Geografia Bíblica - Teologia 25.10
I - A MATÉRIA ORIGINAL
Existiu, realmente, o que os gregos
denominaram de matéria original? Caso tenha existido, como podemos
identificá-la? Como a Bíblia se posiciona a respeito?
Vejamos, em primeiro lugar, como os
helenos encaravam a questão da matéria original.
Anaximandro, pertencente à Escola Jônica,
defende que o mundo teve origem a partir de uma substância indefinida: o
"apeiron" em grego, sem fim.
Para Tales de Mileto, era a água o elemento
do qual todos os demais são originários. Ele foi levado a posicionar-se, dessa
forma, explica Aristóteles, depois de observar a presença da água em todas as
coisas.
Anaxímenes de Mileto afirma ser o ar o
princípio de tudo. Até o fogo, argumenta, depende do ar. O que dizer da água em
estado gasoso? Tivéssemos, entretanto, oportunidade de questioná-lo,
perguntar-lhe-íamos: "Qual a origem do ar?" Será que ele poderia
responder-nos? Não basta asseverar ser este ou aquele elemento a matriz da
ordem cósmica. Interessa-nos saber, acima de tudo, como surgiu o Universo.
Acreditava Heráclito estarem todas as
coisas em constante devenir. Tudo corre, tudo flui, ensinava. Se o Cosmo
transmuta-se sem parar, para onde caminhamos? Se a ordem física altera-se indefinidamente,
em um futuro próximo seremos precipitados em um imensurável abismo. A teoria
heraclitiana em vão tenta explicar-nos o surgimento do mundo.
Cria Empédocles serem quatro os elementos
originais: ar, água, terra e fogo. Mais tarde, essa tese seria esposada por
Aristóteles e, por mais de vinte séculos, foi tida como dogmática. Platão não a
aceitava: Diz ele: "Os quatro elementos parecem contar um mito, cada um o
seu, como faríamos às crianças".
Anaxágoras declara o seu credo. O
Universo é formado por diminutas partículas. Para o pensador de Clazomena. elas
podem estar em estado inanimado ou não. Aristóteles denominou-as de hemeomerias.
A semelhança dos outros sábios gregos, deixou-nos na ignorância. 20
Leucipo, principal representante da
Escola Atomística, aperfeiçoada por Demócrito, apregoa serem todas as coisas,
inclusive a alma, compostas por corpúsculos, invisíveis a olho nu. Esses
corpúsculos são conhecidos como átomos.
Alguns pensadores gregos, todavia,
aproximaram-se timidamente do criacionismo bíblico.
Pitágoras de Samos, em seu cego
devotamento pela matemática, aponta Deus como a Cirande Unidade e o Número
Perfeito. Dele, aduz, nasceram os mundos e o homem.
Fundador da Escola Eleática, Xenófanes
mostra-se monoteísta. Não hesita em desprezar a mitologia helena, por crer que
o Universo é obra de Deus, do único Deus.
O que diz a Bíblia acerca da matéria
original?
O autor da Epístola aos Hebreus escreve:
"Pela fé entendemos que foi o Universo formado pela palavra de Deus, de
maneira que o visível veio a existir das coisas que não aparecem" (Hb
11.23).
Pela fé, apenas pela fé. Ousaria alguém fazer semelhante
afirmação? É-nos impossível, por causa de nossas limitações, entender como Deus
criou o Cosmo do nada. Os escritores sagrados descartam, radicalmente, a
existência de uma matéria original. Para eles, todas as coisas foram criadas,
simplesmente, pela palavra de Deus.
Não há explicação mais plausível e
convincente!
No Areópago, Paulo mostra-se convicto
ante os filósofos epicureus e estóicos: "O Deus que fez o mundo e tudo o
que nele existe..." (At 17.24). Homem de fé, assevera aos exigentes
helenos que, do nada, do não-ser, o Todo-poderoso fez os céus e a Terra.
Os gregos, durante séculos, receberam de
seus sábios as mais desencontradas e absurdas idéias acerca do aparecimento do
Universo. O apóstolo, contudo, rejeita-as e expõe-lhes as mais cristalinas
verdades concernentes à gênese do Universo.
É muito importante ao homem saber sua
origem e a de seu habitai. Mostremos, pois, aos que jazem em trevas ser
Deus o Criador do Universo. Mostremos, acima de tudo, ser Deus rico em
misericórdia e que, não obstante seu imenso poder, está pronto a receber-nos
por intermédio de -Jesus!
Que o Santo Espirito do Senhor, ilumine
o nosso entendimento
Não perca tempo, Indique esta maravilhosa
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