Eclesiologia - Teologia 25.21
Zeloso Part 2/2
É neste
contexto que Paulo apresenta o
ensino dos versículos
23 a 34.
Seu enfoque nestes
versículos centraliza a
questão do corpo
e da vida
(sangue) de Cristo derramada em nossa salvação. No
versículo 26, ele resume a essência do
propósito da ceia
nos mesmos termos
que usa para
responder e criticar
a atuação dos coríntios. A ceia
é um anúncio da morte de Cristo. É também muito mais
do que isto
quando se considera
todo o seu
contexto nos moldes
do Pêssach que
Jesus teria celebrado
com os seus
discípulos, sendo uma
refeição
completa
da qual o uso do pão e do vinho são apenas ingredientes de uma ampla celebração.
As colocações de
Paulo aqui se
limitam a responder
a situação problemática dos crentes em Corinto.
No contexto
das suas práticas,
eles estavam condenando-se
a si mesmos
ao participar indignamente
daquilo que denominavam ser a “ceia do Senhor”. Em lugar
de estarem celebrando
e afirmando a
união em Cristo,
a prática dos
coríntios estava rompendo a comunhão ao esquecerem-se de mostrar amor
cada um ao próximo. No versículo 27,
tropeçamos um pouco sobre o termo traduzido
por “indignamente”, que tem a noção específica de “não de acordo com o
seu valor”. Este
termo é um
advérbio, o qual
pode apenas qualificar
a forma ou
atitude da participação, nunca sendo uma descrição da pessoa que
participa. O termo não se refere às
condições morais da pessoa, mas à sua prontidão para respeitar a ocasião e o propósito da
celebração “fazei isto … em memória
de mim”. Aquele
que participar desta
ceia sem respeitar
a ocasião está
condenando-se a si mesmo, pois ao participar
ele está anunciando a morte de
Jesus e ao desrespeitar a ocasião desrespeita ao próprio Cristo que
anuncia. O modo da
participação é importante,
porém, ninguém poderia
considerar-se
digno de
participar. O mais
indigno que celebra
em humildade cumpre
o mandamento de
Paulo.
Paulo
segue este ensino com a continuação do tema nos versículos seguintes. Ele incentiva
o indivíduo a
examinar o seu
motivo de estar
presente para assim
participar da ceia
de uma forma
digna. “Examine-se pois
e coma”. Esta
frase lembra a celebração do
Pêssach, ou melhor
os preparativos para
a celebração que
começava com a
busca interior do
chamêts, ou levedura.
Tal busca tinha
função de ajudar o participante a eliminar o orgulho e portanto o pecado
de sua vida. Esse
esforço deveria aprontá-lo
para participar da
festa da libertação
do pecado. A busca do chamêts
era feita por todos em preparativo para comer do Pêssach.
Paulo
quer que todos participem da ceia, mas que participem da ceia, e não de um show de extravagância glutônica romana.
Paulo quer que a igreja como um corpo
celebre a Cristo e à liberdade e nova vida que Cristo nos trouxe. Esta
vida não faz distinção de classes
sociais e privilégios pessoais.
Um
indivíduo come de forma indigna quando não atua em amor pela comunhão
da
igreja, também quando não percebe a presença de Cristo, é ingrato pela sua morte sacrifical e impassível ante o sentido
de sua redenção…. Examinar-se à luz do
sentido da fé cristã e do amor cristão fará impossível o tipo de ação do qual
os coríntios eram culpados.
Não há,
portanto, razão para
a preocupação de
muitos quanto a
cair despercebidamente em
condenação.
Ao mencionar
a necessidade do
indivíduo examinar-se, Paulo
salienta a ignorância do sentido dos preparativos para
a celebração do Pêssach e a busca
do chamêts. O
orgulho do status
social de alguns
estava distorcendo todo
o sentido da festa e a
celebração de Cristo.
Olhando de
volta para o
versículo 29, aquele
discernir o corpo
refere-se não somente
ao corpo físico
de Jesus na
cruz, mas o
corpo atual de
Cristo a sua
igreja reunida, com o sentido da frase que Paulo já havia usado em
10.16-17. Os cristãos estão sendo
convocados a examinar a sua forma de participar da ceia, para que tal ceia realmente celebre a
Cristo, não às distinções sociais entre os
participantes. Os que
não celebram de
forma digna estão
celebrando ofensa direta a Cristo. Não estão execrando nem
profanando os elementos do pão e do
vinho. A
ofensa é uma
ofensa direta a
Cristo e a
sua mensagem clara
de igualdade e da supremacia do
servir ao próximo.
Assim,
nos versículos 33 a
34 Paulo refere-se novamente à razão da igreja reunir- se. Ela deve reunir-se para estar em união,
não para chamar atenção cada um
para si mesmo.
No intervalo de
31 e 32,
Paulo lembra aos
coríntios que eles
mesmos deveriam pensar
antes de fazer
as coisas, para
assim não fazer
algo condenável. Paulo
os lembra de que eles
mesmos deveriam julgar
os seus motivos
ao reunirem-se, a
fim de que
pudessem desfrutar plenamente
da celebração de Cristo e não
passar a necessidade de sofrerem correção.
Olhando para
todo este contexto,
pode-se facilmente ver
que o propósito
de Paulo não
era para excluir
qualquer pessoa da
celebração da ceia.
O seu propósito
era de lembrar
aos crentes a
razão de sua
celebração Cristo. Em
Cristo a igreja deveria desfrutar de união e não de facções. A razão de
levantar a questão da ceia era para
chamar a igreja à união, não para ensinar a respeito da ceia.
Em vez de
atuar em união
como o corpo
de Cristo, celebrando
a ceia do
Senhor, estavam divididos
e essa dissensão
estava danificando a
todos. A questão
da ceia aqui
tratada é certamente
acidental ao propósito
de Paulo. A
intenção maior de Paulo é de tratar a necessidade de união na igreja. A
ceia era apenas mais um exemplo citado
para tratar da questão das facções ou divisões
que haviam surgido.
Os capítulos
seguintes da primeira
carta de Paulo
aos Coríntios não
falam da celebração
da ceia, mas
continuam a mesma
intenção de Paulo
- tratar a necessidade de união. É um só espírito que
dá dons aos crentes, um só Senhor, um
só Deus, uma só fé, um só amor e um só corpo - o corpo
de Cristo, que é a igreja! Há que discernir
este corpo, pois
como poderemos celebrar
a Cristo de
outra forma, senão na união dos membros do seu corpo? “Assim, pois, toma
do pão e beba do cálice” anunciando que
a morte de Jesus nos fez um só corpo e
que em
nós Jesus está
presente. Sim, Jesus
morreu por nós
na cruz, mas
ressucitou, vive em nós e está por vir!
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