Existem
alguns princípios que são comuns a todos os que se preocupam com a aprendizagem
do aluno.
São eles:
3.1.2.1.
Toda aprendizagem, para que realmente aconteça, precisa ser significativa para
o aprendiz, isto é, precisa envolvê-lo como pessoa, como um todo (idéias,
sentimentos, cultura, sociedade). Isto exige que a aprendizagem:
a)
se relacione com o seu universo de conhecimentos, experiências, vivências;
b)
permita-lhe formular problemas e questões que de algum modo o interessem, o
envolvam ou que lhe digam respeito;
c)
permita-lhe entrar em confronto experiencial com problemas práticos de natureza
social, ética, profissional, que lhe sejam relevantes;
d)
permita-lhe participar com responsabilidade do processo de aprendizagem;
e)
permita-lhe e o ajude a transferir o que aprendeu na escola para outras
circunstâncias e situações de vida;
f)
suscite modificações no comportamento e até mesmo na personalidade do
aprendiz.
3.1.2.2.
Toda aprendizagem é pessoal. Lembremo-nos de que a aprendizagem envolve mudança
de comportamento ou de situação do aprendiz e isto só acontece na pessoa do
aprendiz e pela pessoa do aprendiz. É um pouco a afirmação do óbvio: “ninguém
aprende pelo outro”.
3.1.2.3.
Toda aprendizagem precisa visar objetivos realísticos. Isto é, que possam de
fato ser significativos para aqueles alunos e que possam concretamente ser
atingidos nas circunstâncias em que o curso é ministrado.
3.1.2.4.
Toda aprendizagem precisa ser acompanhada de feedback imediato. Entendemos que
a aprendizagem se faz num processo contínuo e que o feedback é elemento
integrante desse processo, pois deverá fornecer ao aluno e ao professor dados
para corrigir e reiniciar a aprendizagem.
3.1.2.5.
Toda aprendizagem precisa ser embasada em um bom relacionamento interpessoal
entre os elementos que participam do processo, ou seja, aluno, professor,
colegas de turma. São características deste relacionamento o comportamento de
diálogo, colaboração, participação, trabalho em conjunto, clima de confiança, o
professor não sendo um obstáculo à consecução dos objetivos propostos e não
sendo percebido como tal.
Que o Santo Espirito do Senhor, ilumine o nosso entendimento
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