Escatologia - Teologia 17.33
Três
Problemas do Historicismo
M.C.
Tenney fez sua crítica ao historicismo: 
Há 
várias  objeções  a 
uma  interpretação  do 
Apocalipse  segundo  um 
ponto  de  vista 
completamente  historicista.  Primeiramente,  a 
exata  identificação  dos  
eventos  da  história 
com  sucessivos  símbolos 
nunca  foi  finalmente 
empreendida,  mesmo  após 
os  acontecimentos  terem-se 
dado.   É  razoável 
supor  que   durante o lapso de 1.900 anos pelo menos uma
porção das predições teriam tido cumprimento. Se tivessem de ter algum valor
para o leitor do Apocalipse   como uma
indicação de seu lugar dentro do processo histórico, deviam ser identificáveis
com certeza. Tal, contudo, parece não ser o 
caso. Os pontos de   interpretação
sobre o qual a maioria dos intérpretes doutrinários concorda que podem ser
interpretados como tendências tanto quanto eventos. Uma vez   que as tendências podem ser evidentes em
qualquer período da história, tais profecias não apontam a nenhuma época. 
Em segundo lugar, os intérpretes históricos
não têm explicado satisfatoriamente porque uma profecia geral deva confinar-se
às fortunas do Império Romano  
ocidental. A interpretação histórica destaca principalmente o
desenvolvimento da igreja na Europa ocidental; pouca atenção dá ao Oriente.
Contudo, nos   primeiros séculos da era
cristã a igreja aumentou tremendamente no Oriente, e difundiu-se até alcançar a
Índia e China, embora não tenha conseguido uma  
base permanente em todas as regiões desses países. Se um método
contínuo-histórico deva ser seguido, deve ter um escopo mais amplo. 
Em terceiro lugar, se o método
contínuo-histórico for válido, suas predições teriam sido suficientemente
claras desde o princípio para dar ao leitor alguma   pista do que significavam. Se o fogo e a
saraiva da primeira trombeta (8:7) realmente se referiam às invasões dos godos,
é difícil ver como qualquer cristão do  
primeiro século poderia ter entendido a predição de tal modo a ter
qualquer valor de sua parte para sua reflexão. (M. C. Tenney, Revelation, pp.
138, 139). 
Que o Santo Espirito do Senhor, ilumine o nosso entendimento
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