
provocado pelo surgimento da filosofia existencialista, que lhe roubou toda a
certeza em relação as verdades absolutas, tirando-lhe toda a ESPERANÇA de
encontrar um sentido lógico para a sua vida.
* Seguindo este raciocínio: Se não há
VERDADES ABSOLUTAS (verdades que sempre são verdades e não mudam nunca), então,
raciocinaram os teólogos existencialistas, nem as verdades da Bíblia, são
absolutas, mas são relativas, logo, também não podem ser a Palavra de Deus.
Resultado deste Desespero: Grande
Preconceito Contra DOUTRINA.
- Se não há verdades absolutas, e
doutrina é baseada em tais verdades, então pra que se aferrar a doutrinas
dogmáticas? Chegam até a chamar de "neurótico" quem ensina e defende
com convicção. - Este é o raciocínio do teólogo modernista, liberal e
neo-evangélico.
* Vejamos as seguintes citações que
comprovam isto:
H.C.THIESSEN - "Até recentemente, a
Teologia era considerada como a rainha das ciências e a Teologia Sistemática
como a coroa da rainha. Mas hoje em dia a maior parte dos chamados estudos
teológicos nega a idéia de que ela seja uma ciência [ciência aqui é igual as
verdades absolutas], e ainda mais que possa ser a rainha das ciências... ...É a
duvida dos dias de hoje quanto a podermos chegar a qualquer conclusão neste
campo, que possa ser considerada como certa e final. Influenciada pela
filosofia corrente de pragmatismo, o teólogo moderno começa com o dictum de que
em teologia, como em todos outros campos da pesquisa, a crença nunca deve ir
além do mero estabelecimento de uma premissa básica; nunca deve ser enunciada
como algo considerado fixo e final.". (Palestras em Teologia Sistemática ,
Pg. 4)
JAMES ORR - "Todos devem estar
cientes de que há nos dias de hoje um
grande preconceito contra doutrina - ou, como é muitas vezes
chamada - "dogma" - na religião; uma grande desconfiança a e aversão
ao pensamento claro e sistemático a respeito das coisas divinas. Os homens
preferem, não se pode deixar de notar, viver em uma região de nebulosidade e
indefinição com relação a esses assuntos. Querem que seu pensamento seja fluido
e indefinido - algo que possa ser muda com os tempos, e com as novas luzes que
eles acham estarem constantemente aparecendo para iluminá-los, continuamente
adquirindo novas formas e deixando o que é velho para trás". (idém, pg.
4).
Que o Santo Espirito do Senhor, ilumine o nosso entendimento
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