A execução do ensino é uma tarefa de
responsabilidade do professor, a ser feita com dedicação e amor. Afinal, você
está lidando com pessoas a quem Deus muito ama!
1. PREPARAÇÃO DO PROFESSOR
Separe tempo, na semana anterior à classe, para:
- Oração
- Leitura da lição
- Fixação dos objetivos da aula - síntese
do que o aluno aprenderá – Exemplo:
Aula sobre o valor da oração
Síntese do ensino – a oração é
importante porque é um recurso que Deus nos dá para nosso crescimento e vitória
espiritual.
Aplicação prática: levar o
aluno a orar, diariamente.
- Preparação da aula em si (recursos didáticos,
interações com os alunos, planejamento da aula) – buscando despertar o
interesse do aluno e motivá-lo para a aprendizagem.
O professor precisa chegar com antecedência de 15
minutos, para prepara os materiais e ajustar o local (arrumação de cadeiras,
ventilação, iluminação, etc.).
Ao entrarem os alunos, postado á porta,
cumprimenta-os pelo nome e mostra satisfação em que eles tenham vindo.
Anota os nomes dos presentes e, se houver
visitantes, nome e endereço.
A seguir, no horário exato, inicia a aula com uma
oração. Então procede com a aula propriamente dita:
É o texto bíblico no qual se baseia a história da
lição. A leitura sempre é recomendada, mesmo que depois o professor conte a
história posteriormente.
Caso a leitura seja longa, e os alunos de pouca
idade, pode-se abreviar ou lê-la de modo dinâmico (exemplo: se há 2
personagens, o professor e um aluno escolhido lêem responsivamente o trecho da
fala respectiva a cada personagem).
Pode-se iniciar a aula com perguntas sobre o
texto, o com uma explanação direta sobre o mesmo.
Caso a aula seja sobre história bíblica,
sugere-se utilizar figuras ou outros recursos para tornar atraente o ensino.
É importante o professor ter em mente que esta
não é somente a hora de se contar uma história, mas sim o momento de transmitir
ao aluno as verdades divinas.
É o momento de fazer um fechamento do assunto ou
da história bíblica, destacando lições que se apliquem ao dia-a-dia e à faixa
etária de seus alunos.
Também, você pode aproveitar para avaliar o que
aprenderam fazendo perguntas aos seus alunos.
4. Atividades
É hora de usar a revista do Aluno, caso houver. O
professor deve dar muita atenção ao aluno nesta fase. É neste momento que ele
vai dar o retorno de tudo o que aprendeu e você, professor, poderá avaliar,
também, seus procedimentos didáticos e, quem sabe, se for o caso,
reestruturá-los.
5. Memorização do Texto
É o momento de os alunos memorizarem o texto
áureo. Utilize um suporte visual para essa parte (cartaz ou gravuras).
É o último contato em sala e você deve proceder
de tal forma que seu aluno perceba sempre uma porta aberta para ele voltar e,
de preferência, trazendo visitantes.
Apresentam-se os visitantes e lembram-se dos
aniversariantes.
Sempre encerre sua aula com uma oração, dê
oportunidade para um aluno fazê-la.
Não se esqueça de despedir os alunos com sorriso
e cordialidade, manifestando sincero desejo de revê-los na próxima aula!
Utilize cartazes, recursos didáticos, exercícios
variados, brincadeiras. Faça uso desses recursos e você verá como sua aula
ficará movimentada e seus alunos muito mais motivados.
Que o Santo Espirito do Senhor, ilumine o nosso entendimento
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