Fundamentalismo - Teologia 24.34
* VOLTANDO AO DIÁLOGO TEOLÓGICO DE CAIO FABIO COM OS CATÓLICOS
ROMANOS, e SUA PROPOSTA DE UMA ESFORÇO ECUMÊNICO COMUM DE TODOS OS EVANGÉLICOS,
SEM LEVAR EM
CONTA DISTINÇÕES DOUTRINÁRIAS ELE DIZ:
"...Eu acho que a gente tem de
aprender com a Igreja Católica. (Já tenho falado algumas vezes acerca disso,
porque freqüentemente nos reunimos somente para falar mal da igreja católica.
Seria bom que fôssemos um pouco mais honestos e nos reuníssemos para aprender
algumas das estratégias usadas por ela, e que acabam sendo extremamente mais
eficientes do que as nossas. ... Eu estou me referindo a esse tipo de coisa: a
Igreja Batista vai fazer uma cruzada em Brasília. Mas os
presbiterianos não podem ficar para trás e organizam uma; os da Assembléia
outra, os Metodistas outra. Todo mundo fazendo cruzadas a um tempo só, em
linhas cruzadas, e ninguém é capaz de fortalecer a iniciativo do outro"
(Pg. 47,48)
* Podemos perceber que Caio Fabio, quer
beber de todas as fontes, e diálogar teologicamente com todo mundo e propor um
união ecumênica cuja tendência é fundir todas as denominações num super
organização ecumênica, como ele mesmo propões como uma única Editora, tipo
Edições Caulinas, com um único projeto missionário-evangelístico, por isto o
seu credo é tão pequeno e vago. Todavia, muitos pastores e igrejas estão
seguindo Caio Fabio, como a igreja católica segue o Papa. * Em Conclusão:
diálogo teológico com os apóstatas, acaba em apostasia.
* O livro de Caio Fabio, "Novos
ministros para uma nova realidade" em que ele propõe um mega organização
ecumênica para o Brasil, foi escrito em 1987, quando tudo isto ainda era um
sonho. Todavia, hoje, ele é o Presidente da AEVB [Associação dos Evangélicos do
Brasil], que é uma grande organização pró ecumenismo que tem a presunção de
dizer que já representa 50% do povo evangélico do Brasil. A AEVB se encaixa bem
no conceito do NEO-EVANGELICALISMO, senão vejamos:
[1] Repudia o separatismo, proposto pela
bíblia;
[2] Convoca ao envolvimento
social-político; o que nos leva de volta ao evangeljho social modernista, que
tantos danos fez a igreja e ao evangelho de Cristo no passado;
[3] Expressa determinação em
comprometer-se com o diálogo teológico atual, sem importar, se o modelo é dado
por um teólogo apostata ou não.
[4] Contextualização que fere, mutila e
adultera termos e palavras bíblicas. Por exemplo. Neste mesmo livro Caio Fabio
diz: " sabem o que é circuncisão? ... sabem o que é aio? Sabem, porventura
o que significa graça?... Estou pensando até em escrever uma carta aos Romanos
(logicamente não inspirada). Uma carta contemporânea, onde a circuncisão seja
substituída por uma outra questão equivalente a ela hoje. Quem sabe se a
nossa circuncisão é o batismo?" (Pg. 59)
[5) Caio Fabio trata desrespeitosamente
de "fariseus", as igrejas e líderes fundamentalistas, que não
concordam com o seu neo-evangelicalismo e ecumenismo anti-biblicos, e diz:
"..o correspondente ao judaísmo esclerosado dos dias de Jesus é a Igreja
Cristã instituicionalizada, pedrada, endurecida, enrijecida entre nós"
(Pg.59).
* É essa igreja bem fundamentada na fé,
que não arreda dos fundamentos dos apóstolos, que Caio Fabio chama de
"judaísmo esclerosado". Ele não percebe que foram os fariseus que
construíram o judaísmo acrescentando e modificando a Palavra de Deus, como ele
e seus comparsas fazem, mutilando e mudando na BÍBLIA o que eles não acham
relevantes para o tempo deles [veja citação acima]. De modo que a palavra
fariseu e judaísmo se encaixa melhor nele e ao seu sistema liberal.
[7] DR. JONAS ELIAS DE OLIVEIRA
[Fundamentalista militante e articulista do jornal: "O Presbiteriano
Bíblico" ]. Faz uma analise do livro "Síndrome de Lúcifer" do
Pr. Caio Fábio, e nos mostra algumas das fontes liberais e apostatas que servem
de inspiração para o Pr. Caio Fábio. Vejamos sua análise: *[as explicações e
enxertos entre colchetes são enxertos e esclarecimento do autor desta
apostila]:
"...o autor [Caio Fábio] foi
buscar conceito de falso profeta em Karl Bart [criador da apostata teologia
Neo-ortodoxa, estudada nesta apostila]. A definição de "herege" foi
bebericada na fonte de *Rubens Alves ! E aconclusão do capítulo foi
magistral: "Para um herege novo, melhor que um tribunal eclesiástico ou
uma reunião de exame da fé é um cafezinho numa roda de amigos...".
Neste ponto o Dr; Jonas, com razão satiriza a atitude ingênua ou maquiavélica
de Caio Fábio: "Um cafezinho,
um pirulito,
para o herege novo.
Leitinho para ele, ele é apenas uma iniciante na caminhada herética! Minha velha Bíblia tem
outra resposta: "Ao homem herege, depois de uma e outra admoestação,
rejeita-o" (Tito 3:10); Falando da tese de Caio Fábio na Síndorme de
Lúcifer diz: " ..o inusitado da tese do autor é que ele diz que, o apego demasiado a ortodoxia [ou os
fundamentos da sã doutrina] leva sempre a desvios comportamentais.
Tadinho do moço [Caio Fábio]. O
apego a ortodoxia não leva ninguém a desvios morais. Mas a frouxidão
doutrinária sempre leva a frouxidão moral."
* Rubens Alves [Teólogo liberal brasileiro, que baseou sua teologia secular apostata em
Kierkegaard, Karl Marx e Emil Brunner. A teologia de Rubens Alves,
chamada de teologia da Esperança, tinha por base "estar aberto a correções
e reformulações de todos os tipos". Propõe que o homem age dentro da
história, sendo dono de seu próprio destino... Afirma que, o homem pode
realizar a história sem esperar por Deus. Numa reação ao fundamentalismo bíblico,
fala de um messianismo humanista...pressupõe o homem como auto-criador numa
sociedade onde os valores são relativizados e o mundo torna-se totalmente
secular. Em sua obra, as Escrituras são pouco citadas, não há referência a obra
de Cristo como redentora e parece que não há distinção entre o cristão e o não
cristão." É de uma fonte apóstata como esta e outras como Bonhoeffer,
kierkegaard, Barth, que o Sr. Caio Fábio mata sua sede de modernidade e
liberalismo, e assim com seu palavreado enganoso desencaminha a igreja
evangélica do Brasil.
[6] Concluimos que a AEVB e Cia. [Com
seu conselho constituído de 70 líderes de várias demoninações
"evangélicas" e seu presidente], embora alguns se achem, não são, de
fato, fundamentalistas , portanto, não bíblicos e servem de modelo a não serem
seguidos por aqueles que querem ser fiéis a sã doutrina. Eles representam o
afrouxamento doutrinário, o comprometimento com a apostasia e a
descaracterização dos evangélicos como guardiães da sã doutrina bíblica.
Que o Santo Espirito do Senhor, ilumine o nosso entendimento
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