História De Israel – Teologia 31.37
RECENSEAMENTO DO POVO. SUA MANEIRA DE ACAMPAR E DE LEVANTAR
ACAMPAMENTO E A ORDEM EM QUE MARCHAVAM.
144. Números 1.
Moisés, tendo assim provido o que se referia ao culto a Deus e ao governo do
povo, voltou a sua atenção para o que concernia à guerra, pois estava prevendo
que a nação teria grandes lutas a sustentar, e começou por ordenar aos
príncipes e aos chefes de tribos, exceto à de Levi, que fizessem um
recenseamento exato de todos os que estavam em condições de pegar em armas [Nm
26]. Como os levitas haviam sido consagrados ao serviço de Deus, estavam
dispensados de todo o resto. Feito o recenseamento, constataram que seiscentos
e três mil seiscentos e cinqüenta eram aptos. No lugar da tribo de Levi, Moisés
pôs Manasses, filho de José, no número dos príncipes das tribos e Efraim no
lugar de seu pai, José, segundo o que vimos, pois Jacó pedira a José que lhe
desse os dois filhos em adoção.
145. O Tabernáculo
foi colocado no meio do acampamento, e três tribos postaram-se de cada lado,
com grandes espaços entre elas. Escolheram um grande lugar para instalar um
mercado, onde seria vendida toda espécie de mercadoria. Os negociantes e os
artífices foram estabelecidos em suas tendas e oficinas com tal ordem que
parecia uma cidade. Os sacerdotes e depois deles os levitas ocupavam os lugares
mais próximos do Tabernáculo [Nm 9]. Fez-se à parte uma contagem dos levitas,
que somaram vinte e três mil oitocentos e oitenta homens, incluídas as crianças
de mais de trinta dias.
146. Êxodo 40 e
Números 10. Durante todo o tempo em que a nuvem de que falamos cobria o
Tabernáculo, o que denotava a presença de Deus, o exército permanecia no mesmo
lugar. Quando a nuvem se afastava, mudava-se o acampamento. Moisés inventou uma
espécie de trombeta de prata, feita como vou dizer. Tinha o comprimento de
quase um côvado, e o tubo era mais ou menos como uma flauta. Não tinha aberturas,
a não ser a que era necessária para a boca. A extremidade era semelhante à de
uma trombeta comum. Os hebreus chamam-na asofra. Moisés mandou fazer duas
delas, uma das quais servia para reunir o povo, e a outra, para reunir todos os
chefes quando era necessário tomar alguma deliberação sobre a República. Quando
se tocavam as duas ao mesmo tempo, todos, geralmente, se reuniam.
147. Quando o
Tabernáculo mudava de lugar, era a seguinte a ordem que se observava. Ao
primeiro som de trombeta, as três tribos que estavam do lado do oriente
levantavam acampamento. Ao segundo som, as três tribos que estavam do lado sul
faziam o mesmo. Desarmavam em seguida o Tabernáculo, que devia ser colocado
entre essas seis tribos, que marchavam atrás. Os levitas ficavam em redor do
Tabernáculo. Ao terceiro som de trombeta, as três tribos que estavam do lado do
ocidente também marchavam. E, ao quarto som de trombeta, as três que estavam do
lado do setentrião seguiam-nas. Serviam-se dessas mesmas trombetas nos
sacrifícios, tanto nos dias de sábado quanto nos outros. E assim, solenizou-se
então, por meio de sacrifícios e oblações, a primeira Páscoa celebrada por
nossos pais depois que saíram do Egito.
Que o Santo Espirito do Senhor, ilumine
o nosso entendimento
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