História Do Cristianismo -
Teologia 32.10
HERESIAS E DISSENSOES
Estando para terminar este
capítulo, devemos notar a impossibilidade que temos em vista, por causa do
pequeno espaço de que dispomos, de enumerar todas as heresias e dissensões que
têm entristecido e dividido a Igreja de Deus desde o seu princípio; portanto,
apenas nos propomos a lançar a vista para os atos que nos apresentem maior interesse,
tanto pela sua especial astúcia, como pela sua grande influência.
O gnosticismo era um
desses males, e foi talvez a primeira heresia que depois dos tempos dos
apóstolos se desenvolveu mais. Era um amontoado de erros que tinham a sua
origem na cabala dos judeus, uma ciência misteriosa dos rabinos, baseada na
filosofia de Platão, e no misticismo dos orientais. Um judeu chamado Cerinto,
mestre de filosofia em Alexandria, introduziu parte do Evangelho nesta massa
heterogênea da ciência (falsamente assim chamada) e sob esta nova forma foram
enganados muitos crentes verdadeiros, e se originou muita amargura e dissensão.
Mas havia muito tempo que não
se ocupavam com esse erro, nem com muitos que se lhe seguiram, e a Palavra de
Deus, que é a única que contém as doutrinas inabaláveis da Igreja, já tinha
predito que "os homens maus e enganadores irão de mal a pior,
enganando e sendo enganados" (2 Tm 3.13). Já o apóstolo Paulo tinha
aconselhado o seu filho Timóteo a opor-se aos clamores vãos e profanos que só
poderiam produzir maior impiedade (2 Tm 2.16); e se tinha referido, em
linguagem inspirada pelo Espírito Santo, às "perversas contendas de
homens corruptos de entendimento e privados da verdade" (1 Tm 6.5): "Mas
tu, ó homem de Deus", clamou ele, "foge destas coisas, e segue
a justiça, a piedade, a fé, a caridade, a paciência, a mansidão. Milita a boa
milícia da fé, lança mão da vida eterna, para a qual também foste chamado,
tendo já feito boa confissão diante de muitas testemunhas" (1 Tm 4.11,
12).
O amado apóstolo já tinha
combatido o bom combate e acabado a sua carreira e guardado a fé, e com a
consciência que o esperava pronunciou palavras que deviam servir para animar a
Igreja de Deus nos tempos futuros: "Pelo demais a coroa da justiça
está-me guardada, a qual o Senhor, justo juiz, me dará naquele dia; e não
somente a mim, mas também, a todos os que amarem a sua vinda" (2 Tm
4.7,8).
Que o Santo Espirito do Senhor, ilumine
o nosso entendimento
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