História De Israel – Teologia 31.314
(2º Parte Livro 2)
CAPÍTULO 11
AUGUSTO, ANTE AS QUEIXAS QUE OS JUDEUS LHE FAZEM DE ARQUELAU,
EXILA-O PARA VIENA, NAS GÁLIAS, E CONFISCA-LHE TODOS OS BENS.
MORTE DA PRINCESA GLAFIRA, QUE ARQUELAU HAVIA DESPOSADO E
QUE TINHA SIDO CASADA EM PRIMEIRAS NÚPCIAS COM ALEXANDRE,
FILHO DO REI HERODES, O GRANDE, E DA RAINHA MARIANA.
SONHOS QUE TIVERAM.
150. Quando Arquelau entrou de posse da sua etnarquia, a lembrança e ressentimento pelas perturbações passadas fizeram que ele tratasse rudemente, não só os judeus, mas também os samaritanos. Uns e outros, não podendo tolerá-lo por mais tempo, mandaram no nono ano de seu governo alguns embaixadores a Augusto, para fazer-lhe queixas. Este, então, exilou-o para Viena, nas Gálias, e confiscou-lhe todos os bens.
151. Diz-se que um pouco antes, Arquelau tivera um sonho, no qual viu nove grandes espigas, bem cheias de grão, que alguns bois comiam; caldeus, que ele consultou para lhe interpretar o sonho, haviam-no explicado de um modo, mas um essênio, de nome Simão, disse-lhe que aquelas nove espigas significavam o número de anos que ele tinha reinado* e os bois, a mudança da fortuna, porque aqueles animais trabalhando a terra, a removem e a fazem mudar de aspecto. E assim, tendo-se passado nove anos, depois que ele fora constituído tetrarca, de-via preparar-se para a morte. E cinco dias depois que Simão assim explicara o sonho, Arquelau recebeu ordem de ir procurar Augusto.
__________________________
* Antigüidades Judaicas, Parte I, registra dez anos.
152. Julgo dever também relatar um outro sonho que a princesa Glafira teve, quando mulher de Arqueiau e filha também de Arqueiau, rei da Capadocia, a qual tinha desposado em primeiras núpcias a Alexandre, filho do rei Herodes, que o mandara matar. Ela desposara depois de sua morte a Juba, rei da Líbia, mas, ficando ainda viúva, voltou para casa de seu pai, onde Arqueiau, o etnarca, tendo-a visto, foi tomado de violenta paixão por ela e repudiou Mariana, sua mulher, para desposá-la. Pouco tempo depois que Glafira voltara para a Judéia, por esse casamento, parecia-lhe ver Alexandre, seu primeiro marido, que lhe dizia: "Não vos foi suficiente passar a segundas núpcias, mas quisestes ainda casar-vos uma terceira vez e não tiveste vergonha de desposar meu próprio irmão? Não vos perdoarei tão grande ultraje e embora o tenhais feito, eu vos retomarei". A princesa contou o sonho às amigas e morreu dois dias depois.
Que o Santo Espirito do Senhor, ilumine
o nosso entendimento
Não perca tempo, Indique esta maravilhosa
Leitura
Custo:O Leitor não paga Nada,
Você APENAS DIVULGA
E COMPARTILHA
.
0 Comentários :
Postar um comentário
Deus abençoe seu Comentario