a)
planejar as aulas;
b)
selecionar e estruturar os conteúdos;
c)
prever e utilizar adequadamente recursos incentivadores e materiais
audiovisuais;
d)
organizar atividades individuais e grupais interessantes e bem dosadas, que
auxiliem o aluno na construção do conhecimento;
e)
avaliar continuamente os progressos realizados pelos alunos, mostrando os seus
avanços e dificuldades, e como podem aperfeiçoar o seu conhecimento.
f)
A seguir, apresentamos algumas sugestões que podem ajudar o professor a
aperfeiçoar sua postura pedagógica e facilitam o processo de construção do
conhecimento.
g)
Faça uma previsão dos conteúdos a serem desenvolvidos e das atividades a serem
realizadas, levando em conta os objetivos a serem atingidos, bem como os
interesses, as necessidades e o nível de desenvolvimento dos alunos. Ao
planejar o seu trabalho em sala de aula, o professor tende a se sentir mais
seguro, pois pode controlar mais facilmente as improvisações e os contratempos.
Mas, lembre-se: o planejamento deve ser flexível, adaptando-se aos interesses
manifestados pela classe em dado momento, pois só assim poderá satisfazer às
reais necessidades de aprendizagem dos alunos.
h)
Faça os alunos participarem no planejamento do trabalho diário da classe,
contribuindo com sugestões. Registre num canto do quadro-de-giz, em conjunto
com os alunos, as atividades a serem desenvolvidas no dia pela classe.
i)
Esclareça o que se pretende alcançar com a -aprendizagem de determinado
conteúdo ou com a realização de certa atividade, pois conhecendo os objetivos a
serem atingidos, os alunos tendem a manifestar mais interesse pelo trabalho e a
empreender esforços no sentido de alcançar esses objetivos.
j)
Procure adotar uma atitude dialógica na sua prática docente em sala de aula,
para facilitar a construção coletiva do conhecimento por parte dos alunos.
Lembre-se que o diálogo é fundamental para que o professor e os alunos possam
construir juntos o conhecimento. Para desencadear o diálogo convém partir de
uma situação-problema e aproveitar os conhecimentos prévios e as experiências
anteriores dos alunos.
k)
Incentive a participação ativa dos alunos na situação de aprendizagem,
propondo-lhes atividades desafiadoras que acionem e mobilizem seus esquemas
operativos de cognição. Assim sendo, proporcione situações problematizadoras,
nas quais eles tenham que observar, descrever, relatar, dialogar, ler,
escrever, comparar, identificar, diferenciar, classificar, seriar, ordenar,
fazer operações numéricas, fazer estimativas, localizar no tempo e no espaço,
explicar, analisar, sintetizar, conceituar, deduzir, concluir, interpretar,
escolher e justificar as escolhas feitas, julgar, avaliar, propor e comprovar
hipóteses etc. Para conseguir a maior participação dos alunos, é preciso usar
um método ativo ou operativo (de acordo com a terminologia de Jean Piaget), que
acione e mobilize os esquemas mentais do indivíduo, agilizando suas operações
cognitivas.
l)
Ao introduzir um conteúdo novo, verifique o que os alunos já sabem sobre o
mesmo, e aproveite suas experiências anteriores e seus conhecimentos prévios
sobre o assunto estudado. Parta de situações significativas, ligadas à
realidade vivida pelos alunos. Depois, apresente para a classe situações de
organização e aplicação do novo conhecimento, proporcionando atividades que
façam os alunos aplicar e sistematizar o que aprenderam.
m)
Mantenha os alunos sempre ocupados, em constante atividade, pois "o
trabalho e a atividade mental são sempre as melhores garantias de disciplina em
classe". Assim, planeje e propicie aos alunos atividades individuais e
grupais de ensino-aprendizagem interessantes e bem dosadas. Explique o que é
para ser feito em cada atividade, dando instruções claras e objetivas. No caso
do trabalho em grupo, oriente os alunos para trabalhar em equipe, propondo, em
conjunto com eles, padrões de comportamento e normas de conduta. Circule pela
classe, procurando observar os alunos trabalhando. Verifique as dificuldades de
cada um, para ajudá-los a superá-las.
n)
Observe os avanços de seus alunos no processo de construir o conhecimento e
avalie continuamente os progressos por eles realizados nos estudos,
fornecendo-lhes, como retorno ou feedback, o resultado das avaliações. Mas não
lhes apresente simplesmente uma nota ou um conceito frio e impessoal.
Mostre-lhes as provas, os trabalhos e os exercícios que serviram como
instrumentos de avaliação, já devidamente corrigidos, para que eles possam
verificar o que acertaram e o que erraram, e como podem melhorar nos estudos.
o)
Ao avaliar, não demore muito para corrigir as provas, trabalhos ou exercícios,
pois quanto mais rápido for dado o retorno da avaliação, isto é, quanto mais
rápido os alunos souberem o que acertaram e o que erraram, mais fácil será para
eles avançar na construção do conhecimento.
p)
Incentive os alunos a avaliar o próprio trabalho, praticando, assim, a
auto-avaliação. O aluno, quando bem orientado, também sabe dizer quais são seus
pontos fortes, o que aprendeu e em que precisa melhorar. Se pretendemos que
nossos alunos desenvolvam a noção de responsabilidade e uma atitude crítica, é
preciso criar oportunidades para que eles pratiquem a auto-avaliação, começando
por analisar a si mesmos, seus erros e acertos, e assumir a responsabilidade
por seus atos. Os alunos devem adotar uma atitude crítica inicialmente sobre
seu comportamento e em relação a seus próprios conhecimentos.
q)
Procure enfatizar os progressos realizados pelos alunos no seu processo de
construção do conhecimento e valorizar o esforço que cada um empreendeu.
Procure, também, salientar os comportamentos adequados do ponto de vista do
convívio grupal, porque os elogios e a valorização do comportamento desejado
ajudam mais a motivar o aluno do que críticas e punições. Não repreenda
publicamente um aluno de forma humilhante, pois isto seria degradante, nem
castigue a classe inteira pela falta cometida por um só, pois isto seria
injusto.
r)
Distribua funções e divida tarefas de modo a permitir que os alunos participem
mais ativamente da dinâmica da sala de aula e cooperem em suas atividades
rotineiras. Assim, estabeleça um sistema de auxiliares do dia ou da semana, no
qual os alunos fiquem responsáveis, em rodízio, por certos encargos, como
apagar o quadro-de-giz, recolher os cadernos, distribuir material, arrumar a
sala após a aula etc.
Que o Santo Espirito do Senhor, ilumine o nosso entendimento
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