3.3.2.1. Do ponto de
vista do professor
Ajuda
o professor à “colocar para fora” e a organizar suas próprias idéias sobre o
ensino daquela disciplina que se propôs a dar, inclusive com clareza e precisão.
A
redação dos objetivos torna mais claros os objetivos educacionais com os quais
o professor compactuou.
São
os objetivos que vão nortear a escolha dos métodos, materiais e situações de
ensino, bem como das formas e instrumentos de avaliação da aprendizagem do
aluno.
Tendo
o professor relacionado objetivos no seu plano de ensino, poderá se preocupar
com cada um deles; isso permitirá ao aluno o desenvolvimento de diferentes
potencialidades.
Outra
vantagem é que aumenta também a probabilidade de que o professor não estará
avaliando aprendizagens que não eram pertinentes à disciplina ou, pelo menos,
não eram do conhecimento do aluno. Freqüentemente o aluno se sente “atraiçoado”
pelo professor, que o repreende ou reprova com base em itens dos quais o aluno
nem sempre suspeitava que “contavam” no curso.
A
redação de objetivos permite que os vários professores responsáveis pela
formação daquele grupo de alunos entrem num acordo, de tal modo que as diversas
aprendizagens necessárias a eles sejam todas alcançadas, e sem repetições.
A
vantagem de redigir objetivos reside na facilidade de comunicação sobre a
disciplina. Comunicar-se apenas sobre conteúdo ou estratégias utilizadas, ou
avaliação da aprendizagem adotada, não permite ir além de descrições sem
conseqüências, porque estão faltando os critérios de análise que são oferecidos
pelos objetivos do curso.
Um
certo professor usa excursões a fábricas como estratégia de aula; como
poderemos opinar sobre sua eficácia, se não soubermos para que o faz? Outro
professor menciona que seus alunos, ao final de cada unidade, entregam por
escrito uma auto-avaliação e o conjunto dessas auto-avaliações é que, ao final
do ano, determina a aprovação ou reprovação dos mesmos; daí, perguntamos: o que
você alcança com isso? Qual é o seu objetivo? Um terceiro professor relata que
baseia todo o seu curso de Economia em busca e análise de notícias de jornal e
indaga: será isso produtivo? Não é possível responder, a não ser que o
professor deixe claro, também, ao que sua disciplina deve levar o aluno.
Que o Santo Espirito do Senhor, ilumine o nosso entendimento
Não perca tempo, Indique esta maravilhosa Leitura
Custo:O Leitor não paga Nada,
Você APENAS DIVULGA
E COMPARTILHA
0 Comentários :
Postar um comentário
Deus abençoe seu Comentario