Hebraico - Teologia 28.06

Módulo V
Outros acentos e sinais
Ainda falta a você aprender o Sheva, uma semi-vogal do hebraico, um sinal muito usado no idioma. No módulo V, além de estudarmos esse sinal, iremos aprender outros sinais usados na escrita do idioma.
Lições: Módulo V:
Outros acentos e sinais
O Sheva
Observe
a palavra:rb; D. Abaixo da consoante inicial temos um sinal ainda não estudado. Ele (a. ) chama-se Sheva (semivogal) e foi também inventado pelos massoretas, com a finalidade de representar uma vogal esvaída. Há dois tipos de Sheva:
rb; D. ((DeVAR)
·
Mudo ou secante: quando
ele estiver no fim de uma sílaba, ele é mudo, não sendo pronunciado nem
transliterado. Assim:
ljoq. yi (Yiqtol)
Quando
o sheva estiver sob uma consoante gutural (veja a classificação das
consoantes na Lição
II) eole deve ser representado junto a uma vogal breve: pathah (a; ),
seghôl (a,
) ou qâmets qatôn (a' ), tornando-se um sinal
composto. Os shevas copostos também são chamadops de hatefs.
·
Sheva composto de pathah: a]
·
Sheva composto de seghôl: a/
·
Sheva composto de qâmets: a|
Os
hatefs são pronunciados levemente, e na transliteração levam a vogal acima da
linha: a e â. |
B
É um ponto dentro da letra e serve para:
- Reduplicar essa
letra (Dagedh forte);
- Para indicar um
som duro na pronúncia das letras do grupo Begadkefat (Dagesh Lene). Reveja
as letras do Begadkefat na lição II!
- Maqqef (hífen): serve como
nosso hífen. Ex: rAah"
-ta, no
lugar de rAah"
ta,
- Sof-pasuq ( `): indica o fim do
verso ou do período.
- Silluq (a( ): aparece na
última palavra do verso e sempre sob a sílaba tônica.
- Atnah (a+ ): está no meio
do verso e divide-o em duas partes iguais.
Módulo V
1. Enumere a coluna da direita de acordo com a esquerda, observando o sheva palavras.
1. Sheva composto de pathah.
|
( ___ )
|
hk" -r" B.
|
|
|
|
2. Sheva simples mudo
|
( ___ )
|
~yhiloa/
|
|
|
|
3. Sheva simples vocálico
|
( ___ )
|
rve a]
|
|
|
|
4. Sheva composto de qâmets.
|
( ___ )
|
yxe-t. Pi
|
|
|
|
5. Sheva composto de seghôl.
|
( ___ )
|
hY' nia|
|
2. Identifique os pontos:
a+ __________________________ .
a( __________________________ .
` __________________________ .
G __________________________ .
Atividade Prática II
Exercício de transliteração
1. Translitere para o nosso alfabeto as palavras:
yria] lj,.; q" @peA[ hm" Wq ~yGiT;
ybeAj ~ybiAj bAj
ymi yme !yiy; yli Al
WkyliAh lAka' rm; a" rmoa/ rAmx]
WnyseWs ~ysiWs %r; B'
tyiz; lKo lAq ~x, l, ~h, l" alo hm"
~yhiloa/ ww"
dywiD' lAdG' ylix| ts; Ws h" s" Ws
2.
Agora translitere para o alfabeto hebraico (note que a e â = a' ; o
= ao ; e
= ae )Qatal, Qatelâ, Qôtel, Qatelû, Kathabh, Yiqtol, Dabhar, Debharîm, Lô, Zayith, Gadhôl, Barûkh, Qôl, ´ayin, Yayin, Davîdh, `adham, `adhamâ.
Que o Santo Espirito do Senhor, ilumine
o nosso entendimento
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