Epistolas Paulinas - Teologia 16.37
As estrelas como
pregadores
"Os céus
proclamam a glória
de Deus, e
o firmamento anuncia
as obras das
Suas mãos. Um
dia discursa a
outro dia, e
uma noite revela
conhecimento a outra
noite. Não há
linguagem, nem há
palavras, e deles
não se ouve
nenhum som; no entanto, por toda a terra se faz ouvir a sua voz, e as
suas palavras, até aos confins do mundo" (Salmo 19:1-4).
Agora leia Romanos 10:13-18:
"Porque: Todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo. Como, porém,
invocarão Aquele em quem não creram? E
como crerão naquele de quem nada ouviram? E como ouvirão, se não há quem pregue?
E como pregarão, se não forem enviados?
Como está escrito: Quão formosos são os pés dos que anunciam coisas boas! Mas
nem todos obedeceram ao evangelho; pois
Isaías diz: Senhor, quem acreditou na nossa pregação? E, assim, a fé vem pela
pregação, e a pregação, pela palavra de
Cristo. Mas pergunto: Porventura, não ouviram? Sim, por certo: Por toda a terra
se fez ouvir a sua voz, e as suas palavras, até aos confins do mundo"
Nesse texto é dada a
resposta a toda objeção que o homem possa fazer a propósito do castigo dos
pagãos. Como é dito no primeiro
capítulo, ninguém tem desculpa. O evangelho foi dado a conhecer
a toda a criatura debaixo do céu. Admite-se que o homem não
pode invocar Àquele em quem não creu, e
que não pode crer sobre quem nada foi dito; e também não pode ouvir sem que
alguém pregue. E aquilo que deveria
ouvir, e ao qual não pôde obedecer, é o evangelho.
Tendo afirmado isso, o apóstolo
pergunta com relação aos que viveram antes de Cristo: "Não ouviram,
realmente?", e então responde
categoricamente à pergunta que acaba de fazer, citando as palavras do
salmo 19: "Claro que ouviram. 'Por toda a terra se faz ouvir a Sua voz, e as Suas palavras, até aos confins
do mundo." Conseguintemente, podemos saber que essa palavra que os céus
contam dia a dia, é o evangelho, e que
essa sabedoria que se declara uma noite após outra é o conhecimento de
Deus.
Que o Santo Espirito do Senhor, ilumine o nosso entendimento
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