Exegese Bíblica 22.21
Princípios Básicos:
Aqui se encontram dez princípios que
devem ser seguidos na interpretação bíblica:
1° - denomina-se princípio da unidade
escriturística. Sob a inspiração divina a Bíblia ensina apenas uma teologia.
Não pode haver diferença doutrinária entre um livro e outro da Bíblia.
2° - Aprender a ler cuidadosamente o texto e
fazer perguntas certas ao mesmo. Há duas perguntas básicas que devemos fazer a
cada passagem:
1ª - As que dizem respeito ao contexto e as que,
dizem respeito ao conteúdo.
Existem dois tipos de contexto:
1ª - contexto histórico:
(*) - época, cultura do autor e seus leitores, fatores geográficos, políticos,
ocasião do livro, carta, Salmo, etc.
Questão mais importante:
Tem a ver com a ocasião e o propósito de
cada livro ou partes (necessário fonte de pesquisa)
2ª - Contexto literário:
As palavras só fazem sentido dentro das frases e na maior parte das frases na
Bíblia somente tem o significado em relação as frases anteriores e posteriores
A pergunta mais importante que você fará e deverá ser repetida acerca de cada
frase e parágrafo é:Qual é a razão disto?
Devemos descobrir qual é a linha do pensamento do autor, o que está dizendo
aqui e por que diz exatamente isto.
Grego: Eisegeses = Eisegesis = consiste em introduzir (inferência) em um texto
alguma coisa que alguém deseja que esteja ali, mas que na verdade não faz parte
do mesmo.
Dicionário Teológico: Eisegese: Antônimo da exegese. Nesta, a Bíblia
interpreta-se a si mesma. Naquela, o leitor procura imprimir ao texto sagrado a
sua própria interpretação.
A exegese é a mãe da ortodoxia doutrinária. Já a eisegese é a matriz de todas
as heresias. Ela gera o misticismo, e este acaba por dar à luz aos erros e
aleijões doutrinários. Levemos em conta, também, que a eisegese é própria da
especulação que, por sua vez, é a principal característica da filosofia.
Ora, se o nosso compromisso é com a Teologia, subentende-se que a matéria-prima
de nossa lide é a revelação. Logo, a exegese é a nossa ferramenta. A Palavra de
Deus não precisa de nossa interpretação, porquanto interpreta-se a si mesma.
Ela reivindica tão-somente a nossa obediência.
Grego: Exegese = Exegese = consiste em estrair de um
texto qualquer mediante legítimos métodos de interpretação o que se encontra
ali.
No Antigo Testamento os sacerdotes eram os interpretes oficiais
da Lei Mosaica, os escribas oficiais sucessores usualmente vinham da seita dos
fariseus, única seita que conseguiu sobreviver a destruição de Jerusalém.
Grego: Exegese e Eixegese e uma vívida e criativa
imaginação, criaram o Taumude.
No Novo Testamento existe muita exegese autêntica do Antigo
Testamento, porém algumas passagens empregam alegoria.
Idade Média, nesse período da História a opinião geral dos
exegetas como Pedro Lombard e Thomaz D´Aquino, era que a interpretação
incorporava quatro modos básicos:
1º - Interpretação Literal;
2º - Interpretação Figurada;
3º - Interpretação Moral;
4º - Interpretação Espiritual ou (ver).
Durante a Reforma Protestante
Com a mentalidade de retorno à bíblia, a
reforma frisava a comparação da Bíblia com a Bíblia, ou seja, a interpretação
de um dado texto bíblico mediante ao apelo a outros textos bíblicos.
Com tudo a teologia ocidental continuou sendo a principal norma na
interpretação das idéias protestantes, visto que as igrejas luterana e
reformada são filhas da tradição ocidental que se concretizou na igreja
Católica Romana.
Moderna Crítica Bíblica
Este assunto tem lançado tanto luzes
quanto sombras sobre o conhecimento bíblico e teológico.
Apesar de ser uma atividade legítima e necessária afim de por os estudos
bíblicos a para das evidências lingüísticas, literárias, históricas e
científicas, infelizmente as pessoas que são conhecidas como críticas bíblicas,
geralmente tem se mostrado dotadas de uma mentalidade cética, além de lhes
faltar a experiência com a fé cristã.
Além da Exegese
É inútil esperar um delineamento da
verdade inteira por mais exata e complexa que possa ser.
Ha coisas que Deus simplesmente não nos revelou - Dt. 29.29, nem por isso
devemos diminuir a importância da pesquisa bíblica séria, mediante corretos
métodos exegéticos.
2° - Deixe a Bíblia interpretar a própria
Bíblia. Este princípio vem da Reforma Protestante.
O sentido mais claro e mais fácil de uma passagem explica outra com sentido
mais difícil e mais obscuro. Este princípio é uma ilação do anterior.
3° - Jamais esquecer a Regra Áurea da
Interpretação, chamada por Orígenes de Analogia da Fé. O texto deve ser
interpretado através do conjunto das Escrituras e nunca através de textos
isolados.
4° - Sempre ter em vista o contexto. Ler o que
está antes e o que vem depois para concluir aquilo que o autor tinha em mente.
5° - Primeiro procura-se o sentido literal, a
menos que as evidências demonstrem que este é figurado.
6° - Ler o texto em todas as traduções possíveis
- antigas e modernas.
Muitas vezes uma destas traduções nos traz luz sobre o que o autor queria
dizer.
7° - Apenas um sentido deve ser procurado em
cada texto.
8° - O trabalho de interpretação é científico,
por isso deve ser feito com isenção de ânimo e desprendido de qualquer
preconceito. (o que poderíamos chamar de "achismos").
9° - Fazer algumas perguntas relacionadas com a
passagem para chegar a conclusões circunstanciais. Por exemplo:
a) - Quem escreveu?
b) - Qual o tempo e o lugar em que
escreveu?
c) - Por que escreveu?
d) - A quem se dirigia o escritor?
e) - O que o autor queria dizer?
10° - Feita a exegese, se o resultado obtido
contrariar os princípios fundamentais da Bíblia, ele deve ser colocado de lado
e o trabalho exegético recomeçado novamente.
Que o Santo Espirito do Senhor, ilumine o nosso entendimento
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