Eclesiologia - Teologia 25.02
PROBLEMAS EM TRATAR ECLESIOLOGIA :  
Definição
do Termo: Do grego vem o termo igreja que se usa em vários contextos   e  
com   vários   sentidos  
no   português.   O  
termo   pode   vir  
a   designar   uma  
congregação  local,  uma 
denominação,  uma  causa, 
a  igreja  de 
caráter  universal   ou “invisível” ou até um prédio onde se
reúne um grupo de adoradores. Em cada  
contexto deve-se assegurar qual o uso que se faz do termo. Usaremos aqui
como   definição  prática 
de  igreja,  “um 
agrupamento  de  crentes 
que  vivenciam  um  
relacionamento de dependência (fé) em Jesus Cristo ,
unindo-se para cumprirem a   missão
entregue por Deus”.  
Institucionalismo:  Na 
Bíblia,  a  igreja 
não  é  uma 
instituição,  mas  um 
organismo   vivo  que 
se  vai  transformando 
em  termos  organizacionais.  De 
certa  forma  a  
igreja  é,  conforme 
implicação  de  Romanos 
9.25  e  1a 
Pedro  2.9-10,  o 
povo  de   Deus em desenvolvimento. Logo ,
ao tratar da igreja, é necessário tratar de dois   aspectos 
da  mesma:  o 
organismo  e  a 
estrutura  organizacional  que 
se  vem   desenvolvendo naturalmente. Esta é
necessária, mesmo que não deva ser vista  
como o aspecto principal.  
Origem
Bíblica do Termo para Igreja: O texto bíblico no português usa o termo   igreja,  mas 
as  conotações  originais 
do  termo  muitas 
vezes  estão  perdidas 
na   tradução.  O 
conceito  básico  do 
termo  hebraico  qahal 
e  também  do 
grego   ekklesia é de uma
assembléia, tratados por muitos no sentido de “comunidade”.   Geralmente se pensa em termos de haver uma
convocação de caráter político,   sendo
uma reunião do povo para decidir ou ouvir decisões de importância geral   para 
o  mesmo.  Não 
existe  no  Antigo 
Testamento  o  que 
propriamente  se   chamaria de igreja, já que o conceito é do
povo como um todo pertencendo a  
Deus  como  nação. 
Nesse  contexto,  emprega-se 
o  termo  hebraico 
edhah  que   designa o povo de Deus, seja reunido ou não.
Na época do exílio, o termo qahal   vem  a 
ser  empregado  com 
esse  mesmo  uso 
também,  mas  nunca 
como  uma   instituição. No caso do Novo Testamento,
quando se trata da igreja em sentido  
universal ou mesmo local o termo usado é normalmente algo como “santos”
ou   “eleitos”, em lugar de “igreja”
(ekklesía), aproveitando também expressões como   “noiva” 
ou  “povo  de 
Deus”  especialmente  ao 
tratar  da  igreja 
em  sentido   universal. 
Portanto,  é  necessário 
ter  cuidado  ao 
procurar  sistematizar  ensino  
bíblico  a  partir 
de  um  estudo 
do  emprego  do 
termo  bíblico  “igreja”, 
já  que  o 
conceito
igreja é comumente tratado com outros vocábulos e o uso que se faz do   termo igreja nem sempre é o que se espera a
partir do português.  
Linguagem  Figurada: 
A  Bíblia  está 
repleta  de  figuras 
para  ajudar  o  leitor  a  
compreender conceitos espirituais. A exemplo deste fato, João capítulo 3
registra   o diálogo entre Jesus e
Nicodemos, o qual não compreendia as palavras de Jesus.   Este  
explicou-lhe   o   conceito  
de   três   formas  
diferentes   para   que  
pudesse   compreender uma verdade
espiritual que fugia de sua experiência. Tratou de ser   necessário nascer de novo, especificou uma
distinção entre a existência física e  
espiritual e logo tratou um exemplo de confiança em Deus como a única
saída   para a vida.  
Assim  também 
o  ensino  bíblico 
referente  à  eclesiologia 
é  expresso  na 
Bíbila   utilizando várias figuras
que ajudam a transmitir o ensino, mas que não devem   ser 
forçadas  a  obedecer 
uma  interpretação  de 
caráter  rígido,  por 
questão  dos   limites  
da   linguagem   figurada.  
Quando   Jesus   aproveita  
o   termo   “reino”,  
obviamente  não  pretende 
tratar  do  exercício 
teocrático  de  uma 
estrutura   governamental sobre a
terra. Quando o texto bíblico trata dos portões do inferno   não 
prevalecerem  contra  a 
ofensiva  da  igreja, 
também  não  se 
deve  preocupar   em 
definir  um  local 
geográfico  com  muros 
e  portões  em 
volta  do  inferno. 
São 
figuras  que 
servem  para  ilustrar 
o  conceito  especificado,   caráter  
literal.   Em   qualquer  
estudo   bíblico   e,  
portanto   respeitar  estas 
formas  de  expressão, 
não  forçando  cada  
somente um sentido descritivo literal.  
não  descrições 
de   teológico,   deve-se  
palavra  a  exprimir 
Formas  e 
Propósitos:  Em  certos 
casos  do  estudo 
da  disciplina,  encontrar-se-á   certas 
formas  de  organização 
ou  estrutura  na 
Bíblia  que  divergem 
da  prática   comum atual. Deve-se fazer em tais casos uma
avaliação do propósito da forma,   estrutura,   cargo  
ou   atividade   descrita.  
Tal   propósito   pode  
estar   sendo   desenvolvido 
com  outra  metodologia, 
estrutura  ou  forma 
na  igreja  atual, 
sem   que haja qualquer
incompatibilidade com o ensino bíblico. Em tais casos, não há   necessidade de alterar a prática atual,
desde que esta esteja cumprindo com o  
seu propósito devido, sempre em conformidade com o encaminhamento
bíblico.   Em  alguns 
casos,  pode  ser 
que  os  cargos 
e  formas  organizacionais  usem 
de   estratégias  bem 
parecidas  à  forma 
original.  Deve-se  novamente 
olhar  para  a  
questão  do  propósito 
a  cumprir.  Uma 
forma  ou  estrutura 
pode  capturar  a  
essência de seu propósito como também pode ser um desvio do mesmo.
Deve-se   procurar  definir 
a  razão  da 
prática  para  averiguar 
se  a  continuidade 
é  o  mais  
devido, pois é sempre possível que até uma estrutura aparentemente igual
à do 
Novo  Testamento 
perca  sua  eficácia 
se  apenas  for 
reassentada  no  contexto  
atual. Em outros casos uma estrutura pode não ser prejudicial em si, mas
pode   tampouco estar contribuindo para o
crescimento do reino de Deus. Se assim for,  
deve-se analisar bem para acertar que a estrutura tem um propósito a
cumprir e   que este seja coerente com a
missão da igreja, não sendo um desvio de energias,   mesmo que gostoso.  
Que o Santo Espirito do Senhor, ilumine o nosso entendimento
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