História De Israel – Teologia 31.41
CAPÍTULO 2
Caim mata seu irmão Abel. Deus o expulsa. Sua posteridade é
tão má quanto ele. Virtudes de Sete, outro filho de Adão.
6. Gênesis 4. Adão e Eva tiveram dois filhos e três filhas.
O primeiro chamava-se Caim, que significa "aquisição", e o segundo,
Abei, que quer dizer "aflição". Os dois eram de temperamentos
completamente opostos. Abel, que era pastor de rebanhos, era mais justo.
Considerava que Deus se fazia presente em todas as suas ações e só pensava em
agradar-lhe. Caim, ao contrário, que por primeiro trabalhou a terra, era muito
mau. Buscava apenas proveito próprio. A sua horrível impiedade levou-o ao
excesso de furor, a ponto de matar o próprio irmão. Eis a causa disso:
Ambos resolveram oferecer um sacrifício a Deus, Caim, dos
frutos de seu trabalho, e Abel, do leite e das primícias de seu rebanho. Deus
demostrou aceitar melhor o sacrifício de Abel, que era produção livre da
natureza, do que a oferta que a avareza de Caim dela havia tirado, quase à
força. O orgulho de Caim não pôde tolerar que Deus tivesse preferido o irmão a
ele: matou-o e escondeu o corpo, esperando que assim ninguém tivesse ciência de
seu crime. Deus, porém, a cujos olhos nada há de oculto, perguntou-lhe onde
estava o irmão, que não via há vários dias, pois antes eles estavam sempre
juntos. Caim, não sabendo o que responder, disse primeiro que se admirava de
também não o ter visto mais. Todavia, como Deus insistisse, respondeu-lhe
insolen-temente que não era nem senhor nem guarda do irmão e que não se havia
encarregado de cuidar daquilo que não lhe dizia respeito. Deus então
perguntou-lhe como se atrevia a afirmar nada saber do que acontecera ao irmão,
se ele mesmo o havia matado. E, se Caim não tivesse oferecido imediatamente um
sacrifício para acalmar-lhe a cólera, teria recebido naquele mesmo instante o
castigo que o seu crime bem merecia. Deus, no entanto, amaldiçoou-o, ameaçou
castigar os seus descendentes até a sétima geração e expulsou-o. Porém, como
Caim temesse que, andando errante, animais ferozes o devorassem, Deus o
tranqüilizou contra esse temor. Deu-lhe um sinal, com o qual podia ser
reconhecido, e ordenou-lhe que se fosse.
7. Depois de haver atravessado diversos países, Caim
estabeleceu residência em um lugar chamado Node, onde teve vários filhos. No
entanto o castigo, em vez de torná-lo melhor, fê-lo, ao contrário, muito pior.
Abandonou-se a toda sorte de prazeres e até usou de violência, apoderando-se de
bens alheios para enriquecer-se. Reuniu homens maus e celerados, dos quais se
tornou o chefe, e ensinou-os a cometer toda espécie de crimes e de ações
ímpias. Mudou a inocente maneira de viver que adotara no princípio, inventou os
pesos e as medidas e substituiu a franqueza e a sinceridade, tão mais louváveis
e simples, pela astúcia e pelo engano. Ele foi o primeiro a estabelecer limites
para a divisão de propriedades e construiu uma cidade. Chamou-a Enoque, nome de
seu filho mais velho, rodeou-a de muralhas e a povoou.
Enoque teve por filho Irade, Irade gerou Meujael, Meujael a
Metusalém e Metusalém a Lameque. Lameque teve setenta filhos de suas duas
esposas, Zilá e Ada, um dos quais, de nome jabal, filho de Ada, foi o primeiro
a morar embaixo de tendas e de pavilhões, levando uma vida de simples pastor.
Jubal, seu irmão, inventou a música, o saltério e a harpa. Tubalcaim, filho de
Zilá, sobrepujava a todos os outros em coragem e força, e foi grande
comandante. Nesse entretempo, enriqueceu e serviu-se de suas riquezas para
viver ainda mais suntuosamente do que até então. Ele inventou a arte de forjar
e teve apenas uma filha, de nome Naamá. Como Lameque era muito instruído nas
coisas divinas, julgou facilmente que sofreria a pena do assas-sínio de Caim,
na pessoa de Abel, e disse-o às suas duas mulheres.
Eis como a posteridade de Caim chafurdou-se em toda espécie
de crimes. Não se contentaram em imitar os de seus pais, mas inventaram outros.
Entre eles, havia assassínios e latrocínios, e os que não mergulhavam as mãos
em sangue estavam cheios de orgulho e de avareza.
8. Adão ainda vivia e tinha cento e trinta anos. A morte de
Abel e a fuga de Caim fizeram-no desejar ardentemente outros filhos. E teve
mesmo vários: depois de viver ainda oitocentos anos, morreu na idade de
novecentos e trinta anos.
9. Seria demasiado longo discorrer sobre todos os filhos de
Adão. Contentar-me-ei em dizer algo de um deles, de nome Sete. Educado junto de
seu pai, deu-se com afeto à virtude. Deixou filhos semelhantes a ele, que
permaneceram em sua terra, onde viveram felizes e em perfeita união. Deve-se ao
seu espírito e ao seu trabalho a ciência dos astros. Como os seus filhos haviam
sido informados por Adão que o mundo pereceria pela água e pelo fogo, o medo de
que essa ciência se perdesse antes que os homens a aprendessem levou-os a
construir duas colunas, uma de tijolos e outra de pedras, e sobre elas gravaram
os conhecimentos que possuíam. Se um dilúvio destruísse a coluna de tijolos,
ficaria a de pedras, para conservar à posteridade a memória daquilo que haviam
escrito. A previdência deles deu bom resultado, e afirma-se que a coluna de pedras
pode ser vista ainda hoje, na Síria.
Que o Santo Espirito do Senhor, ilumine
o nosso entendimento
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