Epistolas Paulinas - Teologia 16.103
A bem-aventurança do homem a quem Deus imputa justiça sem as obras, é a do perdão dos pecados e da libertação do poder do pecado. Deus não imputará pecado a quem vive pela fé em Cristo, de modo que as obras de Jesus sejam suas próprias. “Ora, como recebestes Cristo Jesus, o Senhor, assim andai nEle... porquanto, nEle, habita, corporalmente, toda a plenitude da Divindade... Também, nEle, estais aperfeiçoados” (Colossenses 2:6-10)
Bênçãos para o judeu e o gentio – A
bênção alcança por igual à circuncisão (judeus) e àqueles que não o são
(gentios). Encontramos aqui a repetição
da verdade estabelecida no terceiro capítulo, referente ao fato de que não há
diferença no que tange à justificação.
Abraão é o pai da nação judaica segundo a carne, porém a bênção que
recebeu foi quando ainda era incircunciso como qualquer outro gentio. Por isso, pode ser pai de ambos,
judeus e gentios. Recebeu sua bênção pela fé, de forma que “os que são da fé
são benditos como o crente Abraão”
(Gálatas 3:9).
Que o Santo Espirito do Senhor, ilumine o nosso entendimento
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