Escatologia - Teologia 17.61
6.1-
O PRÉ-TRIBULACIONISMO E A HISTÓRIA
Os pós-tribulacionistas usam o argumento de que o
pré-tribulacionismo é uma doutrina nova e estranha para a igreja primitiva como
também para a igreja no decorrer de
toda a história. O fato é que isso não pode ser dito sem uma averiguação em
documentos da igreja primitiva como também no contexto bíblico. O pré-tribulacionista repousa em
argumentos sadios e coerentes com a interpretação correta das Escrituras, e
também está baseado na chamada
“doutrina da iminência”, ou seja, a palavra de Deus sempre nos exorta a
estarmos vigilantes pelo fato de não sabermos a que horas, dia, ano ou século
Jesus virá “Vigiai, pois, porque não sabeis a que hora há de vir o vosso Senhor”.(Mt 24:42),
e isto demonstra
que sua vinda
é algo inesperado.
Veja o que
diz Clemente, bispo de Roma (séc
I) aos Coríntios:
Que nunca se aplique a nós a passagem da Escritura que
diz: "Infelizes os que hesitam no coração e desconfiam na alma; aqueles
que dizem: 'Tais promessas já escutamos
na época de nossos pais e eis que envelhecemos e nada disso aconteceu”.
4Ó
insensatos, comparai-vos à uma árvore; reparai na videira que, primeiro perde
as folhas e então brota, a seguir vêm a folha, então a flor e, depois disso,
a uva verde é seguida da uva madura". Considerai como, em pouco tempo, o
fruto da árvore se torna maduro. 5É bem assim que a vontade de Deus se cumpre, em ritmo veloz e inesperado,
como a própria Escritura nos atesta: "Virá logo e não tardará. Subitamente
o Senhor entrará no seu santuário,
o Santo a quem esperais". Malaquias 3:1
Podemos perceber que
desde a igreja primitiva, se esperava uma vinda a qualquer momento, o que é
contrário ao pós-tribulacionismo já que, segundo eles, o arrebatamento vem após a grande
tribulação; sendo assim, saberemos exatamente quando este ocorrerá. Desta forma
todo o processo de espera dos crentes é
alterado, pois terão como identificar claramente não só a proximidade, mas
também o exato momento, descartando as
advertências referentes a
vigilância contidas em
todo o novo
testamento. Isto demonstra
que a igreja
desde os primórdios
era pré-tribulacionista, ou
seja, esperava que
o arrebatamento fosse antes da grande
tribulação, pois acreditava que não passaria por ela.
Quanto a dizerem que
é uma doutrina nova, é uma grande irresponsabilidade, pois o fato de não ser
bem explicada por todo decorrer da história da
igreja não quer dizer que não esteja correta, também é exigirmos demais
que desde aqueles tempos já tivesse este nome, que, aliás, tornou-se
necessário para identificar
a “teoria” diante
das outras. Se
seguirmos este raciocínio,
a doutrina da
salvação só tem
quinhentos anos, pois
esta foi discutida
e definitivamente estabelecida
no período da reforma, a verdade é que algo não pode ser considerado novo por
apenas não ter sido detalhado no passado.
Que o Santo Espirito do Senhor, ilumine
o nosso entendimento
Não perca tempo, Indique esta maravilhosa
Leitura
Custo:O Leitor não paga Nada,
Você APENAS DIVULGA
E COMPARTILHA